Febre Amarela em Osasco: aumento de casos preocupa autoridades de saúde

Por: Marcelle Mello
O aumento do número de casos de Febre Amarela no estado de São Paulo tem acendido um alerta em Osasco. Com as altas temperaturas, a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença, ocorre de forma acelerada, elevando os riscos para a população.
Febre Amarela e Dengue: riscos crescentes em Osasco
Além da Dengue, cujos casos já atingiram níveis alarmantes no município, a Febre Amarela tem se tornado uma preocupação crescente. Antes restrita a áreas de mata fechada, a doença agora avança em regiões urbanas. Até o final de fevereiro, o estado de São Paulo já registrava 15 casos confirmados e 9 óbitos.
Em Osasco, uma morte de primata contaminado foi confirmada no final de janeiro. Embora os macacos não transmitam a Febre Amarela, sua infecção indica que o vírus está circulando na região, aumentando o risco para os humanos.
Vacinação contra a Febre Amarela em Osasco
Diante da situação, a Secretaria Estadual de Saúde está negociando com o Ministério da Saúde o envio de 6 milhões de doses da vacina. Até o momento, já foram distribuídas 1,3 milhão de doses.
No último sábado (22/02), as UBSs de Osasco realizaram um mutirão de vacinação para imunizar moradores a partir de 6 meses de idade que ainda não haviam recebido a dose. A meta é vacinar 95% da população, mas, até agora, a taxa de cobertura está em 80%.
A vacina faz parte do calendário vacinal infantil e deve ser aplicada aos 9 meses de idade. Quem já tomou uma dose após os 5 anos de idade não precisa reforço, pois a imunização é vitalícia. Todos os casos confirmados até agora foram de pessoas não vacinadas.
Caso você tenha perdido o mutirão do dia 22, basta comparecer à UBS mais próxima com documento de identidade com foto, comprovante de endereço e carteirinha de vacinação.
Como prevenir a Febre Amarela e eliminar o mosquito Aedes aegypti
Além da vacinação, a eliminação de focos do Aedes aegypti é essencial. O mosquito se prolifera em locais com água parada, principalmente em áreas densamente povoadas, como favelas e regiões periféricas.
Dicas para evitar o mosquito da Febre Amarela e Dengue:
✅ Não deixe água acumulada em vasos de plantas, pneus ou garrafas;
✅ Mantenha caixas d’água bem tampadas;
✅ Coloque areia nos pratos dos vasos de plantas;
✅ Descarte corretamente lixo e entulhos que possam acumular água;
✅ Use repelentes e telas em janelas e portas.
A vacinação salva vidas! Proteja-se contra a Febre Amarela e ajude a combater o mosquito.