A história da artista Viviane Neres

 A história da artista Viviane Neres

Viviane Neres

Por Isabela Tota 

 

Artista múltipla, escritora, produtora e ativista cultural, Viviane Neres (47) já atua nessa área há 30 anos. Fundadora da TeArte, que começou como um projeto e virou um espaço cultural independente na divisa entre Embu das Artes e Taboão da Serra, ela compartilha sua trajetória, desafios e conquistas em uma vida dedicada à cultura, à educação e à transformação social.

 

Trajetória e formação

 

Viviane Neres iniciou sua trajetória na arte em 1994, na escola, quando fez seus primeiros cursos de teatro com os professores Níveo Diegues e Valnice Vieira Bolla, através do projeto Outras Palavras na Escola. “A educação foi o pontapé inicial para que hoje eu possa estar nessa trajetória que me faz tão feliz e que contribui com a felicidade de outras pessoas”, afirma.

 

Ainda no grêmio estudantil da Escola São Luiz, em Embu das Artes, ela solicitou a entrada no curso de teatro. A escola hoje leva o nome do professor Edi Wilson, que, segundo ela, foi um grande incentivador de seu envolvimento com a arte.

 

Principais conquistas e projetos

 

Ao longo de sua carreira, Viviane acumulou importantes conquistas. Participou da Bienal Internacional do Livro em São Paulo com o projeto Círculo Palmarino e, em 2024, retornou ao evento com o Coletivo Mulher Rendá, apresentando uma performance poética e escrevendo o prefácio do livro Filhas e Filhos de Rendá. 

 

Além disso, foi uma das escritoras negras a participar do projeto Foto Histórica, da Folha de S. Paulo. Em outra experiência marcante, viajou para Portugal com seu trabalho teatral e poético, ao lado dos atores Takume Matos e Fiais.

 

Em dezembro de 2024, lançou seu terceiro livro, Corpo Luz – Terra das Artes Terra M’boy. Para 2025, segue divulgando essa obra e apresentando um novo projeto: Palavras que Voam, Versos que Cantam, que une poesia e rap em parceria com o rapper Pew Mark. O projeto foi premiado com o Troféu Arte em Movimento, no Teatro Clara Nunes, em 2024.

 

Impacto da arte na comunidade

 

Ao longo de sua trajetória, Viviane testemunhou a transformação social promovida pela arte. “Uma mãe me encontrou depois de muitos anos e disse que seu filho se livrou da criminalidade porque fez aulas de teatro comigo”, relembra. Ela também menciona casos de pessoas que, ao lerem suas poesias, encontram conforto em momentos difíceis.

 

Sua atuação em espaços culturais ajudou a modificar realidades. “Fui uma das fundadoras de uma ONG em um bairro conhecido pelo toque de recolher. Com o trabalho cultural, a realidade foi mudando, o bairro hoje é conhecido pelas atividades culturais que acontecem e não como um bairro perigoso”, conta.

 

O espaço cultural TeArte

 

Viviane é fundadora da TeArte, que começou como um projeto e agora, além de ser uma companhia de teatro, se tornou uma produtora e editora independente. Há dois anos e meio, o projeto ganhou um espaço físico chamado TeArte Espaço Cultural Mestre Batata. Lá, são desenvolvidas diversas iniciativas culturais, incluindo teatro, literatura, capoeira, hip hop, artes visuais e audiovisual. “Sempre com a ajuda da minha ancestralidade africana e indígena e da parceria de muitos artistas”, enfatiza.

 

Apesar do impacto positivo, o financiamento ainda é um desafio. “Para que os projetos continuem, precisa-se de mais incentivo e investimento para que se possa ter condições de se manter “, pontua. A TeArte não cobra pelos eventos e mantém atividades gratuitas, como exposições literárias e apresentações artísticas. “Nosso prioridade é fortalecer os artistas e a comunidade”, afirma.

 

“A arte é minha forma de contribuir para um mundo melhor. E enquanto houver fôlego, estaremos aqui, levando poesia, teatro e cultura para onde for preciso”, afirma Viviane Neres. Com 30 anos de trajetória, ela personifica dedicação à arte e à comunidade, seguindo firme na missão de criar, inovar e transformar realidades por meio da cultura e educação.

 

Para acompanhar o trabalho da artista: 

@vivianenerescultura 

https://www.facebook.com/share/15hycrTwwR/

https://www.facebook.com/tearte.espaco.cultural.c.mestre.batata/

https://www.instagram.com/tearte.espaco.cultural.c.m.b?igsh=MWU1eGdtamhnbXR1aw==

Isabela Tota

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal Fluminense (UFF) e envolvida em projetos sociais como voluntária.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *