O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei nº 14.674, de 2023, que concede às mulheres vítimas de violência doméstica um auxílio-aluguel, com a finalidade de ser uma das medidas protetivas de urgência previstas na Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340, de 2006). Conforme a lei, o pagamento do auxílio-aluguel deve ser concedido por um juiz.
O decreto assinado pelo presidente é uma iniciativa que poderá ajudar principalmente as mulheres das periferias, já que o benefício está disponível apenas para as que estão afastadas do lar e se encontram em situação de vulnerabilidade social e econômica.
Em um país considerado o 5º no ranking mundial de feminicídio, leis e medidas protetivas como estas são necessárias e urgentes para o enfrentamento à violência contra a mulher e, consequentemente, uma melhora no quadro do Brasil.
A quarta edição da pesquisa “Visível e Invisível” lança luz sobre a vitimização de mulheres no Brasil ocorrida no último ano. Os dados informados mostram que 65,6% das mulheres que sofrem de violência são negras, 30,3% estão na faixa dos 16 a 24 anos de idade e 51,9% residem em cidades do interior, além de que, é a casa da própria vítima o espaço de maior violência.
Na cidade de Osasco existem alguns centros de acolhimento e apoio, como por exemplo, o Projeto Base, que presta auxílio psicológico a este tipo de violência e abuso para as mulheres em situação de vulnerabilidade. A cidade também conta com o Centro de Referência da Mulher Vítima de Violência, além do Projeto Guardiã Maria da Penha (GMP) e o Programa de Atenção, Proteção e Defesa da Mulher Vítima de Violência (Prodamu). E também a Delegacia de Polícia de Defesa da Mulher, que atende das 9 às 18 horas, de segunda à sexta-feira (dias úteis).
Lembre-se: Mulher, você não está sozinha.
0800 7703053 – Casa Sofia
180 – Central de Atendimento à mulher
190 – COPOM
A celebração da música latina no Grammy Latino 2024 Na noite do dia 14 de…
Por Emanuel Lima Descubra como o projeto "Amigas Confeiteiras" está transformando a vida de…
Por Isabela Tota 15/11/2024 “A Apego Fashion não é apenas uma marca; é uma causa”,…
Por: LuisaScandorilli Data: 14/11/24 No Jardim Padroeira, em Osasco, Meire Milagre é uma moradora ativa…
Por Kleber Miranda 13/11/2024 A USP (Universidade de São Paulo), no Butantã, recebe a Semana…
A campanha Novembro Azul chegou novamente para conscientizar a população masculina de Osasco sobre a…