Por Carolina Fernandes
Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico causados por situações de trabalho desgastantes que demandam muita competitividade ou responsabilidade.
A principal causa da doença é justamente o excesso de trabalho. Esta síndrome é comum em profissionais que atuam diariamente sob pressão e com responsabilidades constantes.
Normalmente se dá de forma silenciosa, os sintomas podem ser associados ao simples cansaço do dia a dia, mas o descanso normal não os cura nem melhora o quadro.
O tratamento tem que ser feito com acompanhamento profissional, além do afastamento ou diminuição das funções exercidas.
A síndrome de Burnout pode levar o indivíduo a uma depressão profunda e trazer vários outros malefícios à saúde.
As perguntas mais importantes são: como deixar de trabalhar num cenário de baixa renda onde uma família inteira depende do dinheiro de uma única pessoa? Como priorizar a saúde mental e física diante da pobreza?
Muito se fala do cuidado com a saúde mental, porém, na Era do Trabalho, descansar é quase impossível quando se tem tanta responsabilidade sobre si. Então, como remediar essa situação num cenário onde a maior parte da população está adoecida ou sofre de algum mal, seja psicológico ou físico? A resposta são as políticas públicas de cuidados mentais.
Mães e pais de família sobrecarregados com o trabalho e o serviço doméstico precisam do apoio e da intervenção governamental mais do que ninguém. Nesse momento, os benefícios mantidos pelo governo são indispensáveis para a manutenção das famílias brasileiras.
Apesar de toda a dificuldade, é preciso pensar em si próprio, sua saúde, sua qualidade de vida. Se possível, abdicar de um tempo de trabalho e buscar ajuda psicológica, visando uma cura ou abrandamento dos sintomas.
A saúde mental, mesmo que não tão discutida na massa populacional, é uma das coisas de maior importância no século em que vivemos e deve ser tratada com responsabilidade e cuidado.
A celebração da música latina no Grammy Latino 2024 Na noite do dia 14 de…
Por Emanuel Lima Descubra como o projeto "Amigas Confeiteiras" está transformando a vida de…
Por Isabela Tota 15/11/2024 “A Apego Fashion não é apenas uma marca; é uma causa”,…
Por: LuisaScandorilli Data: 14/11/24 No Jardim Padroeira, em Osasco, Meire Milagre é uma moradora ativa…
Por Kleber Miranda 13/11/2024 A USP (Universidade de São Paulo), no Butantã, recebe a Semana…
A campanha Novembro Azul chegou novamente para conscientizar a população masculina de Osasco sobre a…