Imagem: Fachada do Sesc em Osasco. Créditos: Google Maps/Street View
Por: Isabela Valukas
31/07/2024
Como forma de valorizar e difundir a diversidade cultural dos povos indígenas no Brasil, o Sesc São Paulo realiza o projeto Agosto Indígena, que pretende levar ao público apresentações, oficinas, filmes, vivências coletivas, cursos, entre outros. As 250 atividades, sob a temática da Educação, acontecerão ao longo de todo o mês de agosto nas 40 unidades do Sesc espalhadas por todo estado de São Paulo.
Em Osasco, no dia 16 de agosto, às 14h, ocorrerá a Oficina de Grafismos Indígenas, com Kawahani Mehinako, no Espaço de Tecnologias e Artes do Sesc Osasco. Já às 18h, no Parque Ecológico Dionísio Alvarez Mateo, também conhecido como Parque da FITO, será exibido o filme “Uma História de Amor e Fúria”.
Leia mais:
Para os amantes de produtos multiétnicos, o Sesc promoverá a Feira de Artesanato dos Povos Indígenas de Osasco e Região, no Parque da FITO, no dia 17 de agosto, a partir das 10h. Os itens são produzidos por povos Pankararé, Pankararu, Wassu, Kariri, Fulni-ô e Giarani-Mbya. Nesse mesmo dia, as comunidades Pankararé, Pankarau, Xucuru, Xucuru-Cariris, Kanriri-Xocó e Wassu se apresentarão em três sessões de Música e Dança Multiétnica, que ocorrerão às 12h, às 14h e às 15h. A música continua após as apresentações, com o coro indígena Guarani Mbya da Aldeia Pindo Mirim entoando o espetáculo “M’Borai – Cânticos Sagrados Mbya”, às 16h.
No dia 18 de agosto, às 7h, o Sesc planeja levar os amantes do Turismo Social para a comunidade indígena Guarani do Rio Silveira, localizada em Bertioga, no litoral de SP. Neste passeio, os participantes poderão conhecer a cultura, tradições, costumes, culinária, língua e outros hábitos dos nativos brasileiros. Quem quiser participar do sorteio pode se inscrever neste link, até as 18h, do dia 31 de julho.
A divulgação do sorteio será no dia 2 de agosto, às 15h.
Quem quiser garantir o ingresso pode adquiri-lo na Central de Atendimento do Sesc Osasco, do dia 5 ao dia 8 de agosto, das 11h às 19h30. Para mais informações sobre valores e lista de chamadas, acesse o site do Sesc.
Filha de uma das grandes referências femininas de Osasco, Stephanie Rossi seguiu os passos da…
Quando se pensa em videogame, muitos pensam nos consoles Nintendo ou PlayStation e seus icônicos…
O empreendedorismo feminino no Brasil tem crescido significativamente nos últimos anos, com mais de 10…
Nos últimos anos, a educação em Osasco tem passado por transformações significativas. A cidade, localizada…
A presença indígena em Osasco, embora muitas vezes invisibilizada pelo contexto urbano, é uma realidade…
O Março Lilás é uma campanha de conscientização sobre o câncer de colo do útero,…