Por Priscila Saturnino
A Secretaria de Cultura de Osasco prorrogou até o dia 21 de novembro as inscrições para os editais da Lei Aldir Blanc 2 (LAB2) do Governo Federal. A decisão visa garantir que mais agentes culturais da cidade tenham a oportunidade de participar e acessar os recursos disponibilizados. Os detalhes sobre a prorrogação estão disponíveis na Imprensa Oficial do Município de Osasco (IOMO), edição nº 2719, de 30/09, e os editais completos podem ser acessados na edição nº 2701, de 29/08, no site www.osasco.sp.gov.br.
Com um investimento de R$2.701.450,28, a LAB2 em Osasco beneficiará aproximadamente dois mil trabalhadores da cultura, entre técnicos, artistas e produtores. Ao todo, 132 projetos serão apoiados, distribuídos em 31 categorias, incluindo música, dança, teatro, literatura, audiovisual e artes visuais. Essa divisão por categorias amplia o alcance dos recursos e assegura que diferentes linguagens culturais sejam contempladas, refletindo a diversidade cultural da cidade.
Comissão de Avaliação e Seleção dos Editais
Em 22 de outubro de 2024, a Secretaria também anunciou os membros da Comissão de Avaliação e Seleção dos editais, formada por seis profissionais externos de renome nacional, especializados na área cultural. Nomes como Antônio Carlos de Moraes Sartini (ex-diretor do Museu da Língua Portuguesa), Profa. Dra. Ana Laura (coordenadora da pós-graduação em Gestão Cultural do Centro Universitário Senac) e Dr. Douglas Novais (ator e diretor do grupo “Os Geraldos”) compõem a comissão do edital nº 053/2024, que visa fomentar projetos artísticos e culturais.
Para os editais nº 051/2024 e nº 052/2024, focados na Rede Municipal de Pontos de Cultura, a avaliação será conduzida por uma comissão mista, composta por três jurados externos e três representantes da Prefeitura. Os especialistas externos selecionados para essa etapa são Felipe Sigollo (gestor público e ex-vice-ministro da Educação), MC Who (MC e produtor do segmento de Hip Hop) e Natália Cunha (diretora do Museu das Favelas, do governo do Estado de São Paulo).
O secretário municipal de Cultura, Aldo Valentim, destacou a importância de incluir profissionais externos no processo de seleção. “Garantir a seriedade, qualidade, diversidade e maior transparência no processo de seleção, contando com especialistas com ampla experiência em políticas culturais e gestão de projetos, é fundamental”, afirmou Valentim.
A celebração da música latina no Grammy Latino 2024 Na noite do dia 14 de…
Por Emanuel Lima Descubra como o projeto "Amigas Confeiteiras" está transformando a vida de…
Por Isabela Tota 15/11/2024 “A Apego Fashion não é apenas uma marca; é uma causa”,…
Por: LuisaScandorilli Data: 14/11/24 No Jardim Padroeira, em Osasco, Meire Milagre é uma moradora ativa…
Por Kleber Miranda 13/11/2024 A USP (Universidade de São Paulo), no Butantã, recebe a Semana…
A campanha Novembro Azul chegou novamente para conscientizar a população masculina de Osasco sobre a…