Rumo a uma Vida Ativa: Exercícios Acessíveis para Todos

 Rumo a uma Vida Ativa: Exercícios Acessíveis para Todos

Veja formas simples e econômicas de se exercitar sem precisar gastar uma fortuna em academias ou equipamentos caros. 

Por Juanita Souza

Sempre escutamos ao longo da vida sobre a importância de fazer um exercício físico para nos mantermos saudáveis. Veja bem que usei o termo “exercício físico” e não “atividade física”, assim como citado no artigo da Unimed Campinas pela profissional de educação física da Medicina Preventiva da Unimed Campinas, Adriana Riggeri: “a atividade física é qualquer movimento corporal, levantar e pegar uma água é uma atividade física, já o exercício físico é baseado em volume de treino, intensidade, pausa e repetição. Entram nesse pacote os esportes, esportes de aventura, musculação, dança, entre diversas outras práticas.” 

Esclarecida essa diferença, sabemos que os benefícios que ele traz não somente para o nosso corpo, mas também para a nossa saúde mental, é algo que tem a sua eficácia e  comprovação científica, e podemos achar qualquer artigo na internet falando sobre isso, mas sendo bem realista, sabemos que nem todos têm o tempo e a condição financeira para entrar em uma academia, pagar um personal ou frequentar espaços esportivos. 

Assim como uma máquina precisa de manutenção para funcionar de forma regular, o nosso corpo precisa de exercícios para evitar que apareçam problemas de saúde, afinal o que não exercita, atrofia! Então, como podemos começar a nossa jornada rumo a uma vida com atividade física de qualidade sem gastar muito? 

1. Comece gradativamente e com os recursos que você tem: uma das formas mais simples e acessíveis de se exercitar é dar uma caminhada. Não requer equipamentos especiais, apenas um par de tênis confortáveis. Você pode começar caminhando pelo seu bairro, parque local ou até mesmo dentro de casa se o clima estiver ruim. Tente caminhar pelo menos 30 minutos por dia para colher os benefícios para a saúde. 

2. Mexa o seu corpo, mexa as cadeiras: não é necessário frequentar uma academia para fazer exercícios aeróbicos. Existem inúmeras rotinas de exercícios disponíveis gratuitamente online que você pode fazer no conforto da sua própria casa. Desde dançar ao som de suas músicas favoritas até seguir vídeos de treino no YouTube; há opções para todos os gostos e níveis de condicionamento físico.

pulandocorda Rumo a uma Vida Ativa: Exercícios Acessíveis para Todos
Mulher pulando corda em parque

3. Use espaços públicos: aproveite os espaços públicos disponíveis em sua comunidade para praticar esportes e atividades físicas. Quadras esportivas, campos abertos, pistas de corrida e áreas de recreação são ótimos lugares para se exercitar sem gastar dinheiro. Organize partidas de futebol com amigos, jogue basquete ou simplesmente corra ao redor do campo.

4. Conecte-se com a natureza: ela oferece uma infinidade de oportunidades para se exercitar gratuitamente. Explore trilhas em parques naturais, faça uma caminhada na praia, ou simplesmente passeie de bicicleta pelo seu bairro. Além de proporcionar exercício físico, estar ao ar livre também pode melhorar seu humor e bem-estar mental. 

5. Utilize recursos gratuitos: muitas comunidades oferecem programas gratuitos de atividade física, como aulas de ioga ao ar livre, grupos de corrida e sessões de treino em parques. Procure por essas iniciativas em sua área e aproveite os recursos disponíveis.

Caso, você queira se aprofundar mais no tema, o ministério da saúde disponibilizou um guia da atividade física para a população brasileira, com tudo muito bem explicadinho e com tópicos importantes sobre o assunto para todas as idades:

https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil/eu-quero-me-exercitar/documentos/pdf/guia_atividade_fisica_populacao_brasileira.pdf

Lembre-se que o mais importante é encontrar atividades que você goste e que se encaixem em sua rotina. É primordial ser algo que você goste para que a chance de você desistir seja baixa.

Você pode mesclar os exercícios que mais gosta e assim terá a motivação necessária para continuar de forma prazerosa, sendo possível se manter ativo e saudável sem gastar muito. Então coloque seus tênis, saia de casa (ou não) e comece a se movimentar hoje mesmo!

Fontes:

https://www.unimedcampinas.com.br/blog/viver-com-saude/3-dicas-de-exercicios-para-sair-do-sedentarismo#:~:text=Antes%20de%20tudo%2C%20Adriana%20explica,subir%20escadas%20s%C3%A3o%20alguns%20exemplos.

https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil/eu-quero-me-exercitar/documentos/pdf/guia_atividade_fisica_populacao_brasileira.pdf

Jornal Aborda

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *