REDUFLAÇÃO: O QUE É E COMO IDENTIFICAR
A redução de produtos tem sido um tópico importante desde o segundo semestre de 2021, que coincide com a rápida transição política, econômica e social que o país está atravessando. As empresas estão adotando uma tática para manter os preços dos produtos, mas reduzindo a quantidade ou qualidade. Embora essas mudanças sejam por vezes significativas, passam despercebidas pela maioria dos consumidores, já que o preço na embalagem é o mesmo.
O que é inflação sem disfarces?
Inflação sem disfarces é quando empresas aumentam seus preços, muitas vezes junto com suas margens, em diferentes ritmos, principalmente em setores oligopolizados, onde poucas grandes empresas dominam o mercado. Nesses casos, as empresas aumentam os preços sem alterar a quantidade ou conteúdo produzido, comercializado em embalagens de tamanho padrão. Essa é a inflação que é captada pelos índices de preços.
O que é reduflação ou inflação invisível?
A reduflação é uma estratégia utilizada pelas empresas para aumentar o preço por unidade, enquanto diminuem disfarçadamente a quantidade embalada e, muitas vezes, a qualidade do produto. Isso é feito para camuflar o aumento do preço unitário e enganar o consumidor. É importante destacar que os índices de preços não conseguem captar a reduflação, o que a torna uma prática antiética. É preciso estar atento para não ser enganado pelas empresas que adotam essa estratégia sem informar ao consumidor.
Alterações disfarçadas
Essas estratégias podem ser implementadas de várias maneiras, incluindo a redução da força de trabalho, diminuindo o número de funcionários em lojas, diminuindo a qualidade, eliminando níveis de serviço, por exemplo, ou a substituição de ingredientes de alta qualidade por outros de qualidade inferior durante o processo de fabricação.
À medida que os preços das matérias-primas aumentam devido à inflação, as empresas procuram economizar, reduzindo os gastos com serviços ou materiais para manter a rentabilidade, o que muitas vezes é repassado ao cliente, mesmo quando os preços permanecem estáveis.
Impacto da redução de custos na indústria hoteleira
Se você percebe que o serviço do restaurante está mais lento, saiba que isso não é um fenômeno isolado. A redução de custos pode ser a causa, levando a serviços menos eficientes e abaixo do ideal para os clientes. Em outras áreas da indústria hoteleira, hotéis estão mantendo os preços das diárias, mas oferecendo serviços de limpeza apenas mediante solicitação.
Redução de custos na indústria alimentícia e seus efeitos no consumidor
Embora muitos setores estejam buscando economizar, a maioria dos consumidores não percebe a tendência rapidamente. Isso ocorre porque é difícil enxergar as mudanças em tempo real. Nos corredores dos supermercados, é possível observar produtos que passaram por essa “mudança invisível”. Além da diminuição do tamanho e da quantidade, os fabricantes de alimentos estão mudando a qualidade para cortar custos. Essas alterações frequentemente envolvem a substituição de ingredientes caros e de alta qualidade por outros mais baratos e inferiores, mantendo os preços ou até mesmo aumentando-os.
Impacto na economia global
A economia global está enfrentando desafios, como o aumento dos custos das matérias-primas, atrasos na cadeia de abastecimento e salários mais elevados após a pandemia. Infelizmente, os consumidores estão sofrendo as consequências do aumento dos custos de produção.
Essa prática tem sido observada em vários setores, como alimentos e produtos de consumo, tais como barras de chocolate, biscoitos recheados, arroz, feijão, produtos de higiene e limpeza, bebidas, refrigerantes etc.
Segundo um levantamento feito pela Consultoria Horus, entre janeiro e agosto de 2023, o sabão em pó foi o produto vendido em supermercado que mais sofreu reduflação em comparação com o mesmo período de 2022.
Veja abaixo a lista com os seis produtos que mais foram impactados pela reduflação:
Fonte: Consultoria Horus
Reduflação é legal, mas consumidor deve ser comunicado
No Brasil, a lei exige que os fabricantes comuniquem as alterações nos produtos na embalagem, incluindo a redução da quantidade. A falta dessa informação permite que os consumidores denunciem a empresa aos órgãos de defesa do consumidor, como o Procon.
Como rege a lei (Lei n.º 8.078, de 11 de setembro de 1990), o aviso de que o produto foi reduzido deve estar na embalagem ao longo dos seis meses seguintes ao momento da alteração, em cor de destaque e em tamanho de fonte mínimo 12.
A reduflação e os efeitos no orçamento familiar
É importante se atentar à prática da reduflação, pois ela pode afetar diretamente os orçamentos familiares. Isso acontece porque os consumidores pagam o mesmo preço por um produto com uma quantidade menor, o que mascara os efeitos da inflação. Por isso, é recomendável verificar cuidadosamente a embalagem do produto para evitar pagar mais por menos. A reduflação pode impactar negativamente o poder de compra dos consumidores, que podem enfrentar dificuldades em manter o equilíbrio de seus orçamentos.
A prática da reduflação pode ser considerada uma violação dos direitos dos consumidores e do princípio da economia popular. Como resultado, isso fere as obrigações previstas no Código de Defesa do Consumidor. Para proteger o mercado e defender os interesses coletivos dos consumidores, é crucial que todos estejam cientes dos seus direitos e denunciem práticas abusivas às autoridades competentes.