Por: Isabela Valukas
Data: 06/09/2024
Nascido e criado em Osasco, Mano Vine é rapper, músico, organizador de eventos e articulador musical. No próximo domingo (08), ele receberá o prêmio “Arte em Movimento”, em Guarulhos, na zona norte de São Paulo. Essa é uma premiação independente criada em outubro de 2015 pelo artista plástico José Pereira de Souza, conhecido como ZÉP.
Esse reconhecimento, apresentado pela organização da premiação como uma ferramenta democrática da produção artística do rapper, acontece após uma longa jornada no mundo da música.
Leia mais:
Esse não é o primeiro prêmio de Mano Vine. Em 2021, ele ganhou o prêmio Quinto Elemento, como artista revelação.
O interesse de Mano Vine pelo mundo artístico e musical começou em 1995, quando ele assistia aos videoclipes que passavam por horas a fio na MTV, um canal de televisão voltado para o público que gostava de música. Como a programação era diversa, vários gêneros musicais explodiam nas telas, como rap, reggae, jamaicano, jazz, soul etc.
A partir dessa exposição a essa gama de estilos e sons, o futuro rapper se identificou com a cena do rap underground e do rap nacional e decidiu seguir por esse caminho na própria carreira. Dentro da cena do rap nacional, nomes como Consciência Humana, Gog, Racionais MCs, MV Bill, entre outros tiveram grande projeção e influenciaram toda uma nova geração de rappers, inclusive Mano Vine.
Nos anos 2000, o rapper osasquense investiu na própria carreira e, além de criar canções, ele se aperfeiçoou no canto. Em 2002, em parceria com outros integrantes, foi criado o grupo de rap MDS, composto por pessoas oriundas das periferias de Osasco. Apesar de já ter encerrado as suas atividades, o MDS participou de vários eventos em Osasco e em outras cidades da Região Metropolitana de São Paulo.
Atualmente, tem mais de 90 letras e participou de vários videoclipes. Além disso, Mano Vine tem um projeto social na cidade de Barueri chamado ‘Rap em Cena’, em que há a realização de festas beneficentes para arrecadação de alimentos, brinquedos e agasalhos. Carapicuíba, Jandira e Guarulhos já foram palco das festas do rapper. Hoje, ele faz parte da família paulista hip hop, participa de festas da família open Mic e segue em carreira solo, com agenda própria de shows que pode ser consultada no Instagram.
A celebração da música latina no Grammy Latino 2024 Na noite do dia 14 de…
Por Emanuel Lima Descubra como o projeto "Amigas Confeiteiras" está transformando a vida de…
Por Isabela Tota 15/11/2024 “A Apego Fashion não é apenas uma marca; é uma causa”,…
Por: LuisaScandorilli Data: 14/11/24 No Jardim Padroeira, em Osasco, Meire Milagre é uma moradora ativa…
Por Kleber Miranda 13/11/2024 A USP (Universidade de São Paulo), no Butantã, recebe a Semana…
A campanha Novembro Azul chegou novamente para conscientizar a população masculina de Osasco sobre a…