A robótica educacional impulsiona competências fundamentais para o profissional 4.0. Para os jovens, beneficia no desenvolvimento das habilidades socioemocionais que são exigidas pelas empresas, assim como também cooperação e criatividade. Por isso, convidamos a professora Juliana Terezinha Saninana para comentar sobre o trabalho que realiza com os alunos das comunidades de Osasco através do Projeto Perifa.tech. Juliana é graduada em Matemática, Pedagogia e graduanda em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, leciona há 11 anos em escolas estaduais e mora em Osasco há 27 anos.
O projeto social Perifa.tech nasceu da necessidade de oferecer oportunidades de aprendizado e crescimento para jovens residentes em comunidades periféricas. Muitas vezes, esses jovens enfrentam desafios socioeconômicos que limitam suas perspectivas educacionais e profissionais. A tecnologia é uma ferramenta poderosa para a transformação dessas realidades, capacitando os jovens a adquirirem habilidades relevantes para o mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, incentivando a criatividade, inovação e resolução de problemas, comenta Juliana.
Atualmente, o projeto tem como objetivo a capacitação de 50 jovens, com idades entre 11 e 18 anos, por meio de um programa de educação tecnológica focado em programação, robótica e atividades maker, para que possam desenvolver habilidades essenciais, despertar vocações e ampliar suas perspectivas de futuro.
Segundo a professora, a Inclusão Digital oferece acesso às ferramentas e conhecimentos tecnológicos, reduzindo a disparidade digital entre comunidades periféricas e áreas urbanas mais desenvolvidas, visando despertar o interesse pela tecnologia instigando a curiosidade dos jovens pelas áreas de programação, robótica e atividades maker, mostrando a diversidade de oportunidades profissionais disponíveis, além de desenvolver habilidades técnicas para capacitar os alunos em práticas em linguagens de programação, design de projetos, construção de robôs e criação de protótipos.
O fomento à criatividade e à inovação estimulam a criatividade por meio de projetos práticos que permitem que os alunos resolvam problemas de forma inovadora e promovam trabalhos em equipe, incentivando a colaboração por meio de projetos que requerem cooperação para serem concluídos com sucesso.
O projeto social também tem como intuito preparar os alunos, estimulando os mesmos para a economia digital do futuro, fornecendo-lhes habilidades relevantes e uma mentalidade adaptativa.
Abaixo, a professora explica sobre os materiais utilizados no projeto:
Computadores e Laptops: para programação e criação de projetos digitais.
Kits de Robótica: para construção e programação de robôs.
Ferramentas de Fabricação Digital: impressoras 3D, cortadoras a laser e outras ferramentas para criar protótipos.
Materiais de Construção: componentes eletrônicos, peças mecânicas, materiais recicláveis, dentre outros.
Software de Programação e Design: ambientes de desenvolvimento e design adequados para os diversos projetos.
Juliana comenta ainda, que busca sempre promover aulas inovadoras visando um aprendizado personalizado para reconhecer as diferentes velocidades de aprendizado e interesses dos alunos para adaptar o ensino às suas necessidades, promovendo apresentações e demonstrações, em que os alunos terão oportunidades de apresentar seus projetos, incentivando a confiança e habilidades de comunicação.
No projeto também são realizadas visitas e palestras para convidar profissionais da área de tecnologia para compartilhar experiências e inspirar os alunos.
O Perifa.tech busca capacitar os jovens não apenas com habilidades técnicas, mas também com uma mentalidade de autoconfiança, colaboração e pensamento crítico. Por meio desse projeto, eles terão a oportunidade de explorar o mundo da tecnologia, criar soluções inovadoras e moldar um futuro promissor para si e suas comunidades.
O intuito do projeto é adotar uma metodologia ativa, visto que os alunos serão desafiados a criar projetos práticos desde o início aplicando todos os conceitos aprendidos. A professora também convidou sua aluna, Nayla, para nos dar um depoimento sobre as aulas: “no meu ponto de vista, a robótica e a programação foi, e está sendo, muito importante para nós e para o mundo de uma forma geral. Com o avanço da tecnologia, a robótica e a programação também evoluíram, estimulando o raciocínio lógico e formando pessoas mais proativas e competentes.
A robótica e a programação em nossas vidas, nos tornam seres mais funcionais, apesar de não ser tão interessada nessa área, admiro quem é, e as acho pessoas brilhantes”.
Para ter mais informações sobre o Projeto Perifa.tech entre em contato com a professora Juliana que leciona na escola PEI EE LEONARDO VILAS BOAS
julianasaninana1@gmail.com
Benefícios de aprender sobre Programação e Robótica
Acesso em: <https://happy.com.br/blog/7-beneficios-do-aprendizado-de-programacao-e-robotica-para-criancas-e-adolescentes/> 15 de agosto de 2023.
A celebração da música latina no Grammy Latino 2024 Na noite do dia 14 de…
Por Emanuel Lima Descubra como o projeto "Amigas Confeiteiras" está transformando a vida de…
Por Isabela Tota 15/11/2024 “A Apego Fashion não é apenas uma marca; é uma causa”,…
Por: LuisaScandorilli Data: 14/11/24 No Jardim Padroeira, em Osasco, Meire Milagre é uma moradora ativa…
Por Kleber Miranda 13/11/2024 A USP (Universidade de São Paulo), no Butantã, recebe a Semana…
A campanha Novembro Azul chegou novamente para conscientizar a população masculina de Osasco sobre a…
View Comments
Parabéns Juliana!! Sucesso pra ti 🙌😄👏👏
Meus mais sinceros agradecimentos por seu respeito e reconhecimento ao meu trabalho.
E muito difícil no nosso país o trabalho de uma mulher negra de periferia principalmente na minha idade ser reconhecido.
Obrigado.
Att,
Juliana Saninana @perifatech1
Your article helped me a lot, is there any more related content? Thanks!