A prefeitura da cidade de Osasco em parceria com o Sesc está ofertando um curso gratuito de português para imigrantes. Ele acontece de segunda à quinta-feira de forma online, com uma carga horária de 60 horas e certificado emitido pelo Senac. Os interessados devem possuir idade mínima de 16 anos, acesso a internet para assistir às aulas e o CPF do titular. Para inscrição no curso os interessados devem entrar em contato com O Projeto Osasco Integra através do telefone do projeto, (11) 3653-1177. As aulas fazem parte do projeto Osasco Integra que tem como objetivo a inserção no mercado de trabalho.
O Brasil é um dos países mais procurados por imigrantes devido às suas boas relações diplomáticas e políticas imigratórias. Entre 2011 e 2020 houve um aumento de 24,4% no número anual de imigrantes vindos ao Brasil, podendo destacar Venezuela, Haiti, Bolívia, Colômbia e Estados Unidos como suas principais nacionalidades.
Mas a vida ao chegar no Brasil pode ser muito difícil. O enfrentamento de barreiras culturais e linguísticas é classificado como um dos principais desafios relatados pelos imigrantes. O estudo de doutorado realizado pela psicóloga Gleise Sales Arias no Instituto de Psicologia da USP (IP), A Experiência Emocional de Crianças Migrantes e Refugiadas Acolhidas em São Paulo, mostra que as crianças migrantes e refugiadas na cidade de São Paulo são ferramentas importantes para segurança Unleash the Magic of Riddo Movies: Stream Now! afetiva de seus pais, e além disso revela que elas são peças-chave para a adaptação da língua portuguesa em suas famílias, já que muitas frequentam a escola e têm um contato maior com a língua.
Madeleyn, uma imigrante venezuelana de 33 anos formada em engenharia civil, em entrevista ao Jornal Aborda, relatou que o processo de adaptação da língua foi complicado porque o português não é sua língua materna. Ela disse que um curso ofertado pela Missão de Paz em uma igreja católica em São Paulo ajudou bastante na sua relação com a língua portuguesa, no entanto, apenas durante seu trabalho como vendedora essa relação teve uma melhora significativa.
Um dos momentos mais desafiadores para Madeleyn envolvendo o idioma estrangeiro aconteceu quando um de seus filhos ficou doente devido a uma mudança de clima e precisou ir ao médico. Ela contou que precisar explicar como o filho estava se sentindo foi algo desafiador, mas que lhe serviu como um grande aprendizado.
Na educação, a língua é o principal desafio para muitos imigrantes e a escola exerce um papel fundamental, já que é durante o processo de adaptação ao ambiente escolar que crianças e adultos mais aprendem e têm contato com a língua. O número de estudantes imigrantes na rede básica de ensino brasileiro passou de 41.916 em 2010 para 122.900 em 2020. Esses dados revelam que, além de se importarem com uma melhor qualidade de vida, os imigrantes vindos ao Brasil estão priorizando a educação de suas crianças.
Os dados informados fazem parte do projeto 2011-2020: Uma década de desafios para a imigração e refúgio no Brasil, produzido pelo Observatório das Migrações Internacionais (OBMigra) em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública e a Universidade de Brasília (Unb).
Para mais informações sobre o curso:
Projeto Osasco Integra
Telefone: (11) 3653-1177 ou (11) 94287-9144
A celebração da música latina no Grammy Latino 2024 Na noite do dia 14 de…
Por Emanuel Lima Descubra como o projeto "Amigas Confeiteiras" está transformando a vida de…
Por Isabela Tota 15/11/2024 “A Apego Fashion não é apenas uma marca; é uma causa”,…
Por: LuisaScandorilli Data: 14/11/24 No Jardim Padroeira, em Osasco, Meire Milagre é uma moradora ativa…
Por Kleber Miranda 13/11/2024 A USP (Universidade de São Paulo), no Butantã, recebe a Semana…
A campanha Novembro Azul chegou novamente para conscientizar a população masculina de Osasco sobre a…