Legenda: Mulher amamentando criança. Créditos: José Cruz/ Agência Brasil
Por: Isabela Valukas
06/08/2024
Apesar de o Dia Nacional de Doação de Leite Humano acontecer em 19 de maio, o estímulo à doação desse alimento tão importante deve ser contínuo. O mês de agosto é conhecido como Agosto Dourado, por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação. Um dos atores responsáveis por promover a amamentação são os bancos de leite dos municípios. A cidade de Osasco tem um banco de leite humano, localizado no Hospital Municipal e Maternidade Amador Aguiar, no Jardim Piratininga.
A instituição funciona todos os dias da semana, em dois períodos: das 7h às 11h e das 12h às 19h. Para esta unidade existe a possibilidade de coleta domiciliar da doação. Além da promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, os bancos de leite contam com profissionais capacitados para auxiliar as mães no período da amamentação e orientar sobre a saúde da criança.
Leia mais:
Na última sexta-feira (2), como forma de celebrar o Agosto Dourado, a maternidade osasquense, em conjunto com a prefeitura de Osasco, promoveram uma palestra no auditório do estabelecimento de saúde sobre o aleitamento materno, que contou com a presença de pediatras e odontopediatras.
De acordo com o site do Ministério da Saúde, apenas 45% dos bebês prematuros ou de baixo peso recebem doação de leite humano. Esse grupo de crianças é o que mais precisa de doação para sobreviver.
São os bancos de leite humano que viabilizam a coleta, o processamento, o transporte, a armazenagem e distribuição desse alimento tão importante, capaz de salvar vidas. As mulheres que amamentam e que desejam se tornar doadoras precisam estar saudáveis e não tomar nenhum medicamento que interfira na amamentação.
Cabe destacar que não há quantidade mínima de doação, pois muitos bebês internados podem precisar de apenas 1 ml de leite por refeição. Além disso, os bancos de leite garantem a salubridade do alimento, pois o leite materno doado passa por um processo rigoroso de controle microbiológico antes de ser distribuído.
Para mais informações sobre como doar, entre em contato com o banco de leite através do telefone (11) 2183-2449 ou vá até a unidade localizada na Avenida Getúlio Vargas, número 1260, no Jardim Piratininga.
Pesquisas mostram que jovens de baixa renda ainda enfrentam dificuldades para ingressar na faculdade. …
Filha de uma das grandes referências femininas de Osasco, Stephanie Rossi seguiu os passos da…
Quando se pensa em videogame, muitos pensam nos consoles Nintendo ou PlayStation e seus icônicos…
O empreendedorismo feminino no Brasil tem crescido significativamente nos últimos anos, com mais de 10…
Nos últimos anos, a educação em Osasco tem passado por transformações significativas. A cidade, localizada…
A presença indígena em Osasco, embora muitas vezes invisibilizada pelo contexto urbano, é uma realidade…