Osasco promove I Conferência Intermunicipal que discutiu a educação inclusiva

A educação inclusiva é entendida como uma concepção de ensino contemporânea que tem como objetivo garantir a todos o direito à educação, pressupõe a igualdade de oportunidades e a valorização das diferenças humanas, contemplando, assim, as diversidades étnicas, sociais, culturais, intelectuais, físicas, sensoriais, gênero dos seres humanos, entre outros.

Diante desse debate importante, a Secretaria de Educação da cidade de Osasco promoveu no mês de setembro, nos dias 25 e 26, a I Conferência Intermunicipal de Educação Especial na perspectiva inclusiva abordando o tema “Desafios e Perspectivas Inclusivas na Educação Pública”, cujos objetivos são a troca de conhecimentos e vivências na área da educação especial, envolvendo os profissionais dos municípios de Araçariguama, Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, São Roque e Vargem Grande. Os dois dias de evento aconteceram no Teatro Municipal Glória Giglio (Av. dos Autonomistas, 1533 – Osasco) e contou, também, com a participação do Ministério Público de São Paulo, com as promotoras que representaram a instituição, Paula Villanacci Alves Camasmie e Rita Assumpção, ambas da área de Infância e Juventude. Elas integraram a mesa de discussões sobre desafios e perspectivas inclusivas na educação pública.

O evento foi de extrema importância para o conhecimento sobre as experiências de profissionais de diversas áreas, visando registrar práticas relevantes dos municípios participantes relacionadas às mais variadas temáticas de discussão, abordando assuntos como a evolução da educação inclusiva nas instituições públicas de ensino, o papel da comunidade, dos profissionais de saúde e dos professores na inserção de educandos com deficiência nas escolas.

Por fim, é importante debater e defender a educação inclusiva, visto que a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva de 2008, busca romper o modelo educacional segregado no que diz respeito aos atendimentos em instituições especializadas, escolas e classes especiais, que atribuem conceitos de normalidade/anormalidade pautadas em características intelectuais, físicas, culturais, sociais e linguísticas para a implementação de uma educação inclusiva que deve ser desenvolvida em todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, de forma transversal ao processo de escolarização dos estudantes, possibilitando a garantia do direito à educação na rede regular.

I Conferência intermunicipal da educação especial

Acesso em: <https://osasco.sp.gov.br/osasco-realiza-i-conferencia-intermunicipal-da-educacao-especial-na-perspectiva-inclusiva/> 13 de out 2023

Ministério Público de São Paulo participa de I Conferência Intermunicipal de educação inclusiva de Osasco

Acesso em: <https://www.mpsp.mp.br/w/mpsp-participa-de-conferencia-intermunicipal-de-educacao-inclusiva-em-osasco> 13 de out 2023

Educação Inclusiva

Acesso em: <https://www.mpsp.mp.br/portal/page/portal/Educacao/educacao_especial_inclusiva/sugestao_roteiro_educ_espec_inclusiva/Roteiro%20de%20Atua%C3%A7%C3%A3o%20no%20Direito%20%C3%A0%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20Inclusiva.pdf> 13 de out 2023

Jornal Aborda

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *