Osasco participa de programação da ONU para debater cidades justas e sustentáveis

 Osasco participa de programação da ONU para debater cidades justas e sustentáveis

Osasco participa de programação da ONU para debater cidades justas e sustentáveis

Entre os dias 22 e 24 de outubro, Osasco será palco de uma série de debates sobre urbanismo sustentável, moradia e políticas públicas, integrando o Outubro Urbano, evento anual promovido pelo ONU-Habitat. A iniciativa, realizada em parceria com a Secretaria de Habitação da Prefeitura de Osasco e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), busca estimular países, cidades e comunidades a refletirem sobre caminhos para melhorar a qualidade de vida nas áreas urbanas.

Criado em 2018, o Circuito Urbano é uma iniciativa do escritório do ONU-Habitat no Brasil, que dá visibilidade e apoio institucional a eventos em todo o país. Desde então, já apoiou cerca de mil eventos, consolidando o Brasil como um dos líderes mundiais na celebração do Outubro Urbano.

“Enfrentando desafios urbanos: caminhos para cidades justas e sustentáveis” é o tema da edição de 2025 — com foco em quatro linhas principais: ação climática e meio ambiente urbano; moradia adequada no centro do planejamento urbano; redução das desigualdades urbanas; e dados, inovação e cidades inteligentes. O evento conta, ainda, com apoio institucional do Ministério das Cidades, reforçando boas práticas para a construção de cidades resilientes e inclusivas, alinhadas aos compromissos climáticos globais no contexto da COP30, que será realizada em Belém no próximo mês.

O Outubro Urbano é celebrado mundialmente entre o Dia Mundial do Habitat, na primeira segunda-feira de outubro, e o Dia Mundial das Cidades, em 31 de outubro. Em Osasco, a programação acontecerá no auditório da Unifesp, em Quitaúna:

 

Programação

22/10 – Auditório da Unifesp (Rua General Newton Estilac Leal, 354, Quitaúna)
9h – Abertura do Evento
10h30 – Desafios da habitação em tempos de mudanças climáticas
14h – Experiências de enfrentamento às mudanças climáticas em territórios urbanos vulneráveis

 

23/10 – Auditório da Unifesp (Rua General Newton Estilac Leal, 354, Quitaúna)
17h – Política habitacional
19h30 – Financiamento da política habitacional no município

 

24/10 – Auditório da Unifesp (Rua General Newton Estilac Leal, 354, Quitaúna)
9h – Políticas de regularização fundiária
11h – Participação popular, assessorias técnica e jurídica

 

Sobre o ONU-Habitat
O Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos é a agência da ONU responsável por promover urbanização sustentável e desenvolvimento de cidades social e ambientalmente inclusivas. Criado em 1978 após a Conferência Habitat I, o ONU-Habitat atua globalmente oferecendo conhecimento técnico, dados e apoio a governos e parceiros para enfrentar desafios urbanos e garantir moradia adequada a todos.

Vivian Domingues Mattos

Jornalista gaúcha. Formada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Atua na produção de reportagens com enfoque em temas de comportamento, saúde, cultura e direitos humanos.

1 Comment

  • I’ve been following your blog for quite some time now, and I’m continually impressed by the quality of your content. Your ability to blend information with entertainment is truly commendable.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *