O Ensino de Libras como inclusão na educação brasileira
Libras
Significa Língua Brasileira de Sinais, sendo reconhecida como meio legal de comunicação e expressão pela Lei nº 10.436/2002; ela visa promover a acessibilidade comunicacional para pessoas com deficiência auditiva, passando sempre por mudanças ao longo dos anos.
Libras, assim como outras línguas de sinais existentes no mundo, possui origem na Língua de Sinais Francesa (LSF) e, no Brasil, foi criada em conjunto com o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Ela é utilizada somente no Brasil, pois é a forma mais comum de comunicação entre as pessoas surdas no país; além disso, e assim como diversas línguas em uso, passa por diversas melhorias constantemente e formação de novos vocábulos, alguns sinais possuem variações conforme a região.
Importância
Além de promover a comunicação e o acesso à informação das pessoas surdas, a Libras é um fator de extrema importância para a construção da cultura e identidade da comunidade surda brasileira, proporcionando melhor compreensão entre surdos e ouvintes, sem barreiras, pois todos têm o direito de se expressar e ter acesso à informação
O ensino como inclusão na educação brasileira
O ensino sobre Libras não existe na maioria das escolas do país, limitando diversas pessoas de conhecer a língua, e reduzindo a acessibilidade de pessoas surdas nos ambientes educacionais, impedindo de aprender o que é seu direito, afinal, conforme o art. 6° da Constituição Brasileira, todos têm o direito à educação e assistência aos desamparados.
Para isso, professores que ensinam Libras relatam como é o processo de informar outras pessoas sobre a Língua de Sinais; Jacque, professora de Libras em Osasco, diz que sua motivação para ensinar é “a necessidade de entender e me comunicar em Libras, devido ao contato com surdos”. Sendo a profissão de muitos e auxílio para outros, a professora aborda o que mais gosta na sua profissão: “A possibilidade de trazer pertencimento à comunidade surda, mostrando que é possível viver em sociedade”.
O apoio para que o acesso ao ensino de Libras continue crescendo e alcançando outras pessoas no país é imprescindível. Jacque comenta: “Aqui no município de Osasco somos pioneiros nos cursos gratuitos de Libras e temos uma gestão entusiasta que acredita que podemos fazer de Osasco uma cidade bilíngue e acessível”
Porém, tudo tem suas dificuldades e obstáculos; ensinar já é complexo, o aprendizado sobre Libras é mais importante ainda pela acessibilidade: “Ensinar que libras é um idioma, não é universal, não é uma linguagem, é sim uma língua com estrutura gramatical própria”, aborda Jacque.
Conclusão
Assim como a Jacque, professora de Libras, existem diversos professores com muito carinho e empatia e que sentem a necessidade de tornar a língua de sinais mais acessível para todos, tornando o ensino inclusivo na sociedade, principalmente em ambientes educacionais como escolas, creches, universidades e outros. É importante ressaltar que o direito à educação é de todos, que o acesso à informação é importante, e visa a comunicação e respeito na sociedade.
1 Comment
FALTOU FOTO DA PROFA