Novidades para o Enem 2026 preveem aplicação da prova em países do Mercosul
Durante uma coletiva de imprensa, após o término da aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, o ministro da Educação Camilo Santana e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palacios, anunciaram novidades sobre a edição de 2026 da prova.
A primeira é que o Enem irá substituir o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) a partir de 2026, servindo como a nova prova de avaliação do ensino médio. Segundo o ministro, o objetivo é avaliar os alunos do 3º ano anualmente, pois “quando chega no 3º ano, a motivação do aluno é fazer o Enem, então, vamos ter condições de avaliar muito melhor a qualidade da aprendizagem no ensino médio, ou seja, avaliar o ensino médio, a partir da prova do Enem”.
A outra é que o Inep está estudando expandir a prova para outros países do Mercosul. Ainda de acordo o ministro Santana, o intuito é abrir as portas das universidades brasileiras para os jovens de determinadas capitais de países vizinhos.
As provas seriam aplicadas em português nas capitais Buenos Aires (Argentina), Montevidéu (Uruguai) e Assunção (Paraguai). Além disso, o Inep estuda a possibilidade das provas serem em formato digital. A perspectiva é que os estudos sejam finalizados até março do ano que vem para que informações mais concretas sejam disponibilizadas no edital do Enem.
“Para nós, é importante sabermos a expectativa de quantos alunos teríamos inscritos para a gente saber também a expectativa do que seria necessário ampliar de vagas nas nossas universidades”, concluiu o ministro.
1 Comment
Your blog is a treasure trove of valuable insights and thought-provoking commentary. Your dedication to your craft is evident in every word you write. Keep up the fantastic work!