Novembro Azul: ressaltando a importância da saúde masculina

O movimento internacional, conhecido como Novembro Azul, é comemorado em todo o mundo, mas teve origem em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina. 

Desde 2011, o Brasil celebra o mês de novembro como um período de conscientização e combate ao câncer de próstata, comemorado em 17/11. Contudo, essa campanha evoluiu para um símbolo de conscientização sobre a saúde integral do homem, destacando o valor dos cuidados preventivos. O objetivo não é apenas prevenir o câncer, mas encorajá-los a assumir a responsabilidade e o controle de sua própria saúde.

Praticar exercícios, manter o peso adequado à altura, identificar e tratar adequadamente hipertensão, diabetes e problemas de colesterol, ter uma alimentação equilibrada, parar de fumar, praticar sexo seguro, cuidar da saúde mental, estão entre os cuidados básicos que todo homem precisa ter.

Entre os cuidados básicos, há testes e exames importantes que precisam ser realizados com frequência:

– Verificação da pressão arterial;

– Hemograma completo;

– Dosagem da glicemia;

– Dosagem do colesterol;

– Testes de urina;

– Atualização da carteira vacinal;

– Verificação do perímetro abdominal e do Índice de Massa Corpórea (IMC).

Principais Fatores de risco:

• Histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio;

• Raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;

• Obesidade.

Câncer de próstata: prevenção, diagnóstico e tratamento

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens e a segunda maior causa de mortalidade por câncer nesse grupo. Infelizmente, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que haverá 71,7 mil novos casos entre 2023-2025. No entanto, a prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais para mudar esse cenário. Para isso, é necessário a realização de exames de rotina ao longo da vida. Aqueles que apresentarem sinais suspeitos, como dificuldade para urinar, diminuição do jato de urina, necessidade de urinar com mais frequência durante o dia ou à noite e a presença de sangue nela, devem procurar imediatamente uma unidade de saúde.

A investigação da doença é feita por meio do exame de toque retal e do exame de sangue Antígeno Prostático Específico (PSA). Para confirmar a existência do câncer, é necessário realizar biópsia, que é indicada caso seja encontrada alguma alteração nos exames. 

Cerca de 20% dos pacientes são diagnosticados somente pela alteração no toque retal, reforçando sua importância para o diagnóstico e tratamento precoce.

Segundo o INCA, medidas preventivas incluem: dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos, cereais integrais; menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer e de outras doenças crônicas não transmissíveis. Além disso, outros hábitos saudáveis são recomendados, como os citados no início da matéria.

Uma dúvida que assola a população masculina, é se todos os homens precisam fazer o exame de toque retal

É um tema que gera debate no meio científico, porém, a maioria das organizações médicas incentiva os homens na faixa dos 50 anos a discutir o assunto com seu médico, pois realizar o exame pode ajudar a identificar o câncer de próstata logo no início da doença, aumentando, assim, a chance de sucesso no tratamento. Tratar a doença na fase inicial, pode evitar que se desenvolva e chegue a uma mais avançada.

A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda também que homens negros, obesos, ou com histórico familiar de câncer de próstata (parentes de primeiro grau) façam o exame do toque retal (sempre em conjunto com o PSA) a partir dos 45 anos.

Vale salientar, que as maiores chances de cura estão diretamente relacionadas com o diagnóstico precoce. 

Fontes:

Fundação do Câncer

Instituto Lado a Lado pela Vida

Instituto Nacional de Câncer

Ministério da Saúde

Sociedade Brasileira de Urologia

Jornal Aborda

1 Comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *