Nova plataforma do governo busca dar suporte a alunos em preparação para o Enem

Durante entrevista ao programa Bom Dia, Ministro!, o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou o MEC Enem, uma nova plataforma online que servirá como ferramenta de apoio aos estudantes de ensino médio que buscam prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Sem detalhar as funcionalidades da nova plataforma de estudos, o ministro afirmou que o MEC Enem permitirá que o aluno treine para a redação, e a mesma fará a correção do texto.
Além disso, Santana revelou que também planeja lançar uma segunda ferramenta online para estimular a leitura dos alunos. “O MEC Livros é uma plataforma de acesso à leitura de livros digitais. Vai permitir estimular a leitura. Você está em uma parada de ônibus, bota o QR Code e vai ter acesso a uma biblioteca digital”, explicou o ministro.
Apesar do anúncio das plataformas de auxílio ao ensino por parte do ministro, ainda não há previsão para lançá-las para o público. Tanto o MEC Enem, quanto o MEC Livros estão em processo de desenvolvimento.
Mais sobre o Enem 2025
Neste ano, as provas do Enem serão realizadas nos dias 9 e 16 de novembro por todo o país, com exceção de cidades da região metropolitana de Belém (PA), as quais se darão em datas alternativas por conta da COP30.
No dia 9 de novembro, os alunos deverão resolver questões de línguas – sendo 40 de língua portuguesa e cinco de inglês ou espanhol –, ciências humanas e uma redação. Já no dia 16, a prova contará com questões de ciências da natureza e matemática.