Nova onda de mulheres 60+ que são empreendedoras em Osasco

 Nova onda de mulheres 60+ que são empreendedoras em Osasco

Bonecas Abayomis da Dona Alice MIranda.

Um movimento crescente e poderoso está tomando conta da cidade de Osasco, mulheres com mais de 60 anos transformam saberes que por muitos são considerados ultrapassados e antiquados em pequenos negócios. Seja em casa, em algum lugar improvisado ou até mesmo na rua, elas superam o etarismo mostrando que ainda podem ter seu próprio negócio. Em forma de uma renda extra, ou até mesmo para o próprio sustento, essas mulheres vencem todos os dias o desafio de não serem apagadas pela sociedade.

Um estudo recente realizado pelo Sebrae mostra que 4,3 milhões de empreendedores são 60+ no Brasil, podemos calcular uma estimativa que 3.270 mulheres com mais de 60 anos possuem seu próprio negócio na região. Na cidade de Osasco já há uma infraestrutura, vinda do Sebrae, que oferece cursos e oficinas para pessoas idosas, além da infraestrutura da Loja para artesãos locais vinculada à associação de idosos.

A cidade também conta com o projeto Começar, uma iniciativa da câmara municipal que busca auxiliar pessoas 50 e 60+ na busca por uma oportunidade de emprego, oferecendo qualificação profissional. Outra grande iniciativa é a loja da Economia Solidária no SuperShopping, que faz uma parceria com artesãos da cidade.

Para entender um pouco mais do que levou essas mulheres a tomar essa iniciativa de empreender, vamos conversar com a Dona Alice Miranda, moradora de Osasco, miss melhor idade no ano de 2024 e empreendedora.

Copia_de_340x340px_2_optimized_110-300x300 Nova onda de mulheres 60+ que são empreendedoras em Osasco
Alice Miranda, Miss Melhor Idade 2024.

Alice conta que sempre vendeu pães artesanais e pães de mel para completar a renda, mas em 2023 começou a empreender com o artesanato, na confecção de bonecas Abayomis. Ela nos contou um pouco sobre as dificuldades de empreender, “preconceito, com as bonecas, no ramo da beleza”. Ela também nos disse que dedica pelo menos três dias da semana para o seus empreendimentos. “Faço umas três vezes por semana, entre pão artesanal, pão de mel e bonecas”. Apesar dos programas de auxílio às empreendedoras 60+, Alice nos contou que não conseguiu muito apoio:  “ainda não tive apoio total, o Sebrae vai me ajudar agora que fui fazer um cursinho de empreendedorismo. Vou fazer Mestra do Saber para dar oficinas de Abayomis”.

Copia_de_340x340px_optimized_110-300x300 Nova onda de mulheres 60+ que são empreendedoras em Osasco
Pão artesanal da Dona Alice Miranda.

 Além da Dona Alice a cidade de Osasco tem outras mulheres 60+ que também empreendem. A dona Aguimar também possui um negócio, o GR Guias, onde vende peças artesanais pelo Instagram. Ela também nos contou como começou a empreender, e quais os desafios que enfrenta “Na pandemia para uma renda extra, as dificuldades de quem vende e onde vende se não temos apoio da cultura”. Aguimar disse que recebeu apoio fazendo cursos no Poupatempo de Osasco. Essas e outras mulheres vivem dia após dia o desafio do empreendedorismo na terceira idade, mas não deixam de ter alegria e determinação. 

Com desafios e conquistas, cada mulher carrega um lembrete de que brilho da vida não se apaga ao longo dos anos, apenas ganha novas formas. Assim elas continuam buscando vencer o etarismo e ganhar cada vez mais seu espaço, fazendo sempre um convite a sociedade: nunca é tarde para realizar seus sonhos.

Leia também: Do consultório à cozinha: brownies artesanais se tornam negócio de sucesso

FONTES:

Qualificação profissional 50 e 60+

Empreendedorismo sênior

GR guias:    https://www.instagram.com/grguias?igsh=bm5yNDB0NmdtNzg5

 

taispereira2812

Estudante de Letras, apaixonada por escrita. Buscando levar informações com leveza.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *