Mulheres Empreendedoras de Osasco: A Força das Amigas Confeiteiras

 Mulheres Empreendedoras de Osasco: A Força das Amigas Confeiteiras

Vanessa, fundadora do Amigas Confeiteiras

Por Emanuel Lima

 

Descubra como o projeto Amigas Confeiteiras” está transformando a vida de mulheres empreendedoras em Osasco. Iniciado por Vanessa, da “Delícias da Nega”, o grupo promove cooperação, reduz custos e fortalece a economia local. 

Leia mais sobre essa inspiradora iniciativa de empreendedorismo feminino.

Em meio aos desafios e desigualdades, um grupo de mulheres em Osasco está transformando suas vidas e a comunidade através do empreendedorismo. Osasco, uma das 100 melhores cidades brasileiras para se viver, enfrenta dificuldades como qualquer outra, mas também abriga histórias inspiradoras de superação. Um exemplo notável é o projeto “Amigas Confeiteiras”, que tem impactado positivamente a vida de várias mulheres na região.

Iniciado em 2023 por Vanessa, proprietária da confeitaria “Delícias da Nega”, o “Amigas Confeiteiras” surgiu como uma resposta solidária às dificuldades enfrentadas pelas confeiteiras locais. Vanessa, que produzia doces em casa e realizava entregas, viu suas vendas crescerem significativamente graças ao engajamento nas redes sociais, especialmente no Instagram.

 

Desafios da Inflação

Com a inflação elevando os preços dos ingredientes, aumentar o valor dos produtos parecia inevitável, o que poderia reduzir as vendas e comprometer a sustentabilidade dos negócios. Determinada a encontrar uma solução, Vanessa decidiu unir forças com outras confeiteiras da região.

 

União e Cooperação

Vanessa convidou algumas “concorrentes” para formar um grupo de compras, visando melhorar a negociação com fornecedores e reduzir os custos de insumos. A iniciativa foi um sucesso, e hoje 53 confeiteiras participam do grupo, que continua aberto para novas integrantes. Quanto maior o grupo, maior o poder de negociação, beneficiando todas as participantes e a comunidade local.

 

Confraternização e Crescimento

O projeto teve tanto êxito que, no dia 4 de novembro de 2024, foi realizado o evento “Confraternização das Confeiteiras” no Buffet Espaço Mágico, gentilmente cedido para a ocasião. A confraternização contou com brindes, gincanas e muita alegria, celebrando a união e o crescimento das empreendedoras.

 

Impacto na Comunidade

Desde confeiteiras que trabalham em casa, sob encomenda e entrega por aplicativos, até aquelas com lojas físicas, todas se beneficiam do “Amigas Confeiteiras“. O projeto fortalece os negócios individuais e contribui para o desenvolvimento econômico e social da região, mostrando que união e cooperação podem superar qualquer desafio.

 

 

União e Multiplicação: Da Cozinha de Casa para um Grande Empreendimento

Com a união das confeiteiras, o poder de barganha e o potencial aumentaram. Hoje, Vanessa realiza um sonho e inaugura a produção da “Delícias da Nega” em um espaço de 120m². O que antes parecia impossível agora é realidade – e apenas o começo.

 

Prosperar e Ajudar

O sucesso das confeiteiras beneficia a comunidade em diversas frentes: gera empregos diretos e indiretos, fortalece a economia local e inspira novas iniciativas. Pensando no bem-estar da comunidade, algumas das confeiteiras se uniram em outra empreitada. Vanessa, Suellen e outras organizaram eventos de aniversário para crianças carentes. Em um deles, duas crianças puderam ter uma festa como nunca antes. Em outro, uma senhora de 76 anos celebrou seu aniversário no Buffet Espaço Mágico. Um sonho realizado, fruto do trabalho voluntário das amigas confeiteiras de Osasco.

 

Conclusão

Apesar dos desafios, com criatividade, coletividade e coragem, essas mulheres prosperam. Unindo-se por um bem maior, elas se apoiam e divulgam umas às outras. Assim, a concorrência transforma-se em cooperação, e todos saem ganhando: as confeiteiras, os clientes e a sociedade. Que o exemplo das “Amigas Confeiteiras” sirva de inspiração para todos nós.

A atitude das pessoas, somada à iniciativa e à resiliência, está fazendo a cidade evoluir, como você pode conferir aqui.

Emanuel Lima

Estudante de Jornalismo na Ampli e formado em Gestão de Recursos Humanos pela FAM. Atualmente, em transição de carreira de Corretor de Imóveis para Jornalismo. Estudante de Informática para Internet na FAT, Web Designer iniciante, tutor e empreendedor.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *