Mães lideram Movimento Ativismo PCD em Osasco

Ação iniciada por 15 mães já representa mais de 450 famílias
Abril é o mês da conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), um período dedicado ao debate sobre inclusão e acessibilidade. No Brasil, a ausência de políticas públicas efetivas ainda impõe grandes desafios às famílias. Em Osasco, um grupo de mães decidiu agir. Desde 2018, o Movimento Ativismo PCD Osasco luta por direitos e melhores condições para pessoas com TEA.
Criado em frente à Policlínica da Zona Norte, o movimento teve início com cerca de 15 mães e, hoje, reúne aproximadamente 450 famílias. Moradora da Zona Sul de Osasco, mãe atípica e uma das fundadoras do grupo, Raquel Dias, conta que o foco principal do trabalho é garantir melhores condições de vida para as pessoas com TEA: “Para isso, estamos sempre em diálogo com o Executivo e o Legislativo do município. Nós realizamos ações de conscientização em escolas e empresas, além de promover eventos de sensibilização”, afirma.
Principais desafios
Para Raquel, o maior desafio enfrentado no início da iniciativa foi a falta de uma rede de apoio estruturada. A recepção da comunidade, por outro lado, tem sido extremamente positiva, com grande acolhimento. Já o poder público, embora respeite o movimento, nem sempre torna o caminho fácil.
Segundo ela, a maior barreira à acessibilidade enfrentada pelas pessoas com TEA e suas famílias ainda está na atitude das pessoas. Muitas vezes, os obstáculos não estão na infraestrutura, mas na falta de compreensão e empatia com as pessoas e famílias atípicas.
Acessibilidade e espaços públicos
A acessibilidade para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) varia conforme as necessidades individuais, já que cada pessoa pode demandar diferentes níveis de suporte em diversas áreas.
Como destaca Raquel, a acessibilidade ainda é frequentemente entendida de forma simplista, limitada à instalação de rampas: “Quando falamos especificamente de pessoas com TEA, faltam espaços com poucos estímulos sensoriais, que permitam a autorregulação e a prevenção de crises”, ressalta.
Sobre o Movimento Ativismo PCD Osasco
Com sete anos de atuação no município de Osasco, o Movimento Ativismo PCD atua de forma independente e está aberto a todas as pessoas que desejam conhecer seu trabalho. Confira o Instagram para acompanhar a atuação do movimento: @ativismopcd.