Cultura

Jota.Pe: de Osasco para o Grammy Latino

Por Isabela Tota

29/11/2024

 

“É uma honra estar aqui. Ver que o meu sonho é possível, perceber que viver de música é possível para um cara preto de Osasco”, declarou Jota.Pe em seu discurso após conquistar as três categorias em que concorria no Grammy Latino. O artista, de 31 anos, nascido em Osasco (SP), vem de uma família de músicos e participou do programa The Voice Brasil em 2017.

Jota.Pe venceu nas categorias Melhor Canção em Língua Portuguesa, com a música Ouro Marrom; Melhor Álbum de Música Popular Brasileira/Música Afro-Portuguesa Brasileira, com o disco Se o Meu Peito Fosse o Mundo; e Melhor Engenharia de Som, também por Se o Meu Peito Fosse o Mundo.

Em um vídeo publicado em seu Instagram, o artista destacou que sua conquista é fruto de muito esforço e dedicação, mas também de oportunidades que surgiram ao longo de sua trajetória. Ele enfatizou o papel da família e dos amigos no seu sucesso: “Muitos amigos, que podiam estar fazendo qualquer outra coisa, mas foram aos meus shows para me apoiar.”

Jota.Pe também relembrou um episódio marcante de sua carreira: “Eu fui fazer um show no Ipiranga, em São Paulo, e não foi ninguém. Estavam só eu e o dono do bar, mas decidi que faria aquele show inteiro, e fiz. Uma hora inteira. Era porque eu precisava provar para o dono do bar e, principalmente, para mim mesmo, que o problema de estar vazio não era eu.”

Após momentos difíceis, como o desse show, o músico começou a se destacar na cena musical. Os bares vazios deram lugar a casas de shows lotadas. Jota.Pe já realizou três turnês na Europa, com outra programada para 2025, e tocou nos Estados Unidos. Seu álbum Se o Meu Peito Fosse o Mundo foi o vencedor do Grammy Latino em 2024, consolidando seu nome na música brasileira. Além disso, ele é autor de Crônicas de um Sonhador, lançado em 2015, que marcou sua estreia na carreira musical.

Jota.Pe prova que sonhos podem se transformar em realidade, mesmo diante dos maiores desafios, levando o talento de Osasco para o mundo.

Isabela Tota

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal Fluminense (UFF) e envolvida em projetos sociais como voluntária.

Recent Posts

Empreendendo na Favela – A Linha Tênue da Persistência

Empreendendo na Favela Ser morador de favela e empreendedor é um desafio diário. No entanto,…

2 horas ago

Na periferia de Osasco, a busca por informação abre caminho para políticas públicas mais efetivas

Em meio ao ritmo vibrante e aos desafios cotidianos da periferia de Osasco, uma questão…

1 dia ago

Tempo de tela é prejudicial ao sono, apontam pesquisas

Há pouco mais de dez anos, os dispositivos inteligentes têm entrado e integrado à vida…

2 dias ago

Desafios e conquistas da educação infantil em Osasco

A educação infantil é a base do desenvolvimento humano e social. Em Osasco, município da…

3 dias ago

O Segredo das Borboletas de Osasco

O Borboletário Municipal de Osasco, localizado no Parque Ecológico Ana Luiza Moura Freitas, configura-se como…

4 dias ago

Mães lideram Movimento Ativismo PCD em Osasco

Abril é o mês da conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), um período…

1 semana ago