Inspiração Juvenil: educação financeira em Osasco
Nas periferias, jovens visionários vão além das práticas convencionais das salas de aula, explorando novos caminhos através dos estudos sobre finanças e empreendedorismo. Em sua busca por um futuro extraordinário, enfrentam desafios, buscando aprender o novo mesmo diante de ensinamentos limitados. Com determinação, esses jovens superam os obstáculos, por meio do conhecimento.
Para ilustrar, conduzimos uma entrevista com Deivyd Barros, jovem de 18 anos e estudante da Escola Estadual Josué Benedicto Mendes. Ele se destaca como medalhista de ouro no torneio de Educação Financeira da Barkus, em parceria com o Instituto XP, e atual detentor da medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Investimentos em 2023. Deivyd não se contenta com a ideia de que as coisas são difíceis; pelo contrário, ele trabalha ativamente para moldar seu futuro e se tornou uma fonte de inspiração para seus colegas.
A trajetória financeira de Deivyd iniciou aos seus 13 anos, influenciado pelo seu irmão mais velho. Atraído pelo universo dos investimentos e finanças, ele iniciou seus estudos online, conhecendo os concursos financeiros nos quais participou. Além disso, possui a certificação CPA-10 pela Anbima, destinada a profissionais que desejam desempenhar a função de vendedor de produtos de investimentos. Seu aprendizado, participação em torneios e investimentos foi realizado por meio da vasta gama de conhecimentos disponíveis na internet, evidenciando a influência das plataformas digitais nos jovens.
Constatando a falta de instrução que muitos enfrentam, ele é a exceção e busca transmitir ensinamentos além do currículo. Ele destaca: “O empreendedor é aquele que faz diferente da grande maioria”, baseando suas conquistas na mentalidade diferenciada. Sobre as medalhas, compartilha: “O sentimento é que estou no caminho certo, os resultados me motivam para continuar estudando e quem sabe um dia criar uma olimpíada.”
Ao explorar a educação financeira, ele conectou-se com diversas pessoas que compartilham o desejo de transformar o Brasil para melhor. Em colaboração com uma colega de sua instituição, iniciou a composição de um livro inspirado em Edu Lyra, figura que emergiu da periferia de Guarulhos. Deivyd explica: “O intuito do nosso livro é levar referência e esperança para juventude brasileira. A gente entrevistou 13 personalidades empreendedoras, em sua maioria, desde jovens empresários, a empreendedores sociais para levar referência para juventude. O livro conta com o prefácio escrito por Edu Lyra, tem um comentário de Thiago que trabalha no google, e histórias empreendedoras como Nathalia Arcuri, Lucas Faro, Lemaestro, Daniel Dias.” Ele complementa: “Minha missão com esse livro é colocá-lo em todas as escolas públicas do estado de São Paulo.”
O lançamento do livro está previsto para 2024, inicialmente no Teatro Municipal de Osasco. A mensagem que Deivyd é clara: mesmo em situações desfavoráveis, é possível alcançar lugares inacreditáveis. Entre o livro e investimentos, ele dedica-se intensamente aos estudos, seguindo uma rotina bem organizada com o auxílio do Trello e seus respectivos horários. Quanto à educação financeira nas escolas, ainda não é uma realidade, mas Deivyd acredita que possa se tornar em breve.
“Aos jovens, digo para não acreditarem nas mentiras que lhe foram contadas. E principalmente, é muito difícil a gente chegar onde almejamos, mas é possível. Assim já é um ótimo motivo para começar no hoje, e quem sabe o amanhã seja mais interessante”, conclui Deivyd.
Leia também: Racismo estrutural na educação: desafios e vozes do corpo docente em Osasco