Importância do empreendedorismo para as mulheres nas periferias
Empreendedorismo
Empreender é a iniciativa de implementar novos negócios ou mudanças em empresas já existentes. É um termo muito usado no ramo empresarial e também está relacionado com a criação de produtos novos, geralmente, envolvendo inovações e riscos, proporcionando valor econômico, social e ambiental por meio de soluções que atendam às necessidades do mercado e gerando lucro e impacto positivos.
Importância para as mulheres
Além de contribuir para o crescimento da economia e para a geração de empregos, o empreendedorismo feminino também transforma as relações sociais. Quando mulheres alcançam a autonomia financeira, não precisam mais se submeter a relacionamentos abusivos, pois não dependem mais de terceiros para se sustentar, obtendo inclusão e usando a tecnologia como ferramenta de trabalho. Também fazem com que as pessoas obtenham produtos ou serviços que antes não conseguiam, contribuindo para a melhora na economia, observando todos os meios que ainda não foram explorados em certas regiões. Exemplo: a abertura de um salão de beleza em uma periferia ou um produto que algumas pessoas tinham dificuldade de comprar devido ao valor e chegou em tal região com um ótimo custo benefício, graças ao empreendedor.
Mulheres que empreendem nas periferias
A cada ano que passa, o empreendedorismo ganha força para o cenário atual dos brasileiros. Com isso, o empreendedorismo social feminino tem se fortalecido, principalmente nas periferias do Brasil. Diante de qualquer perspectiva de suporte e inovação, as mulheres estão transformando carência em abundância de respostas criativas em setores como beleza, educação e saúde, gerando impacto social nas periferias e ajudando pessoas com vulnerabilidade social e econômica.
Com a crise do coronavírus, homens e mulheres não foram afetados de forma igual. Nos postos de trabalhos fechados, 9 em cada 10 vagas eram de mulheres. Portanto, a necessidade de ganhar dinheiro para o sustento da família foi difícil. Dentre essas situações, diversas mulheres, principalmente mulheres negras, foram afetadas, criaram seu próprio negócio em busca de um sustento e procuraram alcançar pessoas em situação de vulnerabilidade.
Projetos que impulsionam o empreendedorismo periférico
Existem diversos projetos que dão suporte para empreendedores periféricos, principalmente mulheres. Dentre alguns deles, estão: Empreende Aí, uma escola de negócios fundada em 2015, na cidade de São Paulo, cujo objetivo é formar e capacitar prioritariamente novos micros e pequenos empreendedores em comunidades, por meio de cursos presenciais e on-line; Favela Holding, que promove a diversidade e o desenvolvimento social, econômico e ambiental por meio do empoderamento de grupos e territórios vulnerabilizados. Além de oferecer educação empreendedora e aceleração de negócios e projetos, atuam no desenvolvimento de metodologias de ensino, trilhas de inovação e impacto social, elaboradas para preparar pessoas ao futuro do trabalho e; Aliança empreendedora, uma organização que apoia empresas, organizações sociais e governos a desenvolverem modelos de negócios inclusivos e projetos de apoio a microempreendedores que atuam, especialmente, em comunidades urbanas em diversas localidades em todo o Brasil.
Conclusão
É importante ressaltar que diversas mulheres de periferias que abrem seus negócios não buscam apenas lucros, mas levar os resultados de seus investimentos e paixões para pessoas que gostam de aproveitar o serviço ou que desejam ter um produto que antes poderia ser complexo. Com muito carinho e luta, mulheres incríveis conquistam cada vez mais seu espaço, tornando-o inclusivo para todos.