Gabrielly Teixeira: Arte de São Paulo para o Mundo
Por: Luisa Scandorilli
Data: 13/09/24
Natural e residente da zona norte de São Paulo, Gabrielly Teixeira é formada em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário(FMU)e transforma suas experiências pessoais e críticas em obras que exploram a sociedade e suas complexidades. Com um olhar intuitivo e autodidata, ela utiliza suas vivências na capital paulista para expressar suas visões por meio da arte e do desenho.
Início modesto e evolução no mercado
De acordo com Gabrielly, suas obras eram feitas com o que ela tinha em casa. “Nunca tive os melhores materiais. Na adolescência, eu ia juntando os trocados de passagem para comprar minha primeira aquarela”, completa.
A artista conta que usava o verso das capas de apostilas da escola como um papel mais grosso pra conseguir pintar com tinta. Através de seus primeiros trabalhos remunerados, Gabyconseguiu ter os materiais necessários para execução de sua arte.
Segundo ela, no começo, seus produtos eram vendidos a preços baixíssimos. “Lembro que há uns anos eu vendia trabalhos artesanais por 25 reais, mas com o tempo fui aprendendo a valorizar e colocar um valor justo pelo meu trabalho. Hoje, apesar de ainda não ter alcançado um valor ideal, já consigo colocar um preço mais justo e de acordo com a qualidade dele”, afirmou a artista.
Expansão e reconhecimento nacional: projeto comemorativo da HelloKitty
A paulista ainda ressalta que sempre gostou de trabalhar com várias técnicas diferentes, em várias áreas do artesanato. Recentemente, a artesã decidiu compartilhar mais de seu trabalho na internet, ampliando a divulgação de suas criações além dos desenhos e pinturas. Agora, a criadora também exibe suas peças de esculturas em cerâmica, miniaturas – como pingentes e bonecos decorativos e colecionáveis –, além de maquetes, habilidade que adquiriu durante sua graduação em arquitetura e em experiências como maquetista.
Esta nova fase de exposição proporcionou uma oportunidade singular para Gabrielly: a artista foi selecionada para customizar uma escultura comemorativa dos 50 anos da icônica personagem HelloKitty. A escultura não apenas celebra o legado cultural da personagem, mas também sua influência no universo pop global.
Para Gabi, esse projeto representa um marco significativo em sua carreira, oferecendo o reconhecimento de seu trabalho e a chance de colaborar com uma marca de alcance internacional.
O concurso promovido pela Sanrio, destinado a artistas de todo o Brasil, recebeu mais de 500 inscrições. Gabrielly apresentou o projeto “ArtKitty”, uma personalização da escultura que incorpora diversas técnicas artísticas, incluindo pintura, colagem, modelagem e costura, refletindo sua identidade como artista multidisciplinar. Ela realizou a pintura da escultura em um ateliê aberto localizado em uma estação de metrô, interagindo com milhares de pessoas durante o processo. A experiência, descrita por ela como incrível, permitiu uma conexão direta com o público.
A escultura personalizada pela artista, juntamente com outras 49 peças de diferentes artistas, foi inicialmente exibida em São Paulo e agora está em exposição em Belo Horizonte, com planos de continuar sua jornada por outras cidades do Brasil.
Processo criativo e abordagem artística
Apesar de já ter feito um curso rápido de desenho em 2018,Gabrielly se considera autodidata. De acordo com ela, assim como tocar um instrumento, a evolução artística só acontece com muito treino. É preciso ir praticando, estudando e juntando referências para um pleno aprimoramento nas obras.
Gaby afirma que seus trabalhos de artesanatos passam por uma grande ideia traduzida em alguns rascunhos, dessa forma, trabalha livremente na criação dos detalhes da nova escultura. “É um processo mais livre e prazeroso pra mim”, ressalta ela.
Em relação ao trabalho com as telas, a artista relata ser um processo mais lento: a ideia vem geralmente de algum sentimento que deseja expressar. “Faço vários estudos de referência, planejo composição, cores e como vou transmitir isso na obra. É algo mais profundo, que demora mais tempo, mas no fim são as obras que mais me orgulho”, frisa.
Em seu site oficial, é possível conhecer mais sobre o trabalho de Gabrielly Teixeira, detalhes sobre suas obras e participações artísticas. Além disso, a artesã compartilha regularmente o processo criativo e oferece dicas em suas redes sociais.