Favela em Foco: pré-candidata a vereadora, Nete Passos defende iniciativas de assistência jurídica e psicológica nas favelas de Osasco

 Favela em Foco: pré-candidata a vereadora, Nete Passos defende iniciativas de assistência jurídica e psicológica nas favelas de Osasco

Imagem: Pré-candidata Evanete Passos. Créditos: Reprodução/Redes Sociais

Por: Isabela Valukas

25/07/2024

Com a aproximação das eleições municipais de 2024, o Jornal Aborda, movido pelo objetivo de promover uma sociedade mais consciente, igualitária e justa, dá continuidade à série de entrevistas com os(as) pré-candidatos(as) a vereador(a) da cidade de Osasco. Atualmente, há 21 cadeiras a serem pleiteadas na Câmara dos Vereadores, e os candidatos mais votados no dia 6 de outubro deste ano ocuparão o cargo pelos próximos quatro anos.

A entrevistada desta edição é a pré-candidata Evanete Passos (AVANTE-SP), mais conhecida como Nete Passos. Nascida na cidade de Simplício Mendes, no Piauí, Evanete é empreendedora e atua no ramo da beleza e dos cuidados pessoais há mais de 30 anos. Atualmente, ela tem seu próprio salão de cabeleireiro, localizado em Alphaville, na cidade de Santana de Parnaíba (SP). Mora em Osasco há 40 anos, é viúva, mãe e avó.

Leia mais:

Confira a entrevista concedida por Nete Passos ao Jornal Aborda.

Jornal Aborda: Por que você decidiu ingressar na vida política como pré-candidata a vereadora? 

Nete Passos: No passado, eu recebi propostas para ingressar na política, em virtude do trabalho social que faço há muitos anos no Jardim Bonança, bairro onde moro. Na época, não houve interesse da minha parte, porque eu não acreditava na mudança. Porém, hoje, penso diferente e tenho uma nova visão sobre a evolução que aconteceu na cidade de Osasco. Recebi o convite para fazer parte do Partido Avante, onde fui muito bem recebida e me filiei. Tive total apoio do Deputado Estadual Gerson Pessoa (PODE), que sairá como pré-candidato ao cargo de prefeito da cidade. O trabalho dele e da atual gestão do prefeito Rogério Lins (PODE) promoveram mudanças nas quais acredito e às quais temos que dar continuidade. Por tudo isso decidi continuar meu trabalho social e ampliar os atendimentos que já faço

Jornal Aborda: Dos projetos que você planeja para a cidade, qual considera mais importante? Por quê?

Nete Passos: Tenho como objetivo fortalecer alguns projetos nos quais já atuo de forma direta, que são o trabalho social e o atendimento para mulheres e crianças vítimas de violência doméstica. Quero intensificar esse trabalho de forma clara e objetiva, podendo auxiliar as vítimas desses casos com todo o suporte necessário. 

Jornal Aborda: De que forma as periferias de Osasco se encaixam nas suas propostas? Como você pretende atuar para favorecer a vida das pessoas que moram nas comunidades?

Nete Passos: A comunidade é a minha área de atendimento desde que atuo em trabalho social. Eu moro no Jardim Bonança, na zona norte de Osasco, sempre morei aqui. Por estar ao lado das comunidades, eu vejo e presencio a vulnerabilidade social dessas pessoas menos favorecidas. Eu quero e vou continuar o trabalho nessas áreas, que são minha prioridade. 

Jornal Aborda: Dentre os seus projetos, enquanto candidata, está a oferta de suporte às famílias que precisam de ajuda jurídica e psicológica. Como você percebeu que essa era uma demanda da cidade? Como você, caso eleita, pretende implementar essa medida?

Nete Passos: Como disse anteriormente, eu atuo com pessoas em vulnerabilidade social e, através desse trabalho, atendo constantemente mulheres e crianças que são vítimas de agressão física e psicológica, que, por falta de recursos ou atendimento, acabam não buscando seus direitos. 

Jornal Aborda: Por fim, gostaria de saber se, eventualmente, com o avanço dos prazos determinados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a senhora divulgará um documento mais detalhado com os seus projetos para a cidade.

Nete Passos: Eu tenho alguns projetos para apresentar e executar caso ganhe a eleição. Está dentro das minhas prioridades. Irei trabalhar com divulgação objetiva a fim de deixar claro que não se trata de promessas, e sim de objetivos que tenho como prioridade realizar. 

As opiniões e visões expressas pela pré-candidata entrevistada não representam as visões ou opiniões deste jornal.

Isabela Valukas Gusmão

Jornalista, formada pela UMESP, e Nutricionista, formada pela USP. Trabalhou como redatora na empresa Olhar Digital, na editoria de Ciência e Espaço; e também foi estagiária na Rádio BandNews FM.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *