Estado de SP apresenta queda nos índices de educação básica, apontam resultados do Ideb
Por: Luisa Scandorilli
Data: 14/01/25
Os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica( Ideb) mostram que o estado de São Paulo apresentou queda nos índices de educação básica entre 2021 e 2023.
O Índice é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Redes privada
Os índices de desempenho educacional no Brasil indicam um nível piora em 2023, especialmente no ensino médio. Dados do Ideb mostram oscilações nos resultados do ensino fundamental e médio entre 2019 e 2023
No ensino fundamental – anos iniciais (1º ao 5º ano) –, a média nacional foi de 6,7 em 2019, caiu para 6,3 em 2021 e subiu para 6,5 em 2023. Já nos anos finais (6º ao 9º ano), a pontuação manteve-se estável entre 2019 e 2021, com 5,5, mas caiu para 5,4 em 2023.
O ensino médio apresentou os piores índices. Em 2019, a média nacional foi de 4,6, subiu para 4,7 em 2021 e voltou a cair, registrando 4,5 em 2023.
Rede Pública
A rede pública estadual de São Paulo apresentam resultados preocupantes em 2023, com quedas significativas em alguns segmentos da educação básica.
No ensino fundamental – anos iniciais (1º ao 5º ano) –, houve uma ligeira melhora, passando de 6,1 em 2021 para 6,2 em 2023. Contudo, nos anos finais (6º ao 9º ano), o desempenho caiu de 5,3 em 2021 para 5,1 em 2023, evidenciando dificuldades na progressão do aprendizado.
A maior queda foi observada no ensino médio, onde o índice passou de 4,4 em 2021 para 4,2 em 2023, confirmando a tendência de piora nos resultados desse segmento educacional.
Especialista
Fernando Cássio, professor da Faculdade de Educação da USP, afirma em entrevista que a solução passa por investimentos robustos em qualidade educacional e valorização dos educadores.
“Quando a gente tem um ensino escolar sólido, o resultado na avaliação vai ser um bom resultado, é uma consequência meio imediata. Mas quando o objetivo da educação passa a ser ir bem na avaliação — e aí os governos passam a criar mecanismos para obrigar as pessoas a treinarem para avaliação, criar mecanismos de recompensa individual —, a gente desvirtua totalmente quais são os objetivos da educação e quais são as funções sociais da escola pública”, explicou.
O professor destacou ainda que melhorias nos resultados dependem de material de alta qualidade, professores bem formados e valorizados, com treinamento adequado, e escolas com infraestrutura adequada. “Isso é determinante nos resultados das avaliações”, completou.
Governo de SP
Em entrevista a Secretaria de Estado da Educação afirmou que os resultados do Ideb reforçam o diagnóstico feito pelo governo sobre a defasagem no aprendizado e a necessidade de medidas para recuperar o déficit acumulado.
O que é o Ideb
Segundo o Ministério da Educação, o Ideb reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações.
O índice é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
“O índice também é importante condutor de política pública em prol da qualidade da educação. É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade para a educação básica, que tem estabelecido, como meta para 2022, alcançar média 6 – valor que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável ao dos países desenvolvidos”, explica o ministério.