Empreendedorismo

Espaço cultural em Osasco expõe diversos trabalhos de artistas empreendedores.

Empreendedorismo

É um processo de identificar oportunidades de negócios, desenvolver ideias inovadoras e criar empreendimentos, investindo em recursos e competências na criação de um negócio, projeto ou movimento que seja capaz de alavancar mudanças e gerar um impacto positivo. O empreendedor é aquele que tem capacidade de gerar ideias e transformá-las em ações, que inicia algo novo, que vê o que ninguém vê, aquele que realiza antes.

Espaço Cultural

Atualmente, várias pessoas começaram a empreender, abriram seus negócios e entraram aos poucos no mercado de trabalho, apresentando seus serviços e produtos na sociedade de forma que possam agregar, sejam eles inovadores ou não. Victhoria, 25 anos, mora em Osasco (São Paulo) e faz parte de um espaço cultural junto com seus irmãos, Matheus e Bárbara. O espaço cultural tem uma casa chamada Gardê Brechó e fica localizada em Osasco. O brechó tem uma curadoria maravilhosa feita por Matheus. O espaço também dispõe de um bar e cozinha sazonal, onde a Bárbara demonstra sua paixão pela cozinha. Além disso, o espaço cultural conta com uma galeria de arte, onde os artistas expõem suas obras; um estúdio de tatuagem, o OGEID; e um ambiente para shows, DJS, saraus, com sofás e mesas aconchegantes. Na casa, ficam expostas todas as obras da Victhoria e de vários outros artistas que ela conheceu ao longo dos anos.

Empreendendo em Osasco

Diante de toda a informação, pesquisa e tecnologia, os empreendedores cresceram bastante. Com isso, aumentou também o número de microempreendedores em Osasco, apresentando seus ofícios e demonstrando que dá para ganhar dinheiro abrindo seu próprio negócio e fazendo o que ama. “A minha história no empreendedorismo começou em 2018, quando eu tive minha primeira experiência pintando quadros, depois de adulta. Aquele momento virou uma chavinha na minha cabeça e me proporcionou sentimentos maravilhosos. Então decidi continuar realizando pinturas e customizações de roupas, depois fui testando outros materiais e me encontrei por completo no biscuit”, comenta Victhoria sobre o início de sua trajetória com o biscuit.

Muitas pessoas costumam pesquisar e planejar para decidir o que vão empreender, quando vão abrir o seu próprio negócio, que tipo de serviço ou produto vão oferecer aos seus clientes. Victhoria conta que “Entre todas as variações de arte que faço, as minhas favoritas são as esculturas de luminárias em biscuit”.

                     (esculturas de luminárias em biscuit)

No entanto, desde o começo da trajetória, as dificuldades vão surgindo para as pessoas, algumas desistem e outras pensam em como podem ser uma pessoa mais criativa para inovar seu próprio negócio. “Minha maior dificuldade é ser criativa virtualmente, pois a tecnologia vem trazendo muitas ferramentas para divulgação dos trabalhos. É um universo diverso e que muitas vezes nos coloca em situações de frustração. Então manter uma página em redes sociais é minha maior dificuldade atualmente”, diz Victhoria.

Quem empreende sempre tem sua própria motivação para continuar, mesmo diante das dificuldades e problemas que surgem ao longo do caminho, que podem até mesmo influenciar no próprio negócio. Victhoria fala que sua maior motivação para empreender são as pessoas. “A maneira como olham minhas obras me traz sensações de que eu sou alguém e faço parte da vida de outras pessoas, gerando nelas um sentimento de prazer por poder apreciar minha arte em sua casa, fazer parte dos seus dias” – comenta Victhoria

                                              (exposição de Victhoria em dezembro de 2023)

Conclusão

Entretanto, é fundamental pontuar que não é fácil, mesmo com todo o avanço tecnológico, existe todo o processo de planejar, pesquisar e entender como o seu negócio pode ser inovador e fazer diferença na sociedade. Assim como Victhoria, todos possuem uma motivação, seja por olhares, seja por palavras. O importante é se planejar, ter determinação, montar estratégias e não deixar que as dificuldades virem pedras no caminho. Empreender não é apenas um meio de ganhar dinheiro, mas de mostrar para a sociedade que suas habilidades e competências podem agregar ao mundo.

Pâmela dos Santos

Redatora do Jornal Aborda. Estudante de Jornalismo, com uma paixão imensa por comunicação e livros. Estuda de tudo um pouco, é uma amante de cinema e adora fotografar eventos e pessoas. Um dos maiores objetivos é levar a informação verdadeira ao mundo.

Recent Posts

Da comunidade ao Grammy Latino

A celebração da música latina no Grammy Latino 2024 Na noite do dia 14 de…

1 dia ago

Mulheres Empreendedoras de Osasco: A Força das Amigas Confeiteiras

Por Emanuel Lima   Descubra como o projeto "Amigas Confeiteiras" está transformando a vida de…

3 dias ago

Apego Fashion: Moda Sustentável e Inclusiva

Por Isabela Tota 15/11/2024 “A Apego Fashion não é apenas uma marca; é uma causa”,…

6 dias ago

A Voz do Jardim Padroeira: Meire Milagre e a Transformação de Vidas

Por: LuisaScandorilli Data: 14/11/24 No Jardim Padroeira, em Osasco, Meire Milagre é uma moradora ativa…

1 semana ago

Vai mudar sua vida? USP oferece evento educativo gratuito sobre empreendedorismo

Por Kleber Miranda 13/11/2024 A USP (Universidade de São Paulo), no Butantã, recebe a Semana…

1 semana ago

Novembro Azul: campanha reforça a prevenção do câncer de próstata e a saúde do homem em Osasco

A campanha Novembro Azul chegou novamente para conscientizar a população masculina de Osasco sobre a…

1 semana ago