Não é só o público feminino que se interessa por cortes de cabelo, penteados e design de sobrancelhas. A procura por barbearias cresce, inclusive, nos bairros periféricos. Essas iniciativas geram empregos, aumentam a autoestima das pessoas e reforçam a identidade cultural das comunidades. Conheça a história do Gustavo, proprietário da Barbearia Du’Morro Gordão Cortes.
Descobrindo a profissão de barbeiro
Gustavo Rodrigues da Silva, 28 anos, proprietário do “Barbearia Du’Morro Gordão Cortes”, localizada em Osasco, começou a sua trajetória profissional no ano de 2018, quando foi trabalhar na barbearia do seu amigo “Bahia”. Com ele aprendeu as técnicas básicas para realizar os cortes de cabelo. Motivado em aprender cada vez mais, estava sempre em busca Ultimate Guide to Watching All Transformers Movies in Order de informação. Curioso assistia diversos vídeos no YouTube para se atualizar sobre as novas tendências.
Após trabalhar alguns meses cortando cabelos, fez um curso profissionalizante em uma escola de cabelereiros localizada no centro de Osasco. Ao se formar, percebeu que as barbearias da redondeza não ofereciam cortes e penteados mais elaborados. Nessa época a moda na quebrada era o estilo de penteado bem colorido, chamado de “camaleão”.
Gustavo foi em busca de cursos que aprimorassem as suas habilidades. Realizou diversos Workshops e treinamentos para aprender a fazer os penteados fio a fio, Mandrake, “poupador”, dimil, selado, corte degrade, navalhado, progressiva, alisamento, luzes, hidratação capilar, barba, sobrancelha e limpeza de pele. Hoje está capacitado a exercer a profissão de cabelereiro e dar aulas.
Montando o seu próprio negócio
Percebendo que os estabelecimentos da região não ofereciam estes tipos de serviços, decidiu montar a sua própria barbearia, a ideia deu tão certo, que sua empresa já tem mais de seis anos atuando na mesma região.
Contudo, abrir sozinho o próprio negócio não é algo simples. Como qualquer pequeno empreendedor, temia que o faturamento dos primeiros meses não fosse suficiente para quitar os débitos com o aluguel e dos custos com produtos e equipamentos. Além disso, cortar cabelos requer habilidade e profissionalismo, e no início de carreira, sempre há o receio de que algum corte não saia exatamente como o que o cliente espera. Mas ele venceu os medos e seguiu em frente, contando com o apoio da sua família que sempre o incentivava.
Além disso, a profissão de barbeiro não garante um salário fixo. O seu lucro mensal está condicionado ao número de atendimentos diários. Uma estratégia que ele utilizou para atrair mais clientes foi publicar seus trabalhos no Instagram, divulgar os serviços nas redes sociais e fazer promoções. Todavia, trabalhar como barbeiro na periferia tem suas peculiaridades, entre elas, alguns clientes acabam virando seus amigos e se sentem à vontade para pedir que ele corte o cabelo fiado. Como não é possível equilibrar as contas trabalhando desta maneira, ele é obrigado a recusar, o que faz com que alguns deles saiam chateados.
Outra ideia que Gustavo teve ao abrir seu primeiro negócio, foi montar uma adega junto com a barbearia, criando assim a “Adega &Barbearia Du’Morro”. Infelizmente ele descobriu que gerenciar duas empresas de segmentos distintos e no mesmo endereço nem sempre é a melhor opção.
O público-alvo da adega não era o mesmo da barbearia e a alta circulação de pessoas consumindo bebidas alcoólicas afastava os clientes que queriam apenas cortar o cabelo. Por esta razão, ele fechou a adega temporariamente, mas não desistiu do projeto, ele planeja reabri-la em outro espaço, que ofereça mais tranquilidade e conforto aos seus clientes.
Os desafios de gerenciar o próprio negócio
Gustavo descobriu na prática, que gerir sua própria empresa é bem diferente de trabalhar como funcionário. É preciso aprender a gerenciar o negócio, conhecer o seu público, os serviços oferecidos pela concorrência, se profissionalizar continuamente e estar atento a cultura local para saber que serviço ofertar.
Para aumentar a capacidade de atendimento, ele planeja ampliar a barbearia, projeto que deve ficar pronto em poucos meses. A reinauguração está prevista para agosto deste ano. Por hora, ele está atendendo sozinho, mas irá contratar outros dois colaboradores para auxiliá-lo com as atividades diárias, porém encontrar pessoas comprometidas com a profissão é mais complicado do que se imagina.
Pensando em contribuir para o crescimento local, Gustavo costuma dar oportunidade a jovens da comunidade, os ensinando a arte do ofício. Contudo, devido a pouca idade, alguns desistem ou descobrem que querem seguir profissões diferentes. Outros colaboradores ficam apenas o tempo necessário para adquirir conhecimento e experiência, depois passam a trabalhar por conta própria.
Gustavo nos conta que abrir um negócio como este na periferia de Osasco não é fácil, mas é muito recompensador, de acordo com ele: “Quem quiser seguir nessa área deve ser persistente, correr atrás de conhecimento e manter o foco, como isso é possível chegar muito mais além”.
Informações:
Barbearia Du’Morro Gordão Cortes
Local: R. Morrinhos, 500 – Jardim Munhoz Junior, Osasco – SP, 06246-090
Horário de atendimento: 10h às 20h
Telefone: (11) 98125-2234
Instagram: @Gordao_cortes_
A celebração da música latina no Grammy Latino 2024 Na noite do dia 14 de…
Por Emanuel Lima Descubra como o projeto "Amigas Confeiteiras" está transformando a vida de…
Por Isabela Tota 15/11/2024 “A Apego Fashion não é apenas uma marca; é uma causa”,…
Por: LuisaScandorilli Data: 14/11/24 No Jardim Padroeira, em Osasco, Meire Milagre é uma moradora ativa…
Por Kleber Miranda 13/11/2024 A USP (Universidade de São Paulo), no Butantã, recebe a Semana…
A campanha Novembro Azul chegou novamente para conscientizar a população masculina de Osasco sobre a…