Empreendedorismo pessoal: navegando pelas oportunidades do Ano Novo

 Empreendedorismo pessoal: navegando pelas oportunidades do Ano Novo

Descubra como cultivar suas habilidades, superar o desemprego e construir um caminho único para o sucesso profissional e pessoal neste novo ano.

O Ano Novo começou e, com um ano novinho em folha, nossa cabeça e nosso coração estão esperançosos, cheio de pensamentos e sentimentos de novas possibilidades, rumo a nossos objetivos. Os pedidos são os mais variados, dentre eles, um pedido que grande parte da população brasileira está fazendo, que é o de pedir por um emprego.

O ano de 2023 não foi fácil para quem está à procura de trabalho; muitos profissionais voltaram para o mercado, isso em diversos setores, o que mexeu não somente com a economia, mas também com a autoestima desses profissionais. Muitas entrevistas sem retorno, processos seletivos intermináveis, entre outras situações que, por vezes, fazem o profissional questionar até mesmo suas competências.

É uma situação delicada e extremamente desgastante para os candidatos e, quando estamos imersos em um problema, no caso, o desemprego, temos a tendência de voltar o nosso olhar somente para o fator externo, no entanto, gostaria de propor algo: você já se olhou internamente? Como você está se desenvolvendo no campo profissional e pessoal? Vamos falar um pouco sobre empreendedorismo pessoal.

Para quem está dentro e fora do mercado de trabalho, a dica é que é de extrema importância saber sobre empreendedorismo pessoal. Geralmente quando pensamos em empreender associamos a uma empresa, mas empreender não é só isso, é também uma atitude. O empreendedorismo pessoal nada mais é do que uma maneira de desenvolver suas habilidades e autoconhecimento para que possa avançar na sua vida como um todo, ora cultivando uma iniciativa inovadora para seu campo de atuação, ora com boas formas de renovação, e não necessariamente visando criar um novo negócio profissional, mas sim, com o objetivo pessoal.

Elencamos algumas dicas que podem ser um bom ponto de partida: 

1- O primeiro passo para o empreendedorismo pessoal é o autoconhecimento. Como você pode pontuar o que gostaria para sua vida se você não tem conhecimento de si?

Parece uma pergunta até descabida, mas acredite: muitas pessoas não fazem ideia de quem são ou do que gostam, isso porque nunca se olharam em profundidade. Existem maneiras de realizar isso, seja pela leitura de livros específicos de autoajuda ou com o auxílio de um bom terapeuta; partindo desse começo, você verá que suas metas e objetivos ficarão cada vez mais claros. 

2- Após um profundo mergulho em si, o segundo ponto seria educação contínua: mantenha-se curioso.

A curiosidade é um ótimo motor para mover a sua vida! Aprenda coisas novas, não precisa ser necessariamente algo ligado a sua profissão atual, faça algo para passar o tempo, algo que você sinta prazer em fazer, experimente novos horizontes, quem sabe seu caminho ainda não foi descoberto?

mulher_pensando Empreendedorismo pessoal: navegando pelas oportunidades do Ano Novo

3- Seja realista nas suas metas!

Até porque, não estamos propondo um mundo de Alice onde você vai seguir essas dicas e sua vida vai mudar magicamente, estamos falando de realidade, e sabemos o quão dura ela pode ser, mas se você conseguir encontrar as várias rotas que tem pelo seu caminho, pode ser uma ótima forma de aproveitar a viagem.

4- Seja gentil com você mesmo!

Não seja tão duro com você diante das adversidades que enfrenta no caminho, tenha compaixão e não meça a sua régua pela dos outros; saiba reconhecer os seus esforços por menores que sejam, pois são pontes para que boas mudanças aconteçam.

5- Não siga essas dicas à risca!

Não, você não leu errado, na verdade, o que quero dizer aqui é que não existe regra para passar pelo que você está passando; pegue somente o que fizer sentido para sua vida e saiba que você é maior do que qualquer emprego.

Ao investir no desenvolvimento do empreendedorismo pessoal, você estará melhor preparado para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que 2024 e o futuro reserva. Lembre-se de que a jornada empreendedora é única para cada indivíduo, e o aprendizado contínuo é a chave para se destacar em um mundo em constante transformação.

Fontes:

https://pt.linkedin.com/pulse/voc%C3%AA-%C3%A9-seu-pr%C3%B3prio-neg%C3%B3cio-empreendedorismo-pessoal-fabio

https://www.otempo.com.br/opiniao/matheus-vieira/empreendedorismo-como-desenvolvimento-pessoal-1.2280803

Jornal Aborda

1 Comment

  • […] que o motivador principal para iniciar um novo empreendimento é a escassez de empregos. Entretanto o segundo fator motivacional, exposto na pesquisa da […]

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *