Foto: Freepik
Por Emanuel Lima
Revolução silenciosa: empreendedores transformam as favelas de Osasco
Localizada na região metropolitana de São Paulo, Osasco tem se destacado como um polo de empreendedorismo e inovação, ocupando o oitavo lugar no Top 10 das cidades mais empreendedoras do país. Essa ascensão mostra uma revolução silenciosa, onde os munícipes crescem e se ajudam.
Empreender no Brasil não é fácil. Burocracia, inflação e incertezas jurídicas são obstáculos constantes. No entanto, isso não tem impedido o crescimento da região. Em uma garagem, surge uma startup; em outra, uma mercearia que se expande e se torna um mercado.
O povo pelo povo
A atitude das pessoas, a iniciativa e a resiliência estão fazendo a cidade evoluir. Pequenos empresários estão gerando renda e emprego. O relatório da pesquisa Enveador/Enap de 2022, um importante índice de cidades empreendedoras, mostra o município com 7,71 pontos, à frente de Joinville e atrás apenas de São José dos Campos, as únicas três cidades que não são capitais no Top 10.
Programas de apoio como incubadoras e aceleradoras de negócios estão fomentando esse empreendedorismo. No entanto, grande parte da evolução vem de empreendedores informais que, sem renda, enfrentam a dificuldade por necessidade e não têm tempo a perder. Aprendem fazendo e obtêm sucesso pelo próprio esforço.
Impacto social e econômico: um ciclo virtuoso
Como o Estado não dá conta, nas favelas os moradores se mobilizam para enfrentar problemas: organizam mutirões de limpeza, campanhas educativas e projetos culturais. Isso mostra um pouco das características destas pessoas, como resiliência, solidariedade e um forte senso de comunidade. O empreendedorismo nas favelas de Osasco é, acima de tudo, um reflexo da coragem e da determinação dos moradores em buscar alternativas para a geração de renda e melhoria de suas condições de vida.
Muito além da geração de renda, o impacto do empreendedorismo nas favelas contribui para a inclusão social e o fortalecimento da autoestima dos moradores. Uma rede de apoio e colaboração é criada, fortalecendo a comunidade. A circulação de dinheiro dentro da própria comunidade impulsiona a economia local, gerando um ciclo virtuoso de desenvolvimento.
Desafios e oportunidades
Apesar dos avanços, os empreendedores nas favelas de Osasco ainda enfrentam muitos desafios. Nem todos têm acesso a crédito, e a burocracia excessiva e a infraestrutura inadequada são barreiras significativas. No entanto, a determinação dos moradores e o apoio de programas de capacitação e financiamento são fundamentais para superar esses obstáculos.
Políticas públicas são necessárias para o aumento e continuidade do empreendedorismo nas favelas de Osasco. Incentivos para o desenvolvimento econômico e social, parcerias entre governo, iniciativa privada e organizações não-governamentais são essenciais para manter, melhorar e aumentar esse ambiente propício ao crescimento dos negócios locais.
A iniciativa e a resiliência podem transformar realidades. Os moradores de Osasco encontram no empreendedorismo uma alternativa viável para melhorar suas condições de vida e contribuir para o desenvolvimento da cidade. As muitas histórias de sucesso no jornal são testemunhos da força do empreendedorismo como motor de mudança social.
Filha de uma das grandes referências femininas de Osasco, Stephanie Rossi seguiu os passos da…
Quando se pensa em videogame, muitos pensam nos consoles Nintendo ou PlayStation e seus icônicos…
O empreendedorismo feminino no Brasil tem crescido significativamente nos últimos anos, com mais de 10…
Nos últimos anos, a educação em Osasco tem passado por transformações significativas. A cidade, localizada…
A presença indígena em Osasco, embora muitas vezes invisibilizada pelo contexto urbano, é uma realidade…
O Março Lilás é uma campanha de conscientização sobre o câncer de colo do útero,…