Empreendedora vende acessórios africanos e dá dicas de como começar a empreender no meio digital

O empreendedorismo digital é uma prática que tem ganhado cada vez mais adeptos no meio digital, principalmente pela facilidade de começar uma empresa com pouco. 

Para entender um pouco mais sobre este assunto, convidamos a empreendedora digital Márcia Regina, moradora de Osasco, artista que atualmente trabalha confeccionando acessórios africanos exclusivos para vender na internet, para comentar sobre sua experiência como empreendedora digital.

No início da nossa entrevista, perguntamos para Márcia há quanto tempo trabalha com o empreendedorismo digital, e ela nos contou que trabalhou com artes a vida inteira, foi bailarina durante muitos anos e chegou a morar fora do país. Depois que retornou, começou a  pintar, realizou curso de pintura em telas, entrou para economia solidária e foi para a escola de artes com o intuito de estudar desenho para se aperfeiçoar.

Após o nascimento de sua filha em 2013, atualmente com dez anos de idade, começou a explorar novas ideias e a confeccionar acessórios africanos exclusivos para vender e ter uma renda. A artista comenta que não tinha Instagram nem Facebook do negócio, porque sabia que tinha que fazer a sua manutenção: “Eu tinha que cuidar mesmo, tirar fotos, mas não sabia nem como e por onde começar. A partir disso, criei os dois aplicativos há mais ou menos uns seis anos e fui aprendendo aos poucos, fiz alguns cursos com o Sebrae, que me deram a direção do que postar, como fazer isso, e explicaram que eu ia encontrando o meu público ao longo do tempo”.

As redes sociais, são uma importante vitrine para pequenos empreendedores, principalmente para os que vendem apenas no formato online. Nesses espaços, você consegue expor sua marca e alcançar potenciais clientes organicamente, coisa que seria muito difícil fazer no ambiente offline. Márcia comenta que não tinha noção da dimensão da internet quando começou a empreender, e fala de sua experiência nesse ambiente: “Às vezes, as pessoas não se comunicam com você, não te dão nenhum like, mas estão vendo o seu trabalho, estão acompanhando você e isso é interessante, né? Porque você vai contando uma história por meio do progresso, das mudanças que faz dentro do trabalho e o público começa a entender a sua linha de raciocínio, isso é muito legal”.

Foi a partir desse momento, que a artista entendeu a importância das redes sociais para o empreendedorismo, portanto, passou a falar e a divulgar muito o seu trabalho nelas, pois não tem loja física e participa esporadicamente de feiras de artesanato, sendo as redes, o principal meio de exposição, onde comunica sobre os eventos onde está e também sobre as vendas. 

No empreendedorismo digital, existe um conceito muito importante que é o diferencial competitivo, isto é, uma característica única do negócio, e Márcia entende a importância desse conceito, visto que seus acessórios são totalmente exclusivos. Diante do exposto, ela comenta que às vezes recebe ligações de seus clientes solicitando as opções de acessórios e, alguns, já não estão disponíveis porque já foram vendidos. Isso chama a atenção de seu público, pois gostam da ideia de possuírem algo com um design único.

Pedimos para ela comentar sobre os desafios enfrentados como empreendedora digital e para dar algumas dicas para quem está pensando em começar um negócio pela internet: “Os desafios de se trabalhar com empreendedorismo, é que você cuida do seu próprio negócio. No meu caso, eu faço tudo, compro a matéria-prima, as peças para os brincos, colares, tecidos e faço o desenho das minhas peças. Além disso, confecciono, tiro as fotos, divulgo e vou entregar. Se eu não estiver na feira, a pessoa pode comprar comigo por outro local, pois se eu não estiver lá, estou na minha casa”.

Uma dica que Márcia fornece para quem está pensando em começar um novo negócio é não ter medo e fazer o que gosta, porque no início, ela criava acessórios que achava que as pessoas iam gostar, mas percebeu que os clientes gostavam mais dos acessórios exclusivos que criava, aqueles que eram mais chamativos e diferentes, visto que eram mais coloridos e bonitos.

Para conhecer o trabalho de Márcia acompanhe as suas redes sociais:

https://www.facebook.com/people/Márcia-Estilosas/pfbid02XAMpvpnjQt5oH9TgkHpuTRufmYV4Xvbt5xcT8UYBGHLiJBvKAcTPNapzb3rwrcUel/

https://www.instagram.com/p/CjtUMaQp-Rv/?igshid=MTc4MmM1YmI2Ng==

Empreendedorismo digital

Acesso em: <https://www.cnnbrasil.com.br/economia/empreendedorismo-digital/> 01de nov 2023

Jornal Aborda

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *