Em programa da TV Alesp, fundadora do Projeto Base comenta sobre as diversas ações da ONG

 Em programa da TV Alesp, fundadora do Projeto Base comenta sobre as diversas ações da ONG

10/08/2024

Por: Isabela Valukas e Naiara Sobral Estrotra

Na última quinta-feira de julho, dia 25, a fundadora do Projeto Base e idealizadora do Jornal Aborda, Noellen Assis, e a jornalista voluntária, Annally Lima, participaram da gravação do programa Cidadania da TV Alesp, realizada nos estúdios da Rede Alesp, em São Paulo.

Elas conversaram com a apresentadora Priscila Silvério sobre políticas públicas e temas voltados para o bem-estar, pessoas com deficiência, mulheres, violência doméstica e até mesmo economia.

A entrevista apresentou algumas das ações promovidas pelo Projeto Base, que perpassam por atendimentos de psicoterapia online oferecidos para pessoas em vulnerabilidade social, que moram nas mais de 100 favelas em Osasco, além de cursos e oficinas de alto nível. As imersões em Marketing Digital, Supply Chain, RH Partners, Educação Ambiental com ESG, além de concederem um certificado aos participantes, são ministradas por especialistas renomados no assunto.

A organização não-governamental também oferece cursos profissionalizantes para mães solo, como confecção de unhas em gel, micropigmentação, extensão de cílios e aulas de moda. A partir desta iniciativa, Noellen se tornou uma influenciadora na cidade, o que despertou nela a ideia de criar o Jornal Aborda. Seu objetivo, enquanto mulher preta, periférica e estudante, é dar voz aos que não tem visibilidade em Osasco.

Atualmente, o Jornal Aborda acontece principalmente nas plataformas digitais, com matérias diárias sobre diversos assuntos, como saúde, educação, entretenimento, cultura, empreendedorismo e política. O periódico conta com uma equipe de 30 jornalistas, designers e revisores de texto.

Além disso, como forma de potencializar o projeto, a fundadora da organização investiu em um curta-metragem que será exibido no final de agosto. O projeto audiovisual, que conta as histórias das mães na periferia, foi desenvolvido por um time de 10 pessoas, entre diretor, roteirista, cinegrafista etc.

O Projeto Base cresce a cada dia e incorpora mais atribuições. Com o time de psicólogos disponível na ONG, serão oferecidos cursos de capacitação na área da saúde mental nas empresas. O foco é estimular e preparar os moradores da periferia para ingressarem nas empresas de Osasco e das cidades vizinhas, principalmente no bairro de Alphaville, amplamente conhecido como um bairro empresarial.

Isabela Valukas Gusmão

Jornalista, formada pela UMESP, e Nutricionista, formada pela USP. Trabalhou como redatora na empresa Olhar Digital, na editoria de Ciência e Espaço; e também foi estagiária na Rádio BandNews FM.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *