Eleições 2024: Plenária promovida por pré-candidato a prefeito de Osasco recebe propostas sobre combate ao racismo
Por: Isabela Valukas
19/06/2024
Na noite desta terça-feira (18), a equipe do pré-candidato a prefeito de Osasco, Gerson Pessoa (PODE), organizou um debate virtual aberto à comunidade, com foco no combate ao racismo e no fortalecimento da luta antirracista na cidade. O encontro teve como objetivo coletar propostas sobre o tema para auxiliar na elaboração do plano de governo do pré-candidato.
Aproximadamente 40 pessoas participaram do evento, entre elas representantes de organizações sociais, como a fundadora do Projeto Base, Noellen Assis; membros da atual administração municipal, como a Secretária Executiva de Políticas de Promoção da Igualdade Racial de Osasco, Deise Ventura; e a presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR), Vera Lucia Lopes.
Durante 1h20, foram discutidas propostas que incluíam a implementação de ações afirmativas para populações não brancas, cotas raciais para pretos, pardos e indígenas em concursos públicos, e atenção à precariedade do trabalho destinado a pessoas pretas. Além disso, destacou-se a falta de dados estatísticos sobre essas populações, necessários para dimensionar suas condições de vulnerabilidade. Atualmente, os dados disponíveis pelo município abordam renda familiar per capita, etnia, gênero e a população em situação de rua.
Combate ao racismo depende de investimento em estruturas coletivas
A revitalização de instituições importantes, como a Casa de Angola, um espaço de cultura afro-brasileira, a Biblioteca Municipal Marechal Rondon e o Museu de Osasco, também foi um tema central do debate, com a finalidade de promover o letramento racial da população. Propostas de educação continuada para pessoas pretas e aumento salarial também foram discutidas.
A quase ausência de pessoas pretas, pardas, amarelas e indígenas no alto escalão dos 39 órgãos diretamente ligados à Prefeitura evidencia a falta de representatividade desses grupos na gestão atual do prefeito Rogério Lins (PODE). Vale mencionar que Gerson Pessoa, deputado estadual por São Paulo e concunhado do prefeito de Osasco, pode estar alinhado com a administração atual.
De forma pertinente, Noellen Assis, fundadora do Projeto Base, criticou a gestão atual por não valorizar os próprios munícipes. Ao ignorar a expertise de profissionais residentes e atuantes em Osasco em eventos e palestras promovidos pela Prefeitura. A ativista também destacou a falta de união entre as pessoas não brancas, de visibilidade e investimento da Prefeitura em iniciativas comunitárias e periféricas, como o Jornal Aborda.
Por fim, os mediadores da plenária mencionaram a possível criação de Comitê Técnico da Saúde Integral da População. Negra e a contratação de supervisão psicossocial para fomentar a capacitação e monitoramento do serviço de saúde mental em casos de racismo.