Na segunda-feira, durante uma reunião do mutirão “Amor por Osasco” com os moradores na Cemeief Alípio da Silva Lavoura, localizada no Jardim D’Ávila, zona norte da cidade, o prefeito de Osasco, Rogério Lins, anunciou o fechamento da unidade a partir de 2024. O motivo é que o prédio será destinado para abrigar a primeira Escola do Futuro da cidade. Como parte do plano, os alunos serão realocados para outras unidades próximas, conforme informado pelo chefe do Executivo.
O prefeito informou que a Escola do Futuro seguirá o modelo dos CEUs, com atividades recreativas, esportivas e culturais no contraturno escolar. Além disso, o local contará com piscina e teatro, e será aberto não somente para os alunos, mas também para os pais e a comunidade local.
Foto por Fernanda Cazarini no site da Prefeitura de Osasco.
Mas afinal, o que é “Escola do Futuro”?
A expressão “Escola do Futuro” ganha destaque como um conceito educacional revolucionário, buscando incorporar tecnologias inovadoras e novas metodologias de ensino para aprimorar o processo educacional e preparar os alunos para os desafios do mundo moderno e futuro. A essência dessa abordagem é transformar o paradigma tradicional de ensino, visando proporcionar uma experiência mais personalizada, interativa e adaptável aos estudantes. Com a promessa de uma educação mais eficaz e relevante, a Escola do Futuro surge como uma perspectiva empolgante para o aprimoramento do ensino e aprendizado.
De acordo com o relatório mais recente do Digital 2023 Q4 Global Digital Statshot, mais da metade da população mundial, o equivalente a 5,18 bilhões de pessoas está utilizando a internet, indicando que grande parte do mundo está conectado online.
Com o avanço das novas tecnologias, os alunos desfrutam de maior autonomia em seus estudos, pois o ensino ultrapassa os limites da sala de aula convencional e vai muito além da simples leitura de livros didáticos. A integração de recursos tecnológicos abre novas possibilidades educacionais, proporcionando aos estudantes experiências de aprendizado mais dinâmicas, interativas e personalizadas. Nesse contexto, o processo educacional se torna mais enriquecedor, incentivando a busca pelo conhecimento de forma inovadora e adaptada aos tempos atuais.
Algumas tendências para ficar de olho:
Caminhos flexíveis através da tecnologia.
Com a assistência da tecnologia ou o envolvimento em experiências práticas, os alunos têm a oportunidade de se conectar mais com o mundo ao seu redor, tornando o processo de aprendizado mais enriquecedor. Através desses recursos, eles são incentivados a sair dos limites tradicionais da sala de aula e mergulhar em contextos reais, o que promove uma compreensão mais profunda e significativa dos assuntos estudados. A combinação desses elementos impulsiona uma educação mais dinâmica e alinhada às demandas do mundo contemporâneo.
Papel dos professores
As escolas do futuro têm uma perspectiva revolucionária em relação ao papel dos professores em sala de aula. Em vez de simplesmente ditarem o conteúdo com base em livros didáticos, os educadores irão focar seus esforços em estimular debates saudáveis entre os alunos. Essa abordagem visa promover um ambiente mais interativo e participativo, incentivando a troca de ideias e o desenvolvimento do pensamento crítico.
Além disso, essas escolas estarão bem equipadas com acesso a disciplinas e cursos atualizados, bem como recursos didáticos qualificados, que enriquecerão a experiência de aprendizado dos estudantes. Para além disso, um elemento fundamental para o sucesso desse modelo de ensino é a integração da comunidade escolar, incluindo pais e responsáveis, que contribuirão com suas habilidades e talentos para enriquecer ainda mais o processo educacional.
A visão das escolas do futuro busca proporcionar uma educação mais adaptada aos desafios e demandas da sociedade atual, preparando os alunos de forma mais eficaz para um mundo em constante transformação.
Modelos híbridos de ensino e um investimento maior em tecnologia também são tendências interessantes a se acompanhar quando o assunto é “Escola do Futuro”.
Não há um número exato de “escolas do futuro” no Brasil, pois o conceito é aberto e pode variar dependendo das diferentes abordagens e metodologias adotadas por cada instituição de ensino, mas é uma prática que tende a ser cada vez mais comum, principalmente após a pandemia do Covid 19 em 2020.
Fonte: Prefeitura de Osasco e Plantar educação.
A celebração da música latina no Grammy Latino 2024 Na noite do dia 14 de…
Por Emanuel Lima Descubra como o projeto "Amigas Confeiteiras" está transformando a vida de…
Por Isabela Tota 15/11/2024 “A Apego Fashion não é apenas uma marca; é uma causa”,…
Por: LuisaScandorilli Data: 14/11/24 No Jardim Padroeira, em Osasco, Meire Milagre é uma moradora ativa…
Por Kleber Miranda 13/11/2024 A USP (Universidade de São Paulo), no Butantã, recebe a Semana…
A campanha Novembro Azul chegou novamente para conscientizar a população masculina de Osasco sobre a…