Da Periferia ao Palco Principal: Litta Mogoff

Litta Mogoff. Reprodução: Instagram (@littamogoff)
Por: LuisaScandorilli
Data: 06/12/24
Criada em Parelheiros, Presidente Epitácio-SP, Litta Mogoff encontrou no teatro um refúgio para lidar com sua timidez. Aos 12 anos, começou a frequentar aulas em uma casa de cultura em Santo Amaro, onde descobriu sua paixão pela linguagem teatral.
“Quando assisti, acho que era uma peça do Sobrevento, não tenho certeza, era um espetáculo infantil no Sesi. Eu vi aquilo e achei incrível: aquela força, aquela capacidade de dialogar com tantas pessoas numa plateia, aquelas imagens, aquela profusão de cores, a agilidade, as canções. Aquilo me arrebatou. Pensei: ‘Nossa, isso é incrível! É isso que eu quero fazer para viver’. Sempre fui uma pessoa muito séria, mas no palco gosto de trabalhar com essa questão lúdica. Então, aquilo se tornou meu maior desejo”, contou Litta.
Os Desafios do Início de Carreira
Litta enfrentou dificuldades assim que terminou o curso no Teatro Escola. Encontrar um trabalho que trouxesse uma narrativa relevante e significativa foi um grande desafio.
“Eu não consegui trabalho nos grupos de teatro logo de cara, e isso me deixou bastante frustrada. Mas, acho que a dificuldade real é que, quando saímos do Teatro Escola, ainda não temos muita qualidade artística. Temos algumas ferramentas que precisam ser lapidadas. Depois de um tempo, percebi que a melhor maneira era me juntar a outros atores e montar os textos que considerávamos importantes. Trabalhei para muitas companhias assim. Um dos grandes saltos na minha carreira, inclusive financeiros, foi quando montei minha própria companhia, com pessoas em quem confio e com as quais combino artisticamente”, relatou.
A Transição para a Docência e o Fortalecimento Artístico
A paixão pelo teatro acompanhou Litta desde o ensino médio, quando concluiu o curso no Teatro Escola e ingressou na Faculdade de Artes Cênicas.
“Busquei a graduação para ter a base necessária tanto no ensino quanto na possibilidade de lecionar artes. Trabalhei bastante como professora de artes no currículo escolar, desde a educação infantil até o ensino médio. Já dei aula para várias faixas etárias, o que me ajudou a fortalecer meu olhar artístico e humano”, compartilhou a atriz.
Autonomia como Caminho para o Sucesso

Para Litta, o grande diferencial em sua trajetória foi compreender que não era necessário depender de outras pessoas para atuar.
“A gente não precisa trabalhar para alguém. Podemos escolher o texto que queremos montar, levantar esse espetáculo e nos autoproduzir. É claro que é ótimo trabalhar para companhias que já têm espaço e estabilidade financeira, mas, muitas vezes, queremos fazer algo que dialogue diretamente com a nossa visão de mundo ou que nos dê mais destaque. No meu caso, o ‘pulo do gato’ foi entender isso: que é possível criar nossas próprias oportunidades”, afirmou.
Reconhecimento
A conquista do prêmio de Melhor Atriz no Festival Dago Menezes 2024 é a coroação de uma trajetória marcada por persistência, inovação e amor pela arte. Para Litta Mogoff, o teatro é mais do que uma profissão: é um modo de vida.