Cursos a distância: uma saída para quem tem pouco tempo e precisa se profissionalizar
O ensino a distância já existe há muito tempo, apenas foi se adaptando às mudanças sociais, até chegar ao que conhecemos hoje. O principal fator que contribuiu para esse formato de ensino ser tão comum atualmente foi a pandemia de COVID-19. Agora, mesmo após a pandemia, essa forma de educação permanece, pois tanto alunos quanto professores perceberam os diversos benefícios que o EAD proporciona, principalmente para quem precisa se profissionalizar, mas tem pouco tempo. Nesta matéria, você vai conhecer melhor cada um dos pontos positivos de estudar a distância.
O que é EAD e quais suas possibilidades?
EAD é a sigla para ensino a distância. Nesta maneira de ensino, o professor e os alunos estão separados geograficamente e as aulas acontecem em ambiente virtual, onde o aluno vai receber um login e uma senha, e apenas ele terá acesso ao ambiente.
O EAD oferece as seguintes possibilidades de formação:
- Cursos livres;
- Cursos técnicos;
- Graduação
- Pós-graduação.
Independentemente da formação escolhida, o aluno tem acesso, além das aulas online, o material de apoio, como livros digitais ou material complementar em formato de PDF, por exemplo. Dependendo do curso e instituição de ensino escolhida, o aluno fará atividades online, fóruns e provas que vão compor sua nota final. O principal a respeito do EAD para entender como funciona, é saber que toda e qualquer interação nessa modalidade de ensino é virtual.
Mas em quais plataformas essas aulas acontecem?
Depende. No caso de graduação, pós-graduação ou curso técnico, cada faculdade ou universidade tem a sua plataforma, mas de maneira geral, essas plataformas são chamadas de AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem).
Se forem cursos livres, as mais conhecidas são: Udemy, Hotmart e Fundação Bradesco.
Uma saída para quem tem pouco tempo
Por isso, cursos EAD são a melhor opção para quem não tem muito tempo sobrando. Na modalidade de ensino a distância existe a flexibilidade de horários, ou seja, o aluno não precisa ir alguns ou todos os dias da semana até um determinado local e em determinado horário para assistir aula, ele pode fazer seu próprio horário. As aulas online vão sendo disponibilizadas gradualmente, assim como o material de apoio, e o aluno escolhe em qual dia e qual horário quer assistir aquilo que já está liberado para estudar. Assim, cada um cria sua rotina de estudo.
Outras vantagens
1) Econômica: justamente pelas instituições não terem gastos com a infraestrutura física, as mensalidades de cursos EAD são bem mais em conta do que as dos cursos presenciais, e mesmo que não seja uma graduação ou pós-graduação, se for um curso livre, por exemplo, o valor ainda é mais baixo que cursos livres presenciais.
2) Acessibilidade: a modalidade de ensino a distância favorece principalmente pessoas que moram longe de grandes cidades ou de polos de universidades, ou ainda, vamos supor que você viu na Internet um curso livre sobre uma área que você tem interesse, mas não existe ninguém que dê um curso desse tipo perto de onde você mora, e esse curso que você viu é dado por um(a) professor(a) que mora do outro lado do país e é ministrado online, mesmo assim você pode realizar o curso, por ser EAD. O fato desses cursos serem acessíveis, abrem portas para pessoas que moram em regiões geograficamente menos privilegiadas por algum motivo.
3) Sem transporte: sabemos que um dos fatores que mais atrapalha um aluno na hora de ir estudar é o transporte público. Nos cursos EAD esse problema não existe, você não vai gastar horas preso em um transporte público lotado e vai economizar o dinheiro da passagem, e o dinheiro que você gastaria para comprar um lanche também, pois no ensino a distância você poderá assistir às aulas no conforto da sua casa ou de qualquer outro lugar que seja confortável para você.
Por fim, talvez você esteja se perguntando se a qualidade do ensino a distância é a mesma da qualidade do ensino presencial, e a resposta é sim. Muito se fala pelas redes sociais que o ensino a distância tem menos qualidade, mas são boatos. Os professores que dão aula em cursos presenciais, também dão aula em cursos online, além disso, cursos EAD também possuem avaliações e notas, assim como o diploma possui o mesmo peso.
O que vale avaliar na hora de escolher uma faculdade EAD é se a instituição que você escolheu para estudar é reconhecida pelo MEC e qual é a nota dela. Se o curso for livre, vale conferir as indicações e avaliações na plataforma escolhida.
Gostou dessas dicas? Conhece alguém que tem interesse em estudar a distância? Então, compartilhe esta matéria.
Referências:
Quais as vantagens do ensino a distância? Confira 5 principais.