Construide: A ONG que transforma vidas através da construção de moradias
Nos últimos anos, uma organização não governamental tem se destacado por seu impacto social significativo: a Construide. Com a missão de construir moradias para famílias em situação de vulnerabilidade social, a ONG já entregou mais de 100 casas, mudando a vida de mais de 30 mil pessoas.
Fundado pelo arquiteto e empresário Bruno Bordón, o projeto teve início em 2017, após uma viagem missionária ao Piauí. Durante a missão, ele foi profundamente tocado pela realidade de uma família vivendo em condições extremamente precárias e sentiu que precisava fazer algo para ajudar aquelas pessoas. Por meio das redes sociais, o arquiteto conseguiu juntar fundos e criou o projeto, que desde então, tem se dedicado a oferecer moradias para quem mais precisa.
“A Construide devolve a dignidade para as famílias e isso é algo muito forte, porque dignidade é um direito básico assegurado pela Constituição Brasileira. Muitas vezes as famílias são dignas por serem seres humanos maravilhosos, mas não por elas estarem em uma estrutura que é digna. Então a Construide nasceu para ser esse instrumento de construir algo que é necessário, que é o básico que todo mundo precisa ter”, afirma Bruno.
Atualmente, a Construide tem sede em Osasco, São Paulo, e já apoiou a construção de casas em diversos estados brasileiros, como Bahia, Amazonas e Minas Gerais. Para conseguir mudar a vida de cada vez mais pessoas, a ONG padronizou os projetos das casas, reduzindo os custos e diminuindo o desperdício de materiais.
Para ser impactado pela Construide, a família deve atender a alguns critérios, como ter uma renda familiar de até R$ 2.900,00 e possuir um terreno próprio, legalizado e localizado no estado de São Paulo. O primeiro passo é verificar se a família cumpre com todos os requisitos necessários e depois preencher o formulário disponível no site da ONG, permitindo que a equipe avalie a situação e selecione as famílias que mais precisam de ajuda.
Captação de recursos e voluntários
Um dos maiores desafios enfrentados pela Construide atualmente é a captação de recursos financeiros para continuar seu trabalho. A maior parte das parcerias vem de empresas do setor da construção civil, mas a ONG também conta com o apoio de doações individuais e de pessoas jurídicas de outros setores. Qualquer pessoa ou empresa pode contribuir e fazer parte dessa transformação social, ajudando a Construide a continuar mudando vidas.
Além do apoio financeiro, o projeto depende de uma rede de voluntários dedicados. Ao todo são mais de 6 mil pessoas inscritas. Aos sábados, a ONG organiza mutirões de construção, onde voluntários colocam a mão na massa para erguer as casas. Algumas das funções são limpeza do terreno e pintura das paredes. Através do Instagram, a Construide divulga suas ações e recruta novos voluntários. Também é possível ser voluntário na parte administrativa da organização e contribuir exercendo a sua profissão.
Com mais ajuda, Bruno e sua equipe esperam que um dia o grande sonho da Construide se torne realidade: construir uma vila completa, impactando várias famílias de uma só vez. Essa visão de longo prazo reflete o compromisso da ONG em criar espaços que promovam a dignidade e o bem-estar das pessoas.
Bruno Bordón, com a experiência adquirida ao longo dos anos, deixa uma mensagem inspiradora: “Não podemos deixar que os problemas diários impeçam a realização dos nossos sonhos. Quando conheci a realidade daquela família no Piauí, eu poderia ter pensado: ‘Esse é um problema muito grande, sou apenas uma pessoa e não dou conta disso’. Mas não deixei que isso me paralisasse. Então, não devemos deixar para os outros fazerem, devemos assumir que nós temos capacidade e deixar as coisas acontecerem.”