Confeitando o Futuro: o empreendedorismo da mulher preta no olhar da Geração Y e Z.

Conheça o saboroso destino de Raphaelly Matos

Por Juanita Souza

As novas gerações, sendo muito ligadas à tecnologia e à sede por independência financeira, estão correndo a passos largos no mundo do empreendedorismo, e quando se trata da vontade de transformar suas realidades e romper estereótipos, nada mais forte que o ímpeto da jovialidade de uma mulher com sede de vencer. Essas jovens, chamadas de geração Y e Z, ou também conhecidas popularmente por millenials e zennials, estão se tornando destaque dentro da periferia. De acordo com estudo Persona Favela, cerca de 44% dos donos de negócios são dessas gerações, com idades entre 18 e 34 anos, em que 60% desses novos empreendimentos são liderados por mulheres e 62% se autodeclaram pretos e pardos. 

A força da mulher preta e jovem, acaba por mostrar que, com criatividade e determinação, alcançam degraus jamais imaginados. Um exemplo dessa potência é a confeiteira Raphaelly Matos, de 26 anos, moradora da cidade de Osasco que compartilhou conosco um pouco da sua jornada. Raphaelly começou a empreender, motivada por uma necessidade maior. Após ser demitida de seu antigo emprego, precisou de uma renda para continuar seus estudos em Radiologia. Começou vendendo bolos de pote para os colegas da faculdade, vizinhos e pessoas próximas, e com essa saída — até então temporária — conseguiu se formar. Depois de formada, enquanto buscava uma colocação no mercado de trabalho para sua área de formação, continuou fazendo seus saborosos bolos.

No entanto, o destino tinha outros planos para ela, isto é, apesar de não obter sucesso na busca por uma colocação em Radiologia, em contrapartida, os bolos de pote estavam indo muito bem. Resolveu, então, fazer cursos de confeitaria para atender a sua clientela que crescia a cada dia, mas agora, com encomendas maiores. A partir desse momento, teve a sua vida transformada, pois se apaixonou pela nova área e resolveu seguir seu coração fazendo dela sua profissão, como ela mesma disse, “foi amor à primeira vista”.

Através das redes sociais, a empreendedora cativa a todos com o seu trabalho, mostra não somente a variedade de produtos, mas também seus bastidores, desde a produção até o resultado final, uma estratégia muito sagaz para despertar o desejo dos clientes e apontar a qualidade de seus produtos.

Hoje, a “Podium dos Doces”, nome da sua empresa, completa 5 anos de existência, superando dia após dia todas as adversidades de um pequeno negócio. Com muito capricho, dedicação e sempre buscando trazer melhorias e inovações, expandiu seu catálogo de doces e hoje conta com bolos de festa, bentô cake, cestas e sobremesas, além  de alguns colaboradores eventuais para altas demandas, visto que no momento ainda não conta com auxiliares fixos.

Algo muito notável em Raphaelly, além da resiliência para com o seu negócio, é o gosto por passar adiante o que aprendeu. Hoje em dia, ela ensina outras pessoas que gostariam de entrar nesse ramo, oferecendo cursos presenciais com dicas e técnicas valiosas para quem a procura. Segundo ela, “conhecimento bom é conhecimento compartilhado”, sendo uma base de empoderamento para os membros da sua comunidade.

Quando questionada sobre os próximos passos, refere ter o sonho de abrir uma confeitaria na cidade de Osasco, para agregar ainda mais valor aos seus produtos, trazendo uma experiência diferenciada ao ficar mais próxima de seus clientes em um ambiente tão gostoso quanto seus doces, e aproveita para dar um conselho para quem deseja iniciar nessa nobre jornada de empreender:

IMG-20231114-WA0026-1-797x1024 Confeitando o Futuro: o empreendedorismo da mulher preta no olhar da Geração Y e Z.

“Seja persistente. Eu também comecei jovem, e se não fosse a minha persistência, não teria chegado onde estou, nada alcançaria. Portanto, sonhe grande, tenho certeza que o seu sonho é muito maior e melhor para nossas vidas”.

Os interessados nos produtos da Raphaelly conseguem fazer suas encomendas através do Whatsapp e pelo Ifood.

A história de Raphaelly Matos é a personificação da determinação da mulher preta na geração Y e Z, um lembrete poderoso de que mesmo em meio aos abalos da vida e às jogadas contraditórias do destino, quando chega a ideia de gerar uma oportunidade, é preciso saltar sem hesitar.

Fonte de referência:

https://www.meioemensagem.com.br/womentowatch/mulheres-pretas-e-geracao-z-lideram-empreendedorismo-nas-favelas

Jornal Aborda

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *