Transforme suas receitas em dinheiro
Mulher vendendo comida– Foto: Designed by Freepik
Muitas donas de casa ignoram uma fonte de renda valiosa, fazendo o que sabem fazer de melhor: “cozinhar”! Esta pode ser uma boa saída para mães divorciadas que deixaram o mercado de trabalho a muito tempo para cuidar dos filhos e se sentem despreparadas para enfrentar as infindáveis entrevistas de empregos, dinâmicas de grupos e atividades e testes solicitados pelos departamentos de RH.
Muitas empresas, se quer dão atenção aos currículos de mulheres que estão a muitos anos sem trabalhar, o que dificulta muito a vida de quem precisa sustentar seus filhos dignamente. Para solucionar esse problema, vender quentinhas ou lanhes pode ser uma atividade muito lucrativa. Com todo o conhecimento adquirido ao longo dos anos, um bom tempero e o carinho especial em preparar refeições gostosas podem fazer a diferença para transformar essa habilidade uma profissão rentável.
O mercado de alimentação tem uma gama enorme de opções, comida brasileira, baiana, mineira, lanches rápidos, tapioca, bolos de pote, as opções são incontáveis. Atualmente o mercado de produtos saudável tem crescido muito, a internet é uma fonte inesgotável de ideias para implementar o seu cardápio.
Defina o seu nicho de negócio e qual será o seu carro-chefe. Crie um nome chamativo e que tenha ligação com o seu cardápio exemplo, “O rei da batata”, caso venda batata frita. Isso facilita a identificação e caracteriza melhor o seu negócio.
Não descuide da higiene e qualidade dos produtos, certifique-se de manter a conservação correta dos alimentos e procure embalagens adequadas para manter a temperatura. Nada pior que receber a comida fria, ou com apresentação descuidada.
Os valores e preços também variam bastante há um público bem diversificado neste segmento, veja o que seus concorrentes oferecem e o que pode incluir para valorizar seus produtos. Capriche na embalagem, para reduzir os custos pesquise por distribuidores com valores mais acessíveis. Plataformas como Mercado livre, por exemplo, é um bom local para pesquisar. Enviar bilhetinhos customizados (muitas vezes escrito à mão) junto com os pedidos, também passam a ideia de cuidado, sem gastar muito. Detalhes como este, faz o cliente se sentir valorizado e tende a comprar novamente.
Ofereça degustações, ou pequenas amostras para que pessoas possam conhecer melhor o seu talento, mas esteja aberto a críticas. Para manter um negócio é necessário estar atento ao feedback de seus clientes e ter a cabeça aberta para repensar como melhorar os seus produtos.
O poder das redes sociais
Caso esteja apenas começando é possível usar as suas próprias redes sociais como ferramentas para divulgar seus produtos. Facebook e Instagram são excelentes ferramentas para se conectar aos seus clientes e expor seus produtos. Você pode inclusive criar uma página no Facebook ou uma conta comercial no Instagram gratuitamente.
Não esqueça de usar fotos atraentes, criar promoções e gerar post orgânicos (gratuitos) nas suas redes sociais. É importante caprichar nas imagens e criar um texto chamativo para atrair seus clientes. As fotos podem ser feitas pelo seu próprio celular e editadas por programas gratuitos como o Canvas, PhotoScape entre outros.
Caso você tenha dificuldade em produzir o texto, os programas de Inteligência Artificial como o ChatGPT, pode gerar um texto automático para ajudar a divulgar seus produtos, sem que precise gastar muito tempo com isso. Contudo é sempre importante reler atentamente para que o texto fique adequado ao perfil do seu público.
Empresas como Facebook, Instagram, Messenger e WhatsApp também oferecem serviços e anúncios pagos para aumentar as suas vendas, criar tráfego, gerar engajamento, direcionar suas publicações para o público mais específico, para isso é necessário verificar qual a opção de anúncio mais adequada ao seu bolso.
Criando um site para seu negócio
Após a pandemia as vendas online têm se tornado algo cada vez mais comum. Também tem sido a forma mais fácil de se iniciar um novo negócio sem ter que investir muito. Apenas com um site é possível iniciar o seu negócio, evitando custos adicionais com alocação de um ponto comercial. Assim, você poderá investir seu dinheiro no que realmente importa.
Muitas plataformas com a WordPress.com, Wix, Google Sites, Godaddy, Hostinger, Jimdo, Webnode etc., permitem que você mesmo crie seu site gratuitamente utilizando ferramentas simples e intuitivas, que são fáceis de usar até mesmo para quem não tem muito conhecimento com a Internet. Você terá despesas apenas com a taxa de hospedagem e domínio. Um domínio é o endereço exclusivo que as pessoas usam para acessar o seu site, por exemplo, “www.exemplo.com”. A hospedagem é o serviço que permite que seu site seja armazenado na internet, algo essencial para que seu endereço seja acessível as outras pessoas.
Ter um site traz um perfil mais profissional ao seu negócio, cria um canal para que seus clientes possam conhecer mais profundamente seus produtos e contratar serviços. Também é possível cadastrar um e-mail exclusivo para receber encomendas e pedidos de orçamentos para serviços como festas, casamentos, e até mesmo ser encontrado por empresas maiores que desenvolvem eventos e procuram por serviço coffee break.
É importante lembrar que empresas maiores, nem sempre contratam serviços utilizando apenas o seu CPF. Em alguns, podem solicitar que você tenha um CNPJ. Entretanto abrir uma empresa não é nenhum bicho de sete cabeças. Para se tornar um microempreendedor basta abrir uma MEI (Microempreendedor Individual), uma categoria criada para que pequenos empreendedores que faturem até R$81.000,00 reais anuais, possam formalizar seus negócios e simplificar o pagamento de impostos.
Com apenas alguns passos, você pode conseguir o seu CNPJ, emitir notas fiscais, pagará uma taxa reduzida de contribuição previdenciária e ainda poderá contar com linhas de créditos específicas para esta categoria. Saiba mais como abrir uma MEI, na matéria “O que preciso saber para abrir um MEI?”
Aplicativos de entrega de comida
Hoje em dia, com a correria da vida moderna, e as intermináveis atividades diárias, procuramos por serviços que possam facilitar o nosso dia. Por esta razão, pedir comida através de aplicativos como Uber Eats, Rappi, Ifood está sendo uma prática cada vez mais comum. Desta forma, incluir seus produtos em plataformas de entregas como estas podem alavancar as suas vendas e tornar o seu negócio disponível para uma gama maior de usuários.
Essas plataformas oferecem aplicativos de gestão das vendas, criação de um cardápio digital, além de dar dicas de como aumentar as vendas e como criar promoções. Caso não tenha entregador próprio, essas plataformas também oferecem serviço de entrega próprio, contudo, cobram algumas taxas diferenciada.
Ifood: nesta plataforma, é oferecido duas das modalidades de plano. O Plano básico não inclui serviço de entrega e o Plano entrega, que os entregadores do Ifood farão as entregas para você. Normalmente é cobrado uma comissão sobre o valor dos pedidos e mais uma porcentagem nos pagamentos de pedidos via Ifood. Caso seu negócio fature mais de R$1.800,00 por mês, será cobrado uma mensalidade. É importante lembrar que os valores e taxas podem sofrer alteração, o ideal é verificar no site se os serviços oferecidos se enquadram no seu negócio. Para se cadastrar basta ter CNPJ, conta bancário vinculado ao representante legal e preencher um formulário. O contrato e demais procedimentos são feitos rapidamente pela internet. No Youtube há vídeos de diversos empreendedores que conseguem administrar suas vendas apenas usando um aparelho celular e uma mini impressora térmica que custar em média R$150,00.
Rappi: normalmente cobra uma taxa de adesão, 3,5% para pagamentos online, mais uma porcentagem de comissão por venda, que varia de acordo com os serviços utilizados. Assim como o Ifood, você pode realizar as entregas por conta própria ou contratar os serviços de entrega pelo Rappi.
Ubber eats: oferece serviço de entrega parceira, ajuda a aumentar a visibilidade. Normalmente cobra uma taxa de ativação única e uma porcentagem em cada pedido efetuado. Para maiores informações, é necessário entrar em contato pelo site, repassando algumas informações sobre seu negócio e eles retornaram com os valores e orientações.
Se você tem talento para cozinhar, não deixe que as dificuldades o afastem de ganhar dinheiro com o que você faz de melhor. Para ter sucesso, comece devagar e aos poucos vá construindo a sua reputação no mercado. Peça aos seus clientes para avaliarem os seus produtos e indicarem aos conhecidos. E acima de tudo, garanta um bom atendimento. Um cliente satisfeito pode lhe trazer várias indicações de trabalho. O boca-a-boca ainda é uma ótima estratégia de venda, pois mesmo no mundo atual, repleto de tecnologias, as pessoas tendem a confiar mais em sugestão de amigos e pessoas próximas. Não se esqueça, para tornar esse sonho realidade é necessário coragem, muito trabalho e resiliência.
Agora é só botar a mão na massa e se o seu produto for bom, o sucesso virá com certeza!