Como empreender sendo manicure

Um ramo de destaque na área de estética e que oferece oportunidades, tanto de emprego quanto de empreendimento, é o serviço da manicure.

arranjo-de-acessorios-de-manicure-para-salao_compressed Como empreender sendo manicure

Materiais. (Foto: Freepik).

Ser manicure e pedicure é uma excelente oportunidade de negócio. Você pode transformar uma habilidade em um empreendimento de sucesso.

Os tratamentos para unhas se diversificaram com o passar dos anos, ganhando diversas técnicas, como unhas de gel, porcelana e fibra de vidro. As competências da manicure estão presentes nas normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e é necessário conhecê-las. Na ABNT NBR 16483 – Salão de beleza, estão descritos o que é esperado dos profissionais que atuam nessa área.

Se você deseja atuar como autônoma ou mesmo abrir um salão de beleza, é importante conhecer o documento. A seguir, algumas informações: 

1.           Uma manicure que tem uma boa formação e capacitação, deve estar apta a:

•              Aplicar as técnicas de higiene e embelezamento das mãos e pés, como limpeza;

•              Realizar a remoção parcial de cutículas e esmaltação das mãos e pés;

•              Manusear, higienizar e esterilizar utensílios e equipamentos adequados.

2.           Ter conhecimentos sobre: 

•              Boas práticas higiênico-sanitárias, ética, cidadania, sustentabilidade e qualidade;

•              Antissepsia, assepsia, desinfecção, esterilização, descontaminação de utensílios e equipamentos;

•              Conhecer técnicas de embelezamento de mãos e pés (técnicas de corte, lixamento, remoção de cutículas e esmaltação de unhas);

•              Saber sobre doenças e vacinas ocupacionais;

•              Conhecer sobre anatomia e fisiologia de mãos e pés e sobre suas principais patologias;

•              Estar atualizada sobre moda e tendência;

•              Ter noções de design de unhas;

•              Estar atualizada sobre o mercado e suas tendências;

•              Ter boa apresentação e postura profissional;

•              Ser organizada, gentil e atenciosa.

Fonte: Sebrae.

processo-de-manicure-para-unhas_compressed Como empreender sendo manicure

Mulher fazendo suas unhas com manicure. (Foto: Freepik)

Entrevistei a manicure Thaís Fonte Amaral, que atua na área há pelo menos 15 anos, aprendeu a empreender e hoje possui sua independência financeira.

Há quanto tempo você trabalha como manicure?

Eu já trabalho como manicure há uns 15 anos. Porém, essa profissão não era minha única e principal fonte de renda. Eu sempre trabalhei em empresas e lojas, fazia unhas em alguns horários livres que eu tinha. Ai, eu decidi fazer cursos e eu vi que o mercado de trabalho paga muito pouco hoje. Eu vi que estava compensando mais fazer unhas, mas eu ainda estava trabalhando fora porque ainda não tinha uma carteira de clientes cheia. Não dava para trocar o certo pelo duvidoso. Aí eu fiz um curso, e esse curso abriu os meus olhos para ser uma empreendedora, para lutar e ser independente. Depois disso, comecei a divulgação do meu trabalho, faço até hoje, e agora tenho uma boa carteira de clientes, tenho clientes todos os dias, graças a Deus. Hoje, sim, essa profissão de manicure é minha principal fonte de renda e o meu sustento.

E como você começou?

A minha mãe fazia sorvete e fazia unhas também. Eu sempre via ela fazendo as unhas das vizinhas, aí sempre me interessei. Acho que peguei isso pra mim. Eu amo o que eu faço da minha vida, apesar do cansaço. Mas a minha inspiração é a minha mãe no começo, só que eu não sabia desse mundo do empreendedorismo.

Então, sendo autônoma, você atende em domicílio, na sua casa, ou você possui um salão?

Hoje eu atendo a domicílio na parte da manhã, que é o horário que meu filho está na escola, e na parte da tarde atendo em casa, porque é um horário que ele está aqui; a avó dele me ajuda a cuidar dele quando tem mais clientes, meu filho possui autismo e ela me ajuda muito.

Já cheguei a ter salão, porém não deu certo por falta de organização, talvez porque não era a hora certa, não estava preparada, acabei fechando.

 Você tem algum conselho para quem deseja trabalhar como manicure?

Primeiramente, tem que amar, porque se fizer pensando no dinheiro, você não vai ter cliente. Você tem que amar e ter um trabalho de qualidade, entregar um bom resultado, se dedicar. E para quem desejar entrar nessa área, sempre falo que é o melhor trabalho para quem é mãe, quer ficar perto dos filhos, quer ter independência financeira. Muitas mulheres que são separadas, que sofreram violência doméstica, eu indico. Tem que ter perseverança. No começo, você tem dificuldades, tem críticas, nem todo mundo vai gostar. Mas para quem deseja iniciar nessa área, eu digo: vai em frente porque compensa demais, é muito satisfatório.

O cuidado com a estética tende a crescer, e para se destacar é importante passar da fronteira de amadorismo para especialista, sempre de olho nas tendências de beleza e aprendendo as novas técnicas, além de cuidar de todos os seus instrumentos e equipamentos. Ter um portfólio com seus diversos trabalhos e fazer publicações por meio das redes sociais, é uma ótima forma de divulgação do seu serviço, afinal, uma parte importante para o seu sucesso é ter um bom relacionamento com seus clientes. Empreender é desafiar seus limites e criar seu próprio caminho.

Jornal Aborda

1 Comment

  • Parabéns pela matéria

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *