Como empreender na favela: é possível fazer isso com pouco dinheiro?

 Como empreender na favela: é possível fazer isso com pouco dinheiro?

Segundo Startups (2022), 76% dos moradores das favelas têm ou querem ter um negócio próprio.

Mas será que isso é possível mesmo se você não tem muito dinheiro?

Entrevistamos também o Espaço Célia Mendonça Manicure para contribuir com a construção desta matéria.

Primeiros passos

bebe-fofo-indo-para-seus-primeiros-passos_23-2149318282-1024x683 Como empreender na favela: é possível fazer isso com pouco dinheiro?
Imagem de um bebê dando os seus primeiros passos.
Fonte: Freepik

Começar um negócio novo requer muito planejamento. É necessário pensar primeiramente no modelo de negócio mais adequado para o ambiente que você está. 

Escolha um setor que você goste, tenha certa habilidade e conhecimento para atuar, e que seja algo com o qual você possa ganhar dinheiro, obviamente. 

Além disso, você precisa ter boa vontade para enfrentar tudo e focar no lado bom das coisas quando as dificuldades baterem na sua porta, pois existem oportunidades em todas as áreas, somente precisamos saber aproveitá-las.

Estude o mercado e o seu público-alvo

mulheres-que-trabalham-com-dados-e-papel_23-2147764691-2-1024x683 Como empreender na favela: é possível fazer isso com pouco dinheiro?
Imagem de duas pessoas estão analisando dados em gráficos.
Fonte: Freepik

Depois, é necessário estudar o seu público-alvo e o mercado, ou seja, descobrir quem são as pessoas que se interessam pelo que você está oferecendo e se isso atende às necessidades delas.

Outra coisa importante, é realizar um planejamento. O seu negócio por mais simples que seja, mesmo sendo montado na sua casa, precisa ter um plano de negócios com todos as informações, desde público-alvo e suas necessidades, as matérias-primas necessárias para a fabricação desses produtos,  e até os seus custos e demais despesas que tiverem ao longo do mês.

Procure descobrir a necessidade dos seus potenciais clientes e se o seu negócio pode contribuir de alguma forma com alguma carência, algo que ainda não haja no mercado ou que, se exista, seja incapaz de resolver o problema dessas pessoas. 

Seu negócio precisa ser algo que não tenha muita concorrência e que você tenha público para consumir seus produtos ou serviços.

Crie um plano de negócios

mulher-escrevendo-e-planejando-a-estrategia-de-negocios_53876-16015-1024x734 Como empreender na favela: é possível fazer isso com pouco dinheiro?
Imagem de uma pessoa realizando um planejamento estratégico de um negócio.
Fonte: Freepik

Por outro lado, você também precisará ter um plano de negócios, mesmo que a sua empresa seja na sua própria casa, determinar algumas questões será muito importante para os próximos passos da sua empresa. 

Nesse plano, você pode escrever, por exemplo, quem é o seu público-alvo, quais são suas necessidades, as suas despesas e custos, sejam eles fixos ou variáveis, as matérias-primas que você precisará usar para fabricar seus produtos, o custo total do seu investimento.

“Se você tem um público-alvo, fica mais fácil para você vender o seu serviço, ao invés de atirar para todos os lados como eu fiz quando comecei. Se você tem o seu público-alvo, uma meta e o seu campo de visão, fica bem mais fácil” – Célia Mendonça.

Esses detalhes podem te ajudar a ter sucesso quando você decidir abrir a sua empresa. Por isso é muito importante que você crie esse plano de negócios, mesmo que ele seja bem simples.

É nesse documento que você também pode pensar se deseja ter um negócio virtual, que ofereça seus produtos e serviços nas redes sociais, por exemplo, ou se gostaria de que ele fosse físico, em alguma peça alugada, comprada ou mesmo na sua própria casa.

Use recursos que estão ao seu alcance

Além disso, procure utilizar os recursos ao seu alcance: seja sua cozinha, seu veículo de locomoção (carro, moto, bicicleta, etc.) caso tenha algum e até a rede de Wi-fi disponível nos prédios públicos. 

Para saber mais sobre o assunto, acesse o site da Prefeitura de Osasco.

Por isso, evite gastos desnecessários. Lembre-se, você está só começando e não precisa ter os equipamentos de última geração para que o seu negócio tenha sucesso. 

Use e abuse do que você já tem. É possível fazer muita coisa bacana de forma simples usando a criatividade. 

Não se limite, mas valorize o seu negócio com os materiais que estão nas suas mãos. A Célia, nossa entrevistada, é um excelente exemplo disso, pois a mesma utilizou um vidro de dipirona como dappen (potinho que prepara a henna) no início da sua carreira.

Teste o seu produto ou serviço

Já iniciou as atividades com o seu negócio mas ainda está em dúvida se a sua ideia vai bombar? 

Você pode realizar um teste com algumas pessoas que fazem parte do seu público-alvo para saber se o seu produto ou serviço ajuda elas de alguma forma e como elas reagem a isso.

Se você tem uma empresa que faz sobremesas, por exemplo, peça para que algumas pessoas provem o que você produz e deem sua opinião a respeito. Isso pode te ajudar inclusive a melhorar as falhas que os seus produtos possam ter e aumentar suas vendas. 

Sem contar no fato de que quem não gosta de comer alguma coisa boa de graça? Se as pessoas amarem o seu produto, certamente farão espalharão para todos o quanto ele é bom, o que chamamos de publicidade “boca-a-boca”. 

Mantenha sua renda fixa

Outro ponto muito importante é:, se você tiver um emprego, não largue ele para começar a empreender. Pode demorar um pouco para que o seu negócio dê lucro, então mantenha a sua renda fixa para que você consiga arcar com seus custos fixos.

Invista no seu aperfeiçoamento

conceito-de-educacao-estudante-estudando-e-brainstorming-conceito-de-campus-perto-de-estudantes-discutindo-seu-assunto-em-livros-ou-livros-didaticos-foco-seletivo_1418-627-1024x683 Como empreender na favela: é possível fazer isso com pouco dinheiro?
Imagem de pessoas estudando.
Fonte: Freepik

Segundo a empreendedora Célia, é possível aprender com conteúdos pelo Instagram, por exemplo. “Buscando no lugar certo, você consegue conhecimento” – disse ela. 

Se puder também invista em cursos ou treinamentos que possam te capacitar ainda mais para atuar na área que você escolheu, sejam eles de forma presencial ou remota.

Eles vão te ajudar a entender o que você está fazendo e como agir em diferentes situações. Célia disse: “Se um cliente te perguntar sobre um assunto, você tem que saber responder”, quando esse é dentro da sua área de atuação.

Aqui indicamos alguns sites nos quais você pode encontrar cursos gratuitos de diversos setores: 

https://www.ev.org.br/cursos

https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline

https://www.instagram.com/p/CtkLkMyrkgE/

https://setre.cursos.fatecosasco.edu.br/login/index.php

E nós aqui do Projeto Base também temos cursos desse tema para te ajudar a continuar crescendo.

Célia nos disse que se pudesse fazer algo de diferente quando começou a empreender, seria primeiramente investir em um curso para preparar ela para entrar na área que gostaria de atuar.

Então invista no seu conhecimento, pois isso com certeza vai te dar mais estrutura e base para empreender, tornando você um profissional ainda mais capacitado.

Pense no seu crescimento 

ilustracao-3d-homem-voando-e-pegando-moeda-dourada-sobre-a-renderizacao-do-grafico-de-negocios_1150-53663-1024x768 Como empreender na favela: é possível fazer isso com pouco dinheiro?
Imagem de um homem crescendo com seu negócio e ganhando dinheiro com isso.
Fonte: Freepik

Algumas pessoas acham que para começar tem que ser com algo grande, como a Célia disse: “um espaço grande de frente para a rua”, mas não. Você pode começar na sua casa mesmo e com o que tem.

Com o tempo, conforme o seu negócio for se tornando popular e você comece a ter lucro, pode pensar em estratégias para trazer mais clientes, fidelizar os que já têm, ampliar a sua linha de produtos e outras ideias para o crescimento da sua empresa.

Confere abaixo uma lista com alguns setores nos quais você pode abrir o seu negócio:

  • Alimentação (restaurante, padaria, lanchonete…)
  • Beleza (salão de beleza, tratamentos de pele, manicure, pedicure…)
  • Artesanato e costura
  • Papelaria 

E muitas outras ideias. 

O empreendedorismo em Osasco é uma área cheia de oportunidades, conforme a nossa conversa com a Célia apontou.

Porém, precisamos aproveitar essas chances, nos dedicar e estudar, sempre lembrando que as dificuldades não são necessariamente ruins, elas podem ser um impulso para alcançarmos nossos objetivos e sonhos.

Por isso, Célia Mendonça nos aconselha: “Não tem como só colher, a pessoa tem que plantar primeiro. Então esse plantar é investir em conhecimento, investir em material de qualidade, tipo, não tem como ficar de mão vazia”.

E não se esqueça, pode ser difícil no início, muitas horas de trabalho e pouco descanso. Mas não desanime, criar uma marca do zero pode ser cansativo, entretanto depois de um tempo começa a trazer bons resultados, fazendo todo o esforço e dedicação valer a pena.

Se você quiser saber mais sobre a história da Célia, nos diga aqui nos comentários.

Referências

https://www.idinheiro.com.br/negocios/como-empreender-com-pouco-dinheiro/ Acesso 13 de jun. de 2023.

https://revistapegn.globo.com/Empreendedorismo/noticia/2021/07/6-dicas-para-comecar-um-negocio-sem-dinheiro.html Acesso 13 de jun. de 2023.

https://startups.com.br/noticias/empreender-nas-favelas-76-dos-moradores-tem-ou-querem-ter-um-negocio/ Acesso 13 de jun. de 2023.

https://academia360.eduzz.com/artigo/empreender-com-pouco-dinheiro Acesso 13 de jun. de 2023.

https://osasco.sp.gov.br/internet-gratuita-ja-esta-disponivel-em-predios-publicos/#:~:text=Ciente%20de%20que%20facilitar%20o,que%20estejam %20em%20pr%C3%A9dios%20p%C3%BAblicos. Acesso 13 de jun. de 2023.

https://blog.bomcontrole.com.br/6-dicas-para-quem-quer-comecar-empreender-com-pouco-dinheiro/ Acesso 13 de jun. de 2023.

https://www.projetodraft.com/da-para-comecar-a-empreender-sem-dinheiro/ Acesso 13 de jun. de 2023.

https://dindimpordindim.com.br/meu-negocio/ideias-de-negocios-com-pouco-dinheiro/  Acesso 13 de jun. de 2023.

Jornal Aborda

2 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *