Categories: Cultura

Cachorro quente pode se tornar patrimônio cultural e imaterial de Osasco

No início de 2023 começou a tramitar um novo projeto no legislativo osasquense, onde a proposta é tornar o cachorro quente em um novo patrimônio cultural e imaterial da cidade de Osasco. O tradicional Pão, salsicha, maionese, purê de batata, vinagrete e batata-palha são os principais ingredientes usados na confecção do cachorro-quente, iguaria que se tornou um dos principais símbolos na cidade.

A cidade possui mais de 200 carrinhos licenciados pela prefeitura que vendem cachorro-quente, no calçadão do Centro estima-se que são vendidos 100 sanduíches por dia durante uma semana.

Segundo, publicação da Secretaria de Cultura da cidade o cachorro-quente ou “Dogão de OZ”, como é popularmente chamado, representa um dos elementos de identidade da cultura de Osasco, razão pela qual levou os vereadores à apresentarem um projeto que declara o popular sanduíche como patrimônio cultural e imaterial de Osasco.

O Projeto de Lei 3/2023 começou a tramitar no em fevereiro de 2023  no Legislativo osasquense e foi lido durante a 3ª Sessão Ordinária. Segundo a vereadora Cristiane Celegato, “as práticas, saberes, conhecimentos e técnicas de produção do cachorro-quente são significativas para a representação da identidade e do processo histórico do povo osasquense”.

O projeto tem como propósito apoiar e incentivar a valorização e a difusão das manifestações culturais na cidade.

A ideia é mostrar que as práticas, saberes, conhecimentos e técnicas de produção do cachorro-quente representam a identidade e o processo histórico da comunidade local, e os vendedores ambulantes que atuam no Calçadão de Osasco receberam bem a proposta de transformar a iguaria em patrimônio cultural. 

Para ilustrar essa “fama” e reconhecimento que  Osasco recebeu e se apropriou por ter cachorros-quentes “autênticos” e “únicos”, por assim dizer; em 2022, o G1 divulgou uma barraca de hot dog que ficou famosa na Avenida Mário Campos por fazer um cachorro quente de 21 cm no Centro de Osasco de 1kg formando grandes filas com pessoas que se deslocam de outras cidades para experimentar a iguaria.

Portanto, o cachorro-quente de Osasco ainda não é considerado um patrimônio cultural no papel, ainda faltam alguns trâmites para o projeto passar pelas comissões permanentes, mas enquanto isso não acontece os cidadãos de Osasco já consideram essa iguaria um grande patrimônio cultural.

Cachorro-quente de 1kg atrai clientes em Osasco

Acesso em: <https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2022/04/09/cachorro-quente-de-quase-1kg-e-14-ingredientes-viraliza-nas-redes-sociais-e-atrai-clientes-em-osasco-capital-do-hot-dog.ghtml> 29 de agosto de 2023.

Cachorro-quente pode ser reconhecido como patrimônio cultural e imaterial

Acesso em: <https://www.osasco.sp.leg.br/institucional/noticias/cachorro-quente-pode-ser-reconhecido-como-patrimonio-cultural-e-imaterial-de-osasco#:~:text=Cachorro%2Dquente%20pode%20ser%20reconhecido%20como%20patrim%C3%B4nio%20cultural%20e%20imaterial%20de%20Osasco,-por%20COMUNICA%C3%87%C3%83O%20%E2%80%94%20publicado&text=P%C3%A3o%2C%20salsicha%2C%20maionese%2C%20pur%C3%AA,s%C3%ADmbolos%20da%20cidade%20de%20Osasco> 29 de agosto de 2023.

Jornal Aborda

Recent Posts

Desigualdade social e o acesso ao Ensino Superior para população de baixa renda

Pesquisas mostram que jovens de baixa renda ainda enfrentam dificuldades para ingressar na faculdade.  …

2 dias ago

Mulheres na política: uma entrevista com Stephanie Rossi

Filha de uma das grandes referências femininas de Osasco, Stephanie Rossi seguiu os passos da…

7 dias ago

Videogames em moderação podem ser benéficos para a saúde mental, segundo pesquisas

Quando se pensa em videogame, muitos pensam nos consoles Nintendo ou PlayStation e seus icônicos…

1 semana ago

O talento feminino domina o mercado de RH no Brasil

O empreendedorismo feminino no Brasil tem crescido significativamente nos últimos anos, com mais de 10…

1 semana ago

Educação em Osasco: avanços e desafios

Nos últimos anos, a educação em Osasco tem passado por transformações significativas. A cidade, localizada…

1 semana ago

Osasco Indígena: Tradição e Resistência no Coração da Cidade

A presença indígena em Osasco, embora muitas vezes invisibilizada pelo contexto urbano, é uma realidade…

1 semana ago