Booktokers, literatura e novos leitores: como as redes sociais estão revolucionando o mercado literário

 Booktokers, literatura e novos leitores: como as redes sociais estão revolucionando o mercado literário

 

por Lindewanya Marques

 

O hábito da leitura ganhou um novo aliado: o BookTok. Fenômeno nas redes sociais, essa comunidade de leitores e criadores de conteúdo literário vem crescendo e conquistando cada vez mais adeptos, especialmente entre os jovens.

No TikTok — universo conhecido por trends, dancinhas e dublagens —, a literatura encontrou um espaço inesperado. Influenciadores literários usam abordagens criativas para apresentar livros, compartilhar opiniões e despertar o interesse de novos leitores.

“Eu levo em consideração o jeito que a pessoa é, porque consigo me relacionar com os gostos dela”, conta a professora Fernanda Mineto, moradora de Osasco-SP. Para ela, consumir conteúdo de pessoas com gostos semelhantes aos seus torna mais provável seguir uma recomendação: “Gosto mais de ver vídeos de pessoas parecidas comigo, porque sei que o que elas vão indicar não foge tanto da minha zona de conforto.”

É inegável que as redes sociais influenciam a escolha da próxima leitura de jovens, e até mesmo de adultos. A forma como as obras são avaliadas atrai o público e, claro, evitar contar os spoilers aguça ainda mais a curiosidade dos leitores.

A hashtag #BookTokBrasil já reúne quase 3 milhões de publicações. A maior parte do conteúdo é voltada a jovens e adultos de 18 a 24 anos — faixa etária que representa 30,2% dos usuários ativos do TikTok, segundo o site Business of Apps. No universo dos leitores, esse grupo correspondeu a 13,4% do mercado em 2024. De acordo com a Nielsen Book, em parceria com a Câmara Brasileira do Livro, o número de leitores ativos cresceu 1,2% em relação ao ano anterior.

A leitura na rotina digital

O consumo de conteúdo literário impacta diretamente o número de leituras, principalmente quando esse conteúdo é bem apresentado e dialoga com os interesses do público. Estar em contato com pessoas que leem e compartilham suas opiniões e impressões torna-se uma porta de entrada para o hábito da leitura, criando uma rotina de postagens para os criadores e de acompanhamento constante por parte do público. Assim, forma-se uma rede de leitores curiosos, atraídos por pequenos fragmentos das leituras expostas.

Métodos de interação, engajamento e captação de leitores não são novidade — os famosos clubes do livro são um exemplo concreto de troca e descoberta de novos títulos e autores que emergem dessa experiência social.

“Eu criei meu próprio clube do livro. Tenho dois, um em Osasco e outro em São Paulo”, conta Fernanda, que se inspirou em outras pessoas no TikTok pelo Brasil. “Já tem mais de um ano, e está funcionando. A gente se encontra todo mês. É super legal”, afirma.

O impacto no mercado literário

A influência do BookTok já é sentida além das redes. O fenômeno tem mudado a forma como o mercado editorial se comporta, revalorizando obras antigas e impulsionando lançamentos.

Grandes eventos literários, como a Bienal do Livro, já aproveitam a visibilidade dos vídeos do BookTok para atrair público e ampliar vendas. Influenciadores do meio literário têm participado da programação, convidando leitores a conhecer as novidades do evento, e ajudando a divulgar títulos novos e antigos.

Um exemplo marcante é o livro Jantar Secreto, de Raphael Montes. Lançado em 2016, ele voltou a viralizar no TikTok nove anos depois, registrando um grande aumento nas vendas e chegando a ocupar o 10º lugar na lista dos mais vendidos da Amazon no mês de julho de 2025. Nesse caso, entre muitos outros, acende um alerta para editoras e livrarias sobre o potencial de unir estratégias de marketing à força da plataforma.

De olho nesse movimento, o próprio TikTok criou, em 2024, a “Livraria dos Mais Assistidos do TikTok”. A ação promoveu os títulos mais populares da rede e distribuiu milhares de exemplares gratuitamente na Avenida Paulista, em São Paulo, durante uma semana.

Essa comunidade não está presente apenas no Brasil, mas também em diversos outros países onde o TikTok é popular, e a plataforma só cresce a cada ano.

Com criatividade, engajamento e muita paixão pelos livros, o BookTok prova que a leitura continua sendo um hábito capaz de atrair jovens e conquistar novos leitores — tudo com um simples deslizar de tela.

Fonte: https://www.businessofapps.com/data/tik-tok-statistics/

https://cbl.org.br/wp-content/uploads/2025/02/2024_Panorama-do-Consumo-de-Livros_Imprensa_V2-1.pdf

Lindewanya Marques

Estudante de Comunicação Social – Rádio e TV, pela UFRJ com interesse e experiências multidisciplinar nas áreas de audiovisual, publicidade, jornalismo e design digital. Explora diferentes linguagens e ferramentas da comunicação, buscando constantemente expandir habilidades criativas e estratégicas para uma atuação versátil no setor.

1 Comment

  • Ótima matéria em

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *