Bibliotecas municipais e o incentivo a leitura

Uma pesquisa divulgada em novembro de 2024 revelou que a maioria dos brasileiros não lê livros.
A 6º edição da Pesquisa Retratos da Leitura, realizada pelo Instituto Pró-Livro (IPL), mostrou uma diminuição no hábito da leitura entre os brasileiros. Pela primeira vez, a quantidade de não leitores superou a de leitores: 53% dos brasileiros com 5 anos ou mais não leu nenhum livro, seja impresso ou digital, nos três meses anteriores à pesquisa.
Uma das explicações para a redução expressiva na quantidade de leitores é a influência das mídias digitais. A pesquisa identificou que o tempo livre dos brasileiros está sendo cada vez mais consumido por redes sociais, aplicativos de mensagens e outras plataformas digitais, reduzindo o tempo dedicado à leitura de livros.
Diante desse cenário, as bibliotecas municipais desempenham um papel fundamental para reverter essa tendência, oferecendo acesso gratuito a livros e promovendo atividades que incentivam a leitura.
Confira abaixo bibliotecas da região com acesso gratuito:
- Biblioteca Central: localizada no centro de Carapicuíba, possui um acervo de mais de 15 mil livros. Seu horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para fazer a carteirinha basta levar um documento com foto, CPF, comprovante de endereço e uma foto 3×4. Endereço: Av. Tâmara, 132 – Centro.
- Biblioteca Municipal Heitor Sinegaglia: localizada na zona sul da cidade de Osasco, a biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 20h, com dois sábados por mês, e conta com um acervo de cerca de 13 mil obras. Endereço: Praça Sabanta n°98 – Olaria do Nino.
Além das bibliotecas municipais, o Governo de São Paulo disponibiliza a BibliON, a biblioteca digital gratuita do estado, com mais de 20 mil livros digitais, audiolivros, jornais, revistas, vídeos, podcasts, além de eventos culturais que promovem a leitura, basta fazer o cadastro gratuito no site https://www.biblion.org.br/ ou baixar o aplicativo.