Há cerca de um ano, o projeto Artistas na Cidade iniciou suas atividades na ressocialização eficaz de jovens e adultos através da cultura. Essa alternativa de reintegração social se desenvolveu na casa de Bruna Funari, produtora artística e um dos artistas comprometidos com o programa.
A arte e a cultura são facilitadoras no processo de ressocialização, sobretudo dentro das comunidades, espaços para expressar emoções onde se desenvolve o trabalho em equipe. As atividades estimulam a comunicação com o outro, ao mesmo tempo que reforçam a identidade de cada um.
“Nossa primeira experiência foi com um jovem talentoso de vinte anos que cresceu na periferia de Osasco. Com poucos recursos, ele sempre sonhou em ser um grande artista, mas, sua vida deu uma reviravolta quando passou um dia na prisão, após incidente”, conta a produtora.
Segundo Bruna, o período após a prisão é vivido com dificuldade por jovens que lidam com sentimentos como raiva e revolta, mas, com o apoio necessário, esse primeiro artista do projeto de ressocialização pela cultura entrou para o Artistas na Cidade, onde está construindo sua carreira artística.
Enquanto isso, a colaboração entre os envolvidos aumentou a capacidade de atuação da iniciativa e permitiu ampliar seu alcance no bairro Pestana, como revela a produtora: “Hoje temos um estúdio com duas salas, acesso à internet e equipamentos de som e iluminação. Tudo isso foi construído por nós”.
A equipe do projeto oferece todo o suporte necessário para o desenvolvimento artístico de quem está se reintegrando à vida social. “Realizamos atividades com foco no coletivo, como produção musical, rodas de conversa, aulas de interpretação, produção de audiobooks e pequenas produções audiovisuais”, descreve Bruna.
Além da colaboração dentro do estúdio, ela enfatiza a parceria da comunidade, em especial com o espaço Castelo Cultural, que recebe atividades do projeto. “Através da direção da produtora cultural Angela Nunes, essa colaboração mútua enriquece nossa comunidade culturalmente e fortalece os laços entre iniciativas que buscam promover a arte e a expressão em nosso entorno”, afirma.
O espaço de eventos é palco para atividades como dança, teatro, artesanato e cineclubes. O espetáculo teatral O Boi de OZ, é um grande destaque realizado pela equipe do Castelo Cultural, que aos olhos de Bruna, é o que torna o local um ponto de intercâmbio cultural. Por isso, ao compartilhar a cultura popular em diferentes lugares, essa torna-se uma parceria especial para a ressocialização.
São alguns dos envolvidos no projeto ao lado de Bruna Funari:
Eloisa Souza (atriz e produtora cultural), Toninho Rodrigues (ator e diretor de teatro), Agada Alves (atriz), Yohan Rieger (produtor musical), Luiz Alberto (ator, dançarino e diretor de teatro), Guilherme Funari (ator e cantor), Caroline Funari (fotógrafa e editora de vídeos) e Diogo Afree (cantor e compositor).
A celebração da música latina no Grammy Latino 2024 Na noite do dia 14 de…
Por Emanuel Lima Descubra como o projeto "Amigas Confeiteiras" está transformando a vida de…
Por Isabela Tota 15/11/2024 “A Apego Fashion não é apenas uma marca; é uma causa”,…
Por: LuisaScandorilli Data: 14/11/24 No Jardim Padroeira, em Osasco, Meire Milagre é uma moradora ativa…
Por Kleber Miranda 13/11/2024 A USP (Universidade de São Paulo), no Butantã, recebe a Semana…
A campanha Novembro Azul chegou novamente para conscientizar a população masculina de Osasco sobre a…
View Comments
Parabéns a todos os envolvidos
É desse tipo de movimento que a nossa cultura precisa . Parabéns pelo projeto . E que ele alcance vários artistas e cresça dentro de todo o estado de São Paulo
Acreditamos na cultura como objeto de transformação, e ter uma equipe que acredita nos mesmos ideais, faz toda diferença. Esse espaço pra falar de cultura é muito importante. Parabéns pela matéria
A cultura é ferramenta de transformação. Orgulho em fazer parte dessa história
Muita projeção pra esse projeto, pois todos precisam de cultura.
parabéns pela iniciativa e esse tipo de projeto que faz A diferença no mundo e na vida dos envolvidos
pois trás uma melhora de vida e uma visão sobre a cultura
muito gratificante fazê parte desse projeto