Por Isabela Tota
Atualmente, o programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Osasco é oferecido em diversas escolas estaduais, particulares e municipais, como a EE Professora Heloísa de Assumpção, EE Horácio Quáglio e SESI Osasco, abrangendo tanto o ensino fundamental quanto o médio. O EJA desempenha um papel crucial na educação brasileira, especialmente ao oferecer oportunidades para aqueles que não concluíram o ensino regular na idade adequada.
Segundo relatórios do INEP, como o Censo Escolar, existem dados que evidenciam a importância da escolarização para a inserção no mercado de trabalho. Ao garantir a conclusão do ensino fundamental e médio, o programa abre portas para o mercado formal, permitindo que os alunos acessem melhores posições e remunerações.
Um dos grandes desafios do EJA é a permanência dos alunos no programa. Muitos enfrentam dificuldades como a falta de tempo devido à jornada de trabalho extensa, questões financeiras ou mesmo desmotivação, consequência de um longo período fora da escola.
Um estudo da Universidade de Brasília (UnB) sobre o EJA destaca que a evasão está amplamente ligada à precariedade do sistema, com professores pouco qualificados para lidar com as necessidades de adultos e jovens que, muitas vezes, possuem lacunas educacionais e emocionais graves.
Francisco Júnior da Silva (31), morador de Osasco e ex-aluno do programa na Escola Estadual Professora Heloísa de Assumpção, relata: “Eu já tinha estudado, mas, infelizmente, o tempo vai passando, a idade vai chegando e vamos deixando o estudo de lado para trabalhar.” Ele expressa suas dificuldades: “O que me fez desistir da escola foi porque eles ensinam, mas não ensinam completamente, apenas o básico. Eles não dão a atenção necessária… O EJA é voltado para pessoas que nunca aprenderam a ler, mas eu acho que deveria ter mais dedicação.”
Não há dados específicos sobre a taxa de evasão do EJA em Osasco. No entanto, os números nacionais ajudam a compreender a situação. De maneira geral, a evasão no programa é um desafio, especialmente nas etapas finais do ensino fundamental e médio. A taxa de desistência no ensino fundamental do EJA varia de 2,3% a 3,1% em todo o Brasil, e no ensino médio, essa tendência aumenta, atingindo 3,2% na 1ª série.
Paulo Freire, um importante educador brasileiro que estudou o ensino de jovens e adultos, escreveu que a educação deve valorizar a experiência de vida dos alunos. O aprendizado para adultos deve ir além da simples transmissão de conteúdos escolares, servindo como uma ferramenta de emancipação social. Essa perspectiva é relevante ao abordar a evasão escolar, pois muitos desistem por não se sentirem conectados ao currículo.
A celebração da música latina no Grammy Latino 2024 Na noite do dia 14 de…
Por Emanuel Lima Descubra como o projeto "Amigas Confeiteiras" está transformando a vida de…
Por Isabela Tota 15/11/2024 “A Apego Fashion não é apenas uma marca; é uma causa”,…
Por: LuisaScandorilli Data: 14/11/24 No Jardim Padroeira, em Osasco, Meire Milagre é uma moradora ativa…
Por Kleber Miranda 13/11/2024 A USP (Universidade de São Paulo), no Butantã, recebe a Semana…
A campanha Novembro Azul chegou novamente para conscientizar a população masculina de Osasco sobre a…