Essa campanha chamada de Agosto Dourado é mundial e foi criada durante um encontro da Organização Mundial da Saúde (OMS) e a UNICEF em 1990. Nesse momento, originou-se a Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação.
No ano de 1991, a Aliança deu origem a Semana Mundial de Aleitamento Materno. É nessa data que todo o ano é definido um tema para ser investigado e divulgado em 120 países, esse tem como objetivo incentivar a amamentação.
Porém, o Agosto Dourado surgiu no Brasil somente em 2017 através da Lei nº 13.435 de 12 de abril de 2017.
Essa estabelece que, durante os 30 dias do mês de agosto, são realizadas ações de conscientização e esclarecimento para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno.
A cor escolhida para essa campanha, o dourado, significa “o padrão ouro de qualidade” do leite materno.
É sobre o Agosto Dourado: os benefícios da amamentação, que vamos falar nesta matéria.
Leite materno: nosso primeiro alimento
O leite das nossas mães é o nosso primeiro alimento. É por meio dele que o corpo do bebê se desenvolve e se fortalece, prevenindo diversas doenças.
Esse é um alimento essencial para os primeiros seis meses de vida de uma criança, o qual reduz a mortalidade infantil, conforme afirma a Organização Mundial da Saúde (OMS):
“As crianças devem fazer aleitamento materno exclusivo até aos 6 meses de idade. Ou seja, até essa idade, o bebê deve tomar apenas leite materno e não deve dar-se nenhum outro alimento complementar ou bebida.”
Ele é o melhor alimento para o bebê, principalmente se esse for dado à criança diretamente no seio.
O leite materno é um alimento completo, cheio proteínas, gorduras, vitaminas, água e todos os nutrientes que o bebê precisa para se desenvolver de forma saudável.
Ele satisfaz inclusive a necessidade de água dos pequenos, sendo absorvido rapidamente por eles, que quando mamam com maior frequência, também são responsáveis por aumentar a produção de leite nas mamães.
A amamentação possui outros benefícios além dos já citados anteriormente, que são tanto para a mãe quanto para o bebê. Vamos conferir abaixo alguns deles.
Benefícios da amamentação para a mãe
Alguns dos benefícios da amamentação para a mãe são:
A amamentação fortalece o vínculo emocional entre a mãe e o bebê.
O contato da pele da mãe com a do bebê, o olhar e a interação durante esse momento liberam hormônios como a ocitocina e a prolactina que levam ao bem-estar emocional da mãe.
O aleitamento materno reduz o número de mulheres que desenvolvem câncer de mama e de ovário, conforme alguns estudos realizados.
Dentre eles, uma pesquisa feita em 30 países com cerca de 50 mil mulheres com câncer de mama.
Ela sugere que, a amamentação pode ser responsável por ⅔ da diminuição estimada nesse tipo de câncer.
Além disso, ela tem relação com um menor risco de osteoporose e doenças cardiovasculares.
O ato de amamentar, leva a liberação de ocitocina, um hormônio que auxilia o útero a voltar ao seu tamanho normal mais rapidamente depois do parto.
Por outro lado, a amamentação também ajuda na perda de peso, pois exige que a mãe gaste bastante energia extra para produzir o leite.
Além desses, existem outros benefícios do aleitamento materno que são: traz menos custos financeiros para a família e tem efeito contraceptivo.
Benefícios da amamentação para o bebê
Alguns dos benefícios da amamentação para o bebê são:
A amamentação está relacionada com um menor risco do indivíduo desenvolver diversas doenças crônicas na fase adulta, tais como obesidade, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e hipertensão.
Isso ocorre pois o leite materno é muito nutritivo e também ajuda a fortalecer o sistema imunológico do ser humano.
Conforme UNIFESP (2020), a amamentação reduz 33% os riscos dos seres humanos terem doenças crônicas na vida adulta e também pode evitar a morte de 1,3 milhão de crianças que têm menos de cinco anos de idade.
A amamentação também ajuda na saúde bucal do bebê e reduz o risco de alergia.
O leite da mãe possui diversos componentes imunológicos, ou seja, ele ajuda a aumentar as defesas do organismo do bebê e o protege de doenças gastrointestinais e respiratórias, o que reduz o risco de adoecimento e internações.
O processo descrito acima ocorre, pois o leite materno possui efeito anti-inflamatório. E, segundo dados do Ministério da Saúde, as internações diminuem em até 63% por doenças respiratórias, tais como pneumonia, bronquiolite e gripes.
É na amamentação que o bebê recebe as células de defesa da mãe, pois o leite materno está cheio deles.
Caso o pequeno adoeça, o organismo da mãe aumenta a produção de anticorpos e proteínas para transmitir as mesmas a ele por meio da amamentação, o que ajuda na sua recuperação.
Ela também é responsável por reduzir o risco de morte especialmente nos primeiros cinco anos de vida da criança, fase em que o risco disso acontecer costuma ser maior, se a criança tem comorbidades ou não.
E, inclusive, o aleitamento materno contribui para que o rosto da criança se desenvolva, bem como sua fala, dentição e respiração.
Pesquisadores da Universidade de Granada, na Espanha, realizaram um estudo que constatou que o leite materno traz um resultado positivo para a pressão arterial do bebê a curto e longo prazo, fazendo o mesmo com a mãe.
Esse efeito também é causado pelas propriedades anti-inflamatórias do leite materno.
No leite materno, também existe uma substância chamada DHA (ácido docosahexaenoico).
É ela que participa da formação das células nervosas, tornando mais fácil a comunicação entre elas.
Uma pesquisa foi liderada por pesquisadores da Universidade de Tel-Aviv e do Centro Médico Rabin, em Israel.
Nela, foi descoberto que o leite das mães tem relação com um menor risco de desenvolver Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).
Nessa situação, houve a análise de voluntários que sofriam com essa doença e comparar eles com crianças que não o tinham.
Então, eles verificaram que aqueles com TDAH eram menos propensos à amamentação.
Outro benefício da rica composição do leite materno é o fato dele prevenir anemias no bebê.
Esse leite é composto por vitamina B12 e ácido fólico. Eles são muito importantes para a produção de glóbulos vermelhos.
Essas células realizam a produção de oxigênio no sangue, prevenindo o adoecimento da criança.
O leite materno é o melhor alimento para os bebês recém-nascidos por ser o mais completo e balanceado.
Ele é capaz de fornecer todos os nutrientes, desde proteínas, minerais, vitaminas e carboidratos, tudo o que os pequenos precisam para terem um crescimento saudável.
As proteínas presentes no leite materno são fundamentais para o desenvolvimento do sistema nervoso central.
Isso pode ter resultados positivos na inteligência, memória e na capacidade de aprendizado dos pequenos.
Bancos de Doação de Aleitamento Materno
A doação de leite materno é muito importante, principalmente para aqueles bebês que estão internados em algum hospital e não podem ser amamentados.
Para termos uma noção, um litro desse leite é capaz de alimentar 10 crianças recém-nascidas em um dia.
Ou seja, se você tem muito leite que alimenta o seu bebê e ainda sobra, pode considerar a possibilidade de fazer uma doação.
Assim, essas crianças também podem crescer fortes e com os nutrientes necessários para o seu crescimento.
Talvez, você pode até pensar que o pouco que consiga doar, não faça diferença na vida desses pequenos, mas essas poucas gotas, podem salvar e ajudar eles a ter um desenvolvimento saudável.
Mas, para isso, você precisa conhecer os locais que aceitam as doações do leite materno.
Aqui em Osasco, há o Hospital Municipal e Maternidade Amador Aguiar que possui um banco de leite onde é possível doar.
Esse lugar, é certificado pelo Ministério da Saúde e já existe há 22 anos, oferecendo apoio e orientação a respeito da amamentação.
É lá que o leite materno é processado, armazenado e distribuído para bebês que sejam prematuros ou não.
Só no ano passado, no mês de julho foram coletados mais de 33 litros de leite no Banco de Leite, segundo O jornal da sua cidade Primeira Edição (2022).
Caso queira entrar em contato com o Hospital Municipal e Maternidade Amador Aguiar segue o telefone deles: (11) 2183.3449.
E, para saber mais sobre como doar, você pode acessar o site: rblh.fiocruz.br/banco-de-leite-humano-do-hospital-municipal-e-maternidade-amador-aguiar.
Além disso, existem alguns cuidados que a mãe precisa ter na hora de doar o leite, por exemplo, os potes para armazená-lo precisam ser de vidro e com a tampa de plástico.
Mas, qualquer mãe que amamenta tem a possibilidade de se tornar uma doadora. Dessa forma, caso deseja realizar essa tarefa, procure se informar mais sobre o assunto nos lugares que indicamos anteriormente.
Semana Municipal do Aleitamento Materno em Osasco, São Paulo
Local: Auditório do Hospital e Maternidade Amador Aguiar (HMAA)
Abaixo está a programação para os próximos dias:
Dias: 08, 15 e 22/08
“Os Direitos do Prematuro no Canguru”
Coordenadora de Neonatologia HMAA – Ana Cristina Meira de Vasconcellos)
Assistente Social, Pâmela Maiara Jácome de Oliveira, responsável pelo Serviço Social do HMAA
Dias 09,16 e 23/08
“Apoio a Amamentação”
Enfermeira Mayla Pereira Donon, diretora de Enfermagem HMAA
Dias: 09 e 23/08
“Feira Livre do Jardim Aliança”
Ação de Divulgação do Banco de Leite Humano na Feira Livre do Jardim Aliança
Pediatra/neonatologista, Luciana Ferreira Santos Miguel e a assistente social, Pâmela Maiara
Fonte: Prefeitura de Osasco
Se você quiser saber mais sobre aleitamento materno, acesse o site da Sociedade Brasileira de Pediatria clicando aqui.
O site do Governo Federal também possui algumas orientações sobre a amamentação e respostas para algumas dúvidas que as mães possam ter. Caso queira acessar essas informações, clique aqui.
Referências:
https://sp.unifesp.br/dep/epe/noticias/agosto-dourado-mes-do-aleitamento-materno Acesso em 04 de ago. de 2023.
https://www.oanhanguera.com.br/noticias/363-para-divulgar-o-agosto-dourado-osasco-promove-o-1o-mamaco-da-regiao Acesso em 06 de ago. de 2023.
https://osasco.sp.gov.br/osasco-realiza-semana-de-aleitamento-materno/ Acesso em 06 de ago. de 2023.
https://pejornal.com.br/camara-de-osasco-apoia-campanha-agosto-dourado/ Acesso em 06 de ago. de 2023.
https://www.gov.br/ebserh/pt-br/hospitais-universitarios/regiao-nordeste/hujb-ufcg/comunicacao/noticias/a-campanha-agosto-dourado-conscientiza-a-importancia-do-aleitamento-materno Acesso em 06 de ago. de 2023.
https://www.clinicaceu.com.br/blog/agosto-dourado-beneficios-amamentacao/#Como_iniciou_o_Agosto_Dourado Acesso em 06 de ago. de 2023.
https://saude.es.gov.br/Not%C3%ADcia/agosto-dourado-a-amamentacao-e-importante-para-garantir-saude-ao-bebe-e-a-mae Acesso em 06 de ago. de 2023. ???
https://portal.rr.gov.br/noticias/item/6497-agosto-dourado-exposicao-fotografica-ressalta-importancia-de-amamentacao-e-doacoes-para-banco-de-leite-materno Acesso em 06 de ago. de 2023.
https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/atencao_basica/index.php?p=351954 Acesso em 06 de ago. de 2023.
https://sp.unifesp.br/dep/epe/noticias/agosto-dourado-mes-do-aleitamento-materno Acesso em 06 de ago. de 2023.
https://saude.mpu.mp.br/noticias/agosto-dourado-2023 Acesso em 06 de ago. de 2023.
A celebração da música latina no Grammy Latino 2024 Na noite do dia 14 de…
Por Emanuel Lima Descubra como o projeto "Amigas Confeiteiras" está transformando a vida de…
Por Isabela Tota 15/11/2024 “A Apego Fashion não é apenas uma marca; é uma causa”,…
Por: LuisaScandorilli Data: 14/11/24 No Jardim Padroeira, em Osasco, Meire Milagre é uma moradora ativa…
Por Kleber Miranda 13/11/2024 A USP (Universidade de São Paulo), no Butantã, recebe a Semana…
A campanha Novembro Azul chegou novamente para conscientizar a população masculina de Osasco sobre a…