Agenda cultural gratuita para o mês de Abril em Osasco
Por: Carolina Fernandes
No mês de Abril, o projeto Fábricas de Cultura está oferecendo uma programação recheada de shows, apresentações de dança, música, teatro e muito mais, para vários gostos e faixas etárias. A abertura aconteceu na primeira semana de Abril.
Fábricas de Cultura é um Programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. A Poiesis, organização Social de Cultura, gerencia 8 das 16 unidades, são elas: Osasco, Iguape, Brasilândia, Capão Redondo, Jaçanã, Diadema, Jardim São Luis e Vila Nova Cachoeirinha.
A unidade de Osasco, onde acontecerão os eventos, fica localizada no bairro Jardim Rochdale, na Rua Santa Rita.
Música
07/04 – Black Street Oz : projeto criado por moradores de Osasco a fim de fortalecer a cultura hip-hop e o esporte, como forma de revitalização do espaço, unindo os 4 elementos da cultura, com o campeonato de Basquete de Rua, os times serão formados por 4 membros, o evento será filmado para criação de conteúdo e de divulgações de eventos futuros do Black Street Oz. O evento acontecerá às 14h.
14/04 – Festival Indígena : festival composto por artístas indígenas, o palco Ancestral contará com a presença de Cayarí, Mirindju, Kantupac, Carlos Xavier, Ayra, Djuena Tikuna, Edivan fuLni-Ô, Jason Tupã, Rapadura, Owerá. O evento terá início às 12h.
26/04 – Sextou na praça, com Samba da Loba: nascido a partir do encontro de três cantoras do bloco afro Ilú Obá de Min, o Samba da Loba é uma roda concebida para encantar os corações. O nome do projeto é uma homenagem à rainha Alcione, símbolo de mulher que não tem medo de expressar sentimentos e desejos intensos. Carol Seixas, Lua Ibelli e Mariana Brimdjam apresentam uma seleção de canções para quem gosta de se emocionar, revivendo clássicos do samba, os mais belos pagodes dos anos 90, cantigas populares em honra às suas ancestrais, além de algumas surpresas contemporâneas. O evento será às 19:30.
Literatura
17/04 – SLAM – Resistir e Sinalizar: Encontro entre poesia, performance, resistência e crítica social, um local democrático e de pertencimento ao sujeito surdo, poemas recitados na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) com a tradução e interpretação em voz para o português, promovendo o estreitamento entre a comunidade surda e ouvinte. O evento terá início às 14:30h.
25/04 – O Circo da Lua – Trupe Arlequinos & Colombinas: Através da menina Lua conhecemos os personagens do circo “Las Mágicas”, os palhaços, malabaristas, trapezistas e fantasmas tem sempre uma boa história para contar, as crianças são convidadas a viajar junto com o caminhão da trupe e descobrem o que acontece atrás da lona do circo; é quase como se estivéssemos todos juntos observando a roda gigante vermelha e azul piscante, saboreando um algodão doce colorido ou assistindo o palhaço no picadeiro com seu pum de talco. O evento acontecerá às 14:30h.
Cinema
11/04 – Ó Paí, Ó 2: Sequência de Ó Pai, Ó (2007), o longa dirigido por Viviane Ferreira marca o retorno de Lázaro Ramos como “Roque”, ao lado de uma nova geração de personagens, filhos dos moradores do velho cortiço no Pelourinho, que entram na luta pela causa negra de forma bem humorada e regada a música e poesia. Mais de uma década se passou entre os dois filmes e o cortiço de Joana continua carregado de festas, fofocas e confusões. Agora, Roque está prestes a lançar sua primeira música e acredita que vai se tornar um artista de sucesso. Dona Joana segue lidando com o luto pela perda de seus dois filhos e com a convivência conflituosa com os inquilinos. E Neuzão perdeu seu bar para uma turma de caráter duvidoso. O bairro se prepara para a festa de Iemanjá, enquanto lida com as polêmicas dos vizinhos. A sessão acontecerá às 19h.
Oficinas
17/04 – Dia Nacional da Botânica, distribuição de mudas: a Botânica é o ramo da Biologia que estuda as plantas e tem sua importância na pesquisa e preservação da diversidade. No ano de 2024, em parceria com o Borboletário Municipal de Osasco, a Fábrica de Cultura 4.0 irá realizar a distribuição de mudas em comemoração ao Dia Nacional da Botânica. A oficina se realizará às 15h.
Gostou da programação? Para mais informações sobre as atividades em Osasco ou em qualquer outra unidade acesse o site da Fábricas de Cultura, e boa diversão!