Categories: Saúde123

A Precariedade da saúde bucal nas periferias de Osasco

A sensação de cair o primeiro dente é um marco na vida de um ser humano. Perder os dentinhos da frente e saber que a fada do dente vai deixar uma moedinha é mágico e fabuloso! A higienização bucal, de acordo com o ministério da saúde, deve ser iniciada ainda na fase da primeira infância, a partir dos 6 meses de idade. Contudo, o acesso a ao tipo saúde bucal ainda é tema de discussão para os órgãos governamentais de Saúde.

A crise da saúde bucal nas periferias de Osasco.

As periferias de Osasco carecem de postos e clínicas odontológicas. A falta de acesso traz variáveis incômodos que vão além de uma simples dor de dente, já que complicações bucais impactam diretamente o bem-estar e vida humana, como exemplo: problemas de falas ou  infecções como faringe e laringe. 

Marivone Ferreira, moradora da comunidade São Pedro, sofreu com uma infecção dentária (periodontite) que dificultou sua alimentação, fala e autoestima. Ivone, como familiares e amigos a chamam, até tentou fazer um tratamento privado, mas o custo de arrumar seus dentes e colocar os implantes seria impossível para ela custear! Marivone só conseguiu odontologia depois de passar mal e ir para o hospital municipal Celso Giglio, foi lá que teve um encaminhamento para o Centro Odontológico associado à Secretária de Saúde (CEO). 

A falta de recursos, distâncias das clínicas de odontologia e muitas vezes a priorização de doenças mais urgentes contribuem para a precarização e cenário de desigualdade da saúde bucal. 

A falta de informação sobre saúde bucal agrava as doenças odontológicas nas periferias de Osasco. Iniciativas como as palestras da APCD (Associação Paulista de Cirurgiões Dentista) são necessárias, mas não são suficientes. A escassez de recursos e a falta de postos de saúde nas comunidades impedem o acesso a tratamentos adequados.

A escassez da saúde bucal nas periferias de Osasco é um problema urgente e que necessita de recursos mais eficazes e eficientes. Postos de saúde localizados dentro das  favelas são fundamentais, para que a diminuição dos riscos causados pelas doenças orais seja de fato ativo. 

 

Associação Paulista de Cirurgiões Paulista- Osasco   

Saúde Bucal no Município de Osasco

Caderno Temático SUS Higienização Bucal

Ana Marin

"Sou Ana Marin, jornalista com 23 anos de experiência em produção de conteúdo audiovisual. Tenho três documentários e um podcast no portfólio, nos quais abordo temas variados como a língua brasileira e a ditadura militar. Além do jornalismo, sou apaixonada por cinema, teatro e artes visuais. Busco constantemente novas experiências e desafios para expandir meus conhecimentos.

Recent Posts

De volta às salas de aulas: Alunos e professores se preparam para mais um ano letivo

Alunos e professoras da rede municipal, em Osasco, se preparam para mais um ano letivo,…

7 horas ago

Higiene Bucal Infantil: O Guia Completo Para Cuidar dos Dentinhos do Seu Bebê

Por: Marcelle Mello Nós sempre queremos o melhor para os nossos filhos, não é? Mas…

1 dia ago

Lei do Planejamento Familiar Promove Autonomia Reprodutiva

Por Mirella Pontes De acordo com a Lei nº 9.263/96, o planejamento familiar é definido…

6 dias ago

Além das Metas: Priorize a Sua Saúde Mental em 2025

Por: Julia Carolina  Janeiro é aquele mês em que todo mundo faz promessas para o…

1 semana ago

Inclusão Escolar no Brasil: Combatendo a Desigualdade

Por Giovanni Paoli   A educação é um direito básico para todo brasileiro, assegurado, ao…

1 semana ago

Família denuncia falha médica em Osasco após morte de idosa em hospital

A família de Regina Aparecida da Cruz, de 64 anos, denuncia falha médica, após a…

2 semanas ago